domingo, 3 de novembro de 2013

Duas escolas estaduais de Itaporanga poderão ir para as mãos da Prefeitura no próximo ano

Município quer ampliar sua rede de ensino para crescer seus recursos financeiros também


Por Redação da Folha A Prefeitura de Itaporanga solicitou e a Secretária Estadual de Educação poderá atender o pedido e repassar para a gestão municipal duas escolas estaduais de ensino fundamental, conforme informações da própria gerência regional de ensino.

As escolas que o município está de olho são a Terezinha Gomes e a Manoel Diniz, mas a transferência súbita de gestão preocupa servidores e professores dos dois estabelecimentos de educação. Se as escolas foram realmente repassadas à Prefeitura, eles, que são servidores do estado, poderão ficar sem sala de aula, uma vez que o município já tem seu quadro de pessoal. Há também a preocupação de alguns pais de alunos de que com a municipalização haja queda no nível de ensino.

As duas escolas funcionam em prédios próprios, ou seja, do estado, e, se ocorrer a municipalização, os imóveis, assim como todos os equipamentos educacionais e didáticos, também serão repassados ao município.

Inês Soares, que atua na gerência de ensino, confirmou a municipalização das duas escolas, mas disse que ainda não há informação se a Terezinha e a Manoel serão repassadas à Prefeitura no próximo ano ou somente em 2015. “Ainda não temos uma informação segura quanto a isso”, comentou ela durante contato com a Folha (www.folhadovali.com.br).

A proposta da Prefeitura de absorver as duas escolas objetiva ampliar sua rede municipal de ensino e, consequentemente, aumentar sua arrecadação financeira no Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Eduação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação). Mais aluno na escola, mais dinheiro em caixa.
 

Foto: Terezinha é uma das escolas que poderão ser municipalizadas.

0 comentários:

Postar um comentário