Como fazer?
(Reynollds Augusto)
Não é novidade para ninguém que o Centro Espírita Jesus de Nazareth tem um programa radiofônico, todos os dias, pelas 17h00 horas na Radio Boa Nova FM, a rádio do bem.
De segunda à sexta, nesse horário, nós convidamos a comunidade itaporanguense a entender as razões da vida pelo prisma da Doutrina Espírita, que é Jesus de volta. Às quartas-feiras vai ao ar o programa O CONSOLADOR, apresentando por Herculano Pereira, e que traz entrevistas enriquecedoras com a apresentadora Yasmim Madeira, do programa Despertar Espírita, sendo que, nos outros dias, vai ao ar o MUSICA E MENSAGEM, conduzido por Reynollds Augusto. Sempre às 17 horas.
Há um projeto da Juventude Espírita de Itaporanga gravar aos Domingos e repetir nas segundas. Será Jovem falando para jovem sobre grandes temas, sempre no mesmo horário . Se quiser enriquecer o tema é só ligar e participar. Fique à vontade.
Mas, para mim, esse é um momento especial, pois dou a minha contribuição para a divulgação dessa Doutrina Maravilhosa, que é um projeto divino, para ajudar a humanidade a sair do círculo dos enganos em torno das questões espirituais.
O Emmanuel, espírito orientador do grande Chico Xavier, asseverou que “o maior bem que fazemos à Doutrina Espírita é a sua divulgação”. Há um projeto da espiritualidade atestando que quando o Chico retornasse ao mundo espiritual, quando “morresse” , e isso já ocorreu, ele reencarnaria no Brasil para dar seguimento à sua missão. Tem Espírita que diz que o Emmanuel já esta reencarnado lá pelas bandas do Sul do País e já é “menino buchudo”. E se for verdade nós teremos aqui no nosso planeta um homem evoluído que vai ajudar a humanidade a dar um impulso para frente. Se for, que o Emmanuel, seja bem vindo, pois o planeta vai dar uma sacudida à ordem do bem. E quem sabe se Chico, agora no “alto”, possa lhe assessorar, nesta nova empreendida, como Emmanuel o fez nessa encarnação e os papeis possam se inverter. Será a oportunidade de ele dar aquelas puxadinhas de orelha no "Emmanuel", acertadas, e que nos ensinou tanto, caso ele resolva deixar o caminho. Mas isso é quase impossível.
Mas o de sexta é sempre um debate, que essa semana mais uma vez não houve.
E nós tratamos, sexta, de um tema meio estranho, escrito por Mateus, que disse o que Jesus teria dito. Mas, tirando as traduções grosseiras, ele realmente retratou com proximidade a fala de Jesus. Mas desse tema, é preciso extrair o Espírito da letra. O homem faz muita bobagem porque “não sabe ler” e tampouco interpretar as passagens do alto. Mas isso faz parte do nosso contexto espiritual. O próprio Jesus disse que nós deveríamos ser “mansos como as pombas e astutos como as serpentes”, para não levar gato por lebre e não ser ingênuos nas crenças. Falou que surgiriam falsos profetas que enganariam até “os eleitos” e tem uns que dão até nó em pingo d’água, mas se você analisar bem e detalhadamente só tem verniz. Ele disse ,também, que nem todos que dizem “senhor, senhor, entrará no Reino dos Céus”. Talvez estejamos fora dele.
Mas vejam o que o homem mais preparado da Terra disse para servir de guia para os seus passos e entenda. Mas não leve ao pé da letra, senão vai sofrer:
“Não acumulei tesouros na Terra, onde a ferrugem e os vermes os comem e onde os ladrões os desenterram a roubam. Acumulai tesouros no céu, onde nem a ferrugem, nem os vermes os comem. Porquanto onde está o vosso tesouro aí está também o vosso coração” (...)
Antes o banco do povo era embaixo da terra. Os ricos enterravam as suas riquezas, para que os gatunos da época não surrupiassem o que possuíam. Hoje nós temos os bancos, mais seguros. Você "empresta" o seu dinheiro a eles e eles te dão uma “merreca” de juros para movimentar o seu precioso dinheirinho. Vê aí como os juros da poupança o quanto são quase irrisórios? Em contra partida, quando você adquire deles, por empréstimos, eles fazem a festa.
Mas o bom mesmo e imprescindível é acumular tesouros morais, intelectuais, que ninguém consegue roubar. Os outros ficam, e nós jamais os conduziremos. Os tesouros do céu são as nossas conquistas pessoais para o equilíbrio interior. É esse o nosso objetivo maior. Razão e sentimento, sabedoria e amor.
Mas há uma parte que você precisa decodificar e extrair a intenção do mestre dos mestres, se não vai se dar mal:
(...) Não vos inquieteis por saber onde achareis e que comer para sustento da nossa vida, nem de onde tirareis vestes para cobrir o vosso corpo “(...)
Se você levar isso ao pé da letra, seria a negação de toda a previdência, de todo trabalho e por conseqüência do progresso. Era como se o pensamento de Jesus estivesse entrado em contradição com o que disse em outras vezes. Mas, como dizem os espíritos, isso é uma visão poética, uma alegoria da providência, que nunca deixa ao abandono os que confiam nele, para isso há a jurisdição divina que dá a cada um o que o seu e sem privilégios, pois tudo são conquistas, merecimento e jamais graça, que parece mais aquele jeitinho brasileiro.
TRABALHE, meu amigo, e sempre no bem, pois a “semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória”. E seja previdente.
PENSE NISSO! MAS PENSE AGOR MESMO.




0 comentários:
Postar um comentário