Reunião ocorre em Campina Grande e começa nesta segunda-feira
Por Redação da Folha – Meteorologistas e pesquisadores de todo o país estarão reunidos na Universidade Federal de Campina Grande para traçar um prognóstico climático para os meses de janeiro a março de 2013. A II Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Norte da Região Nordeste começa nesta segunda, 17, e vai até a quarta-feira, conforme a Aesa (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba).
Do encontro vai sair um relatório sobre o período chuvoso no Nordeste no primeiro trimestre do próximo ano. A partir da troca de experiências e informações entre os cientistas do clima é possível prever se 2013 será de chuvas normais ou a seca vai continuar, o que, neste caso, seria catastrófico para a região, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).
Diante da estiagem que atualmente assola todo o interior paraibano, a expectativa das autoridades e agropecuáristas está voltada para o encontro meteorológico desta semana, mas os prognósticos desta reunião, que ocorre anualmente, nem sempre se confirmam: em dezembro de 2011, por exemplo, os meteorologistas produziram um documento em que mostravam que este seria um ano com chuvas variando entre normais e acima da média, o que não confirmou: os contrário, foi uma das maiores secas de todos os tempos.
0 comentários:
Postar um comentário