Até o próximo dia 23 de dezembro todos os cortadores de cana-de-açúcar de vários municípios do Sertão da Paraíba, que estão trabalhado no interior de São Paulo, e no Estado de Minas Gerais, devem retornar à terra natal. Os primeiros ônibus já chegaram, mas a grande maioria só deixa o Sudeste nas próximas semanas.
De acordo com dados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São José de Piranhas (STRSJP) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (FETAG), em 2012 cerca de 2.000 pessoas de ‘Jatobá’, em sua grande maioria homens da zona rural, abandonaram sua terra natal para laborarem durante a maior parte do ano na colheita da cana, em busca da melhoria de vida para as suas famílias.
Em toda região, estima-se que cerca de 9.000 pessoas deixaram seus municípios de origem para trabalhar no plantio e colheita da cana. Grande parte e das cidades de Cajazeiras, Monte Horebe, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Aguiar, e outros das microrregiões de Cajazeiras e Vale do Piancó.
Esposas, mães e filhos já fazem contagem regressiva e preparam ‘artigos para festa’ esperando seus familiares chegarem de São Paulo, neste fim de ano.
Radar Sertanejo
0 comentários:
Postar um comentário