A Saúde do Homem foi o assunto discutido nesta sexta-feira, 29, no PSF Sul, no centro da cidade, em prol da Campanha “Novembro Azul”, através da iniciativa da Secretaria de Saúde do município de Santana de Mangueira-PB.
As atividades de conscientização aconteceram desde o início do mês de novembro, e para fechar com chaves de ouro, a unidade hospitalar, com o intuito de prevenir o câncer de próstata e outras doenças na população masculina, realizou mais de 120 procedimentos médicos somente nesta sexta-feira.
Durante o mutirão a Secretária Nerivânia Inácio, falou sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e ressaltou o objetivo da Secretaria Municipal da Saúde com esta mobilização.
Imagens abaixo:
“A cada três pessoas que morrem no Brasil, dois são homens, segundo informações do Ministério da Saúde. O homem representa mais de 60% das mortes no país e vivem em média sete anos menos que as mulheres. Por isso o homem deve se cuidar mais e não ter medo de descobrir as doenças e tratá-las precocemente. Com esta ação o governo municipal pretende ampliar o acesso deste público aos serviços de saúde”, disse.
A Prefeita Tânia Nitão, em passagem pelo local, parabenizando os participantes ativos e passivos do mutirão, reforçando que a ação é educativa e a realização das dinâmicas para fortalecimento da autoestima e da alegria de viver. “É sempre importante esclarecer as dúvidas e aprender um pouco mais. A saúde é uma preciosidade e deve ser cuidada com atenção. É bom sempre procurar atendimento médico nos postos de saúde”, pontuou.
Na ocasião, foram disponibilizados atendimentos gratuitos e distribuídos informativos com orientações sobre alguns fatores de risco para vários tipos de doenças, dentre outros assuntos.
A Equipe de Saúde da Família também ofertou gratuitamente teste de glicemia e aferição de pressão.
O vaqueiro Sebastião Sabino “Nonon” aproveitou para se cuidar e ver como está sua saúde. “Eu sempre participo das ações da prefeitura aqui no PSF-Sul. Todo ano venho à unidade e faço uma avaliação geral na minha saúde. Mesmo na correria, é importante procurar orientações com os profissionais”, argumentou.
Para o mutirão, a Secretaria de Saúde do Município (SMS) ordenou que toda a equipe estivesse engajada no projeto, onde contou ainda com três médicos.
DiamanteOnline
0 comentários:
Postar um comentário