Essa realidade mostra que, apesar de ter mais dinheiro em caixa, as maiores Prefeituras não estão fazendo o dever de casa
Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Escolas das redes municipal e estadual de ensino de Itaporanga, Conceição, Coremas e Piancó tiraram as piores notas do Vale no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011 nas duas fases do ensino fundamental.
Em relação às escolas da rede municipal, a pior nota nas séries iniciais (1º ao 5º ano), entre todas da região, foi tirada pela Antônia Maria da Conceição, de Coremas, que obteve média 2,5. Nas séries finais (6º ao 9º ano), a escola Jacinta Chaves, de Itaporanga, obteve a pior avaliação entre as maiores redes regionais e a segunda pior do Vale, com nota 2,1.
A escola Luciano Freires, de Piancó, também teve um péssimo desempenho. Ficou com 2,3 nas séries finais e 2,7 nas séries iniciais do fundamental.
Em Conceição, a menor nota da rede municipal foi obtida pela escola Raimunda Leite Sobrinha, com média de 2,8 nas séries finais, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).
As Prefeituras de Itaporanga, Piancó, Conceição e Coremas são as que mais arrecadam recursos na região, além dos convênios estaduais e federais, mas não têm investido como deveriam na única ferramenta capaz de transformar as famílias e a sociedade para melhor: a educação.
Sobre as escolas da rede estadual, a pior nota regional foi da Normal Santo Antônio, de Piancó, que teve apenas 1,0 de média nas séries finais, a metade da Normal Francelino Neves, de Itaporanga, que tirou 2,0 nessa fase do ensino básico e figurou no ranking dos piores educandários avaliados.
A pior nota de Conceição da rede estadual foi da Nossa Senhora de Fátima nas séries iniciais, com média 2,4, e da Calula Leite nas séries finais, com média 2,3.
Em Coremas, a pior nota, 2,5, foi obtida pela escola Advogado Nobel Vita. Já as escolas Cônego Bernardo e Ministro Carlos Luiz ficaram com nota 2,9 cada. As médias foram tiradas nas séries finais.
A meta nacional do Ideb 2011 foi de 4,6 para as séries iniciais e 3,9 para as séries finais.
Foto: a maioria dos alunos da escola pública é originária de famílias pobres e termina comprometendo o seu futuro em face da baixa qualidade do ensino.
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