terça-feira, 16 de abril de 2013

DESTAQUE ESPECIAL: DR. ANTÔNIO SOARES DA FONSECA JR


DR. ANTÔNIO SOARES DA FONSECA JR

João Pessoa (PB), 08 de abril de 2013


O outro livro, o de Tonho Fonseca, é um livro mais rebuscado e vem de uma vasta pesquisa pelo interior do Nordeste. O livro se chama "Dicionário do Português Nordestino".

Dr. Antônio Soares da Fonseca Jr. nasceu em Itaporanga, Estado da Paraíba, havendo estudado nos Seminários Diocesano de Caicó-RN e Seminário Arquidiocesano de João Pessoa-PB, ingressou na Faculdade de Medicina da UFPB, e após a formatura foi para São Paulo capital, onde pós graduou-se em Cirurgia Vascular.

Posteriormente dada a sua personalidade inquieta de não gostar de permanecer na inércia fez pós-graduação em Medicina Biomolecular e Psicanálise (30 meses cada curso).

Apaixonado pelas letras é membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (BRAMES-SP), é presidente de Honra da Academia Paulistana Maçônica de Letras, é ainda membro da Union Internacionale de Medicins Éscrivans (Paris França) e Academia de Médicos Escritores de Línguas Lusófonas (Portugal).

A ideia de escrever o dicionário partiu de sua mulher (Sally Fonseca) que sentia a perda das raízes pela globalização desenfreada pela qual o mundo passa.

Certa feita, em 1999, o Dr. Antonio Fonseca viajava com o Dr. Gelson Batochio, então presidente da Academia Paulistana Maçônica de Letras para um seminário no Vale do Paraíba-SP, sobre Transgênicos. Quando o Batochio perguntou por que Antonio Fonseca não escrevia algo sobre expressões e palavreado nordestinos. E enfatizou tanto e incentivou tanto que surgiu, a partir dali, a pesquisa estafante com anotações infinitas e viagens de sete dias a cada dois meses pelos estados nordestinos, fazendo seleção rigorosa para não misturara expressões de outras regiões.

Inúmeras músicas e dezenas de livros foram repassadas para a confecção do trabalho. Neste dicionário, há, portanto, a benção impulsionadora do Dr. Gelson Batochio, um paulistano que gosta das coisas porretas e arretadas.

Fonte:  http://www.portaldovale.net

Publicado no site pessoense ÁGUIA A TORRE

0 comentários:

Postar um comentário