quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Em Itaporanga a coligação "Renovar, é preciso", troca de vice

A coligação "Renovar é preciso", que tinha como candidato a vice, o ex-prefeito Will Rodrigues e teve seu registro impugnado pela justiça eleitoral, não podendo concorrer ao pleito de 07 de outubro, foi substituído na chapa de Berguim (PTB) por sua neta a jovem Thais Rodrigues Torres de Medeiros, do PPS (foto)


Thais é filha de Wilka Rodrigues (atual diretora do Hospital Distrital dr. José Gomes da Silva, em Itaporanga) e Roberto Torres de Medeiros, ela tem 23 anos e é acadêmica de direito.

A importância do vice

A discussão em torno de quem será o vice de algumas chapas, para as eleições deste ano, colocam em destaque a função deste cargo.


A figura do vice é tão identificada com a democracia e com a liberdade de pensamento que não existe vice-ditador, vice-imperador ou vice-Papa. O vice é personagem importante na grande maioria das instituições, sejam elas políticas ou não. É mais importante quanto mais democrática seja a instituição. Sua presença está sempre a lembrar ao principal - seja o prefeito ou o gerente, o governador ou o diretor, o presidente ou o superintendente - que ninguém é insubstituível. É, pois, um alerta constante ao exercício das virtudes da humildade, da prudência, da constância e do trabalho. Inegável, no entanto, a existência de um mito em torno do vice e sua aura de eminência parda, quase sempre oculto, nos bastidores, por existir mas sem poder aparente, embora exale um magnetismo irresistível para a traição. Por ser fruto, muitas vezes, da composição de forças divergentes ou concorrentes, é procurado para influir junto ao poder e instado a galgar mais um degrau, tomar o lugar da frente.





"Vice, do latim ´em vez de´, ´substituição', não deixa
de ter significado amedrontador na política"




Vice, do latim “em vez de”, “substituição”, não deixa de ter significado amedrontador na política, onde não há espaços vazios, onde o vácuo é imediatamente ocupado por outras pretensões, pelo mais forte ou mais oportunista. Portanto, o momento atual é bastante adequado para se especular e avaliar a real importância e conseqüências da escolha de parceiros de chapas.

Não resta dúvida de que a instituição do vice, pronto a assumir as funções do titular na ausência ou impedimento deste, é benéfica à continuidade da administração pública, apesar dos eventuais problemas políticos que possam surgir de convivência entre titular e substituto legal. Este tem, pela força da legislação, legitimidade e representatividade, resultante do processo eleitoral
.
cidades do Brasil

Em Itaporanga já tivemos vários casos em que "a criatura" se voltou contra seu criador, tivemos alguns de eminencia tão parda que passaram despercebidos.

Nesta eleições de 07 de outubro temos três candidatos a prefeito: Um professor de currículo e experiência política invejável (Berguim 14), um médico que teve uma administração desastrosa e tenta a sua reeleição (Djaci 45) e um Jornalista probo e sério que embora sem experiência, tem bons projetos para nossa terra (Sousa Neto 10)... mas, e o vices?

Pela ordem dos candidatos, Uma jovem acadêmica de direito; um agricultor,  velho conhecido; e uma agricultora que ninguém conhece... Será que eles terão influência nesta eleição ou no governo vindouro? Fica a pergunta no ar.

0 comentários:

Postar um comentário