As peças podem ser aplicadas em paredes, áreas internas e externas. Conheça os tipos, o material utilizado e todos os cuidados na hora do assentamento e armazenagem
Reportagem: Thays Tateoka
Os ladrilhos hidráulicos fizeram muito sucesso nas décadas de 30 e 40 e, bonitos e versáteis (podem ser aplicados em várias áreas com diversos desenhos), começam a cair de novo no gosto das pessoas. Por serem produzidos um a um, os ladrilhos são vendidos sob encomenda e é preciso cuidados extras na armazenagem e assentamento: as peças devem ser guardadas sobre paletes face a face e ser assentadas no estágio final da obra, para evitar que sujem ou quebrem devido à porosidade do ladrilho. A aplicação em calçadas e áreas públicas dispensa a resina protetora, mas a área também deve estar livre de sujeiras.
Normalmente o assentamento é feito com junta seca, sendo as peças colocadas próximas uma das outras. Caso o cliente opte pela colocação rejuntada, deverá utilizar rejunte especial fornecido pelo fabricante. Veja a seguir como assentar esse tipo de revestimento.
Fotos: Thays Tateoka
Desenhos e formas
A partir da escolha do molde, é possível criar as mais diversas cores e paginações: borda, tapetes, contínuos, florais, patchwork* e acabamento de rodapé. No processo de montagem, o fabricante ou arquiteto deve fornecer a planta para facilitar o assentamento.
* trabalho artístico com retalhos e sobras
Características técnicas
Os ladrilhos hidráulicos são fabricados artesanalmente, em moldes de ferro. São feitos com cimento branco, quartzo, diabásio e pó-de-pedra. Podem ser coloridos normalmente com até cinco tons, com base em 30 cores de tinta.
Os produtos levam o nome de ladrilho hidráulico porque passam cerca de oito horas debaixo d'água para a cura.
A espessura das peças varia de 2 cm a 3 cm e o tamanho padrão é de 20 cm x 20 cm com resistência à tração na flexão de até 5 MPa.
Os ladrilhos possuem alta durabilidade desde que a instalação e manutenção sejam feitas de acordo com a orientação do fabricante.
As normas técnicas dos ladrilhos são: NBR 9457 - Ladrilho Hidráulico; NBR 9459 - Ladrilho Hidráulico - Formatos e Dimensões; NBR 9458/86 - Assentamento de Ladrilho Hidráulico.
Clique para ampliar |
Passo-a-passo
Fotos: Marcelo Scandaroli
Material utilizado e equipamentos de segurança:
Luva, óculos de segurança, máscara, desempenadeira de aço, desempenadeira denteada, régua de alumínio de 1 m, colher de pedreiro, uma caixa de massa e trincha. Para o acabamento: rolo de pêlo curto, resina especial (fornecida pelo fabricante) e pano úmido alvejado limpo.
Preparação do contrapiso
1 Com o contrapiso nivelado e limpo faça uma camada de argamassa de aproximadamente 1 cm de espessura. Utilize a caixa de massa para evitar sujar o espaço e a desempenadeira denteada. No caso de peças com tons claros como bege, branco e craft-claro, opte pelo uso de argamassa branca.
Nivelamento das peças
2 O ladrilho possui de 2 cm a 3 cm de espessura e a diferença tolerável entre as peças é de até 2 mm. Essa diferença deverá ser tirada durante o assentamento, colocando mais ou menos argamassa na face interior do ladrilho. Fique sempre atento para que as peças estejam com a mesma altura. Importante: certifique-se de que as pontas do ladrilho também estão com argamassa, para evitar que as peças trinquem depois de assentadas.
Assentamento
3 Pressione a peça para fixá-la. Nunca utilize martelo de borracha, pois o ladrilho pode trincar e marcar, ficando visível quando estiver molhado ou resinado. Caso haja respingos ou sobras, limpe imediatamente com esponja umedecida em água ou pano limpo para evitar que a argamassa seque e manche a peça. Se isso acontecer, será necessário passar levemente lixa d'água no 100.
Acabamento
4 Limpe a peça com um pano bem úmido e espere secar. Passe lixa d'água no 100 bem de leve e depois com a trincha remova a poeira.
Aplicação da resina
5 Utilize rolo de lã curto ou rolo de espuma para passar a resina, sempre no mesmo sentido (vaivém) e nunca em cruz. Serão necessárias três demãos, com intervalos de oito horas entre cada uma. É aconselhável também passar uma demão de cera industrial.
Obervação: após a primeira demão de resina, faça o reparo de pequenos espaços entre as peças com pó de rejunte. Limpe o excesso com a lixa.
Cuidados pós-assentamento
6 Certifique-se de que as peças estão niveladas. Libere a passagem sobre o piso após 12 horas. Caso não seja possível, cubra os ladrilhos com um plástico e, por cima, utilize papelão microondulado. Jamais coloque papelão ou jornal diretamente sobre o piso para não manchar.
Dicas importantes
» Inicie a colocação dos ladrilhos puxando a linha para manter o caimento do contrapiso, alinhando e movendo o esquadro normalmente
» Comece o assentamento pelo lado aparente para que, em caso de recortes, estes fiquem menos visíveis
» É ideal realizar o assentamento de até 1 m² por vez
» Em ambientes internos, você pode aplicar uma camada de resina antes de realizar o assentamento. Para isso, limpe a peça, passe a resina e espere o tempo indicado de secagem. Com isso, haverá menos risco de manchar a peça
» A manutenção posterior requer apenas água e sabão neutro e, se preferir, cera líquida incolor a cada 15 dias
Apoio técnico: Dalle Piagge
Visite a página do Facebook do Portal do Vale:
0 comentários:
Postar um comentário