Foi comemorado nesta segunda-feira, 25 de novembro, no Hemo núcleo de Itaporanga a confraternização do Dia Nacional do Doador de Sangue, onde foi oferecido um café (coffee-break) aos doadores cadastrados na unidade e realizado sorteio de brindes.
O Diretor e Bioquímico Dr Clistenes Klayton aproveitou a oportunidade para incentivar os funcionários e doadores à permanecerem sempre fazendo este ato de bondade; “Fico bastante feliz com esse trabalho, é muito gratificante”, disse Klayton.
o Dia Nacional do Doador de Sangue, visa destacar a importância de colaborar. A data foi estipulada para estimular a doação em um período – que vai de novembro a fevereiro – em que é registrado o menor índice de coletas de sangue no País e o que mais exige estoque nos bancos dadas as festividades de final de ano e férias.
Por ano, são coletadas país 3,6 milhões de bolsas no país, o que corresponde ao a 1,8% da população, mas o Ministério da Saúde quer chegar ao índice de 3%. Para isso, recentemente ampliou a idade máxima para doação em 69 anos.
Critérios básicos para doação de sangue
Quem pode doar
- Pessoas entre 16 e 69 anos. Mas, atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos ou mais de 60 anos, é importante conhecer as Normas e documentos necessários para doação de sangue. Os demais critérios são válidos para todos.
- Quem tem e está com boa saúde;
- Quem pesa acima de 50 kg;
- Quem dorme bem na noite anterior à doação;
- Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.
Quem não pode doar
- Quem teve hepatite após os 11 anos de idade, exceto se tiver comprovação laboratorial da época de que se tratou de hepatite A (IgM positiva).
- Quem tem exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;
- Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação;
- Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores á doação;
- Quem usou ou usa drogas injetáveis;
- Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado;
- Quem estiver grávida ou em período de amamentação; após o parto normal é necessário aguardar três (3) meses; após cesárea, seis (6) meses;
- Quem fez qualquer exame por endoscopia nos seis (6) meses anteriores à doação;
- Quem fez cirurgia por laparoscopia nos seis (6) meses anteriores à doação;
- Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses anteriores à doação.
- Quem fez ou faz tratamento dentário (a pessoa pode ser impedida de doar por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso).
- Quem fez piercing nos últimos 12 meses anteriores à doação. Piercing localizado em área genital ou na boca, somente poderá ser liberada a doação, 12 meses após sua retirada.
0 comentários:
Postar um comentário