Festa da Padroeira

Festa da Padroeira 2012 em Itaporanga, veja tudo que aconteceu. Clique e confira!

Diplomação dos Eleitos

Saiba tudo o que aconteceu na Diplomação dos candidatos eleitos no Vale do Piancó. Clique aqui!

Passe o seu Natal de YAMAHA Zero!

A Mundo Livre Yamaha está com promoções imperdiveis, como esta: Yamaha FACTOR com entrada de R$800,00 e 44 mensais de R$209,00. Clique e Confira!

Zé do Agreste

Durante esta semana estaremos postando aqui, vídeos de Zé do Agreste, personagem criado pelo itaporanguense Onildo Mendonça. Clique e confira!

As Razões de Ariosvaldo Ferreira

Porque Ariosvaldo Ferreira deu parecer contrário as obras de abastecimento d'água que estão sendo executados pela administração Djaci brasileiro. Clique aqui!

Atenção estudantes do Vale do Piancó

A UNIP abre inscrições para o vestibular 2013, ofertando 740 vagas em todos os cursos. Clique e Confira!

sábado, 30 de junho de 2012

Conveções partidárias homologaram várias candidaturas neste sábado em todo o Vale

Candidatos a prefeito, vice e vereador foram escolhidos neste último dia de convenções partidárias

Por Redação da Folha

Várias convenções movimentaram politicamente este sábado, 30, nos diversos municípios do Vale, com homologação de dezenas de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.

Em Conceição, três candidaturas foram oficializadas para as disputas da Prefeitura: Nilson Lacerda (PSDB - foto: 1º da esquerda para a direita), que tem como vice Nena Diniz (PSB); Alexandre Braga (PDT), cujo vice é Cícero José; e a prefeita Vani Braga (PSD), que vai para a disputa com Valdo Vieira como companheiro de chapa.

Das três convenções, uma das mais prestigiadas foi a do ex-vereador Nilson Lacerda, realizada na escola Calula Leite, reunindo centenas de pessoas. Nilson é o principal nome da oposição contra os Bragas, que estão divididos em duas candidaturas.

Em Nova Olinda, a convenção conjunta do DEM, PSB e vários outros partidos da oposição reuniu mais de 500 pessoas, segundo seus organizadores, e foi considerada a maior da história política do município. Duas mulheres foram homologadas na composição da chapa para concorrer ao pleito: a ex-prefeita Maria Daguia (DEM - foto durante discurso) vai disputar a sucesso municipal, tendo como vice Karla Pinto (PSB).

Maria Daguia é filha do ex-prefeito João Raimundo e sua candidatura foi recebida com entusiasmo pelo grupo partidário da oposição.

Em Ibiara, a convenção de uma ampla frente partidária homologou festivamente a candidatura à reeleição do prefeito Pedro Feitoza (PT), que tem como vice Nenca Palitot.

O evento político, realizado em uma área de lazer da cidade, reuniu centenas de pessoas e foi considerado um dos maiores movimentos partidários do município. “Foi uma convenção muito prestigiada pelo povo, transparente, e eu fiquei muito satisfeito”, disse Nenca durante contanto com a Folha (www.folhadovali.com.br).

Em Boa Ventura, o principal candidato da oposição, João Filho (PTB), foi homologado em convenção também neste sábado, e tem como vice o advogado Severino dos Ramos, conhecido popularmente como dr. Raminho (PPS). Convenção também da outra chapa da oposição encabeçada pela vereadora Leonice Lopes (PSDC) e que tem como vice o ex-prefeito Antônio Henrique (PSB).

Em Piancó, três chapas vão disputar a Prefeitura, duas delas fizeram convenção neste sábado: a convenção dos partidos do grupo da prefeita Flávia Galdino homologou a chapa (foto) encabeçada pela ex-diretora do hospital Vanderlândia Tomaz (PSB), que tem como vice o empresário José Geraldo Mororó (PSD). Prevaleceu a vontade da prefeita, para o desagrado de alguns membros do seu grupo que preferiam outros nomes.

Já a oposição homologou a candidatura do empresário Sales Lima (DEM), que tem como vice o ex-prefeito Edvaldo Leite de Caldas (PSDB).

A outra candidatura da oposição é a do ex-vereador Antônio Dantas (PSDC), que tem como vice Alan Cavalcante, do PR. A chapa foi homologada em convenção nessa sexta-feira, 29.

Em Itaporanga, o PRB homologou a candidatura do jornalista Sousa Neto à Prefeitura, e indicou como vice a agricultora Márcia Clementino. A chapa é uma das três que vão concorrer ao pleito de outubro próximo no município.

ESTAMOS NA CONTAGEM REGRESSIVA: 02 DIAS PARA O FIM DA FESTA DA ILUSÃO e 05 DIAS PARA PERDERMOS IFPB


Mural do Itaporanga.net

Faltam 05 dias para perdermos, em definitivo, o IFPB
 
E o pior que nos estamos quase lá, a redenção estamos a divisar. Bom para a economia, bom para a locação, bom para o progresso da população.

Só falta a escritura, o Dinheiro Federal Está em Caixa 
E os políticos e pré-candidatos!?
Esses soltam fogos para qualquer reunião
De olho nos votos da "eleitoração"
E o povo, coitado, ficará mais uma vez na mão.
Triste fim, por falta de representação.
Políticos! Ação!

Esse será um agravante triste que a história, jamais apagará.
Quem quer levar esse peso nas costas?
Só temos 05 dias para a solução
Ação, ação...
Busquemos a escritura
Essa é a solução.
Todo o resto é secundário...

Cruzeiro estreia neste domingo jogando em Itaporanga contra o Atlético de Cajazeiras

A expectativa é de uma vitória nesta estreia no Campeonato Paraibano Por Isaías Teixeira/Folha do Vale 

Tudo pronto para a estreia do Cruzeiro de Itaporanga neste domingo, 1º de julho, na Segunda Divisão do Campeonato Paraibano. O time pega o Atlético de Cajazeiras, às 15h15, no estádio municipal José Barros Sobrinho, o Zezão, que deverá ser tomado pela torcida cruzeirense.  

A Federação Paraibana de Futebol (FPF) divulgou nessa quinta-feira o árbitro do jogo, que será apitado por João Bosco Sátiro, auxiliado por Kildenn Tadeu e Oberto Santos, todos do quadro de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Júlio César será o quarto árbitro, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).  

O time treinado pelo baiano Aldo França quer começar o campeonato com pé direito, vencendo seu adversário e garantindo os importantes três pontos. A equipe se concentrará para a partida às 18h deste sábado, 30, em um hotel da cidade.  

Em menos de um mês de preparação, o Cruzeiro conseguiu três boas vitórias em amistosos realizados, que animaram os torcedores do time e deram confiança. Ganhou do Nacional de Patos por 2x1, em jogo realizado em Patos, no estádio José Cavalcante; e venceu, no estádio Zezão, o Campinense por 3x1 e o São Sebastião de Catingueira por 6x0.  

A equipe itaporanguense só jogará a segunda partida no dia 15 de julho contra o Picuiense, em Picuí, já que folgará na segunda rodada da Segundona, marcada para o dia 8.

De acordo com o auxilar-técnico Ivandeilton Frande, o Cruzeiro vai a campo neste domingo provavelmente com Alberto (goleiro); José Wilker (lateral-direito); Rogério (zagueiro-central); Mercinho (quarto-zagueiro); Danilo (lateral-esquerdo); Roquelan (1º volante); Roni (2º volante); Lee (meia-direita); Téo (meia-esquerda); Delany e Edmundo (atacantes). Serão dois meses de luta em busca da classificação para a Primeira Divisão no próximo ano.

 A competição  

Na primeira fase, as partidas serão disputadas sempre aos domingos, com jogos de ida e volta. Sete times disputarão duas vagas de acesso à Primeira Divisão.

Os clubes foram distribuídos em duas chaves. Além do Cruzeiro e Atlético, o grupo do Sertão tem o Picuiense, de Picuí, que folga na primeira rodada.

Na chave do Brejo/Litoral ficaram quatro equipes: Desportiva Guarabira, da cidade de Guarabira; Miramar, de Cabedelo; Santa Cruz, de Santa Rita; e Sport Campina, de Campina Grande.  

Os dois melhores de cada grupo se classificarão para o quadrangular final, onde também disputarão jogos de ida e volta. Os dois melhores classificarão para a Primeira Divisão do próximo ano.

Para este domingo, os jogos da chave do Brejo/Litoral são: Santa Cruz e Miramar (no estádio Teixeirão, em Santa Rita) e Desportiva Guarabira x Sport Campina (no estádio Silvio Porto, em Campina). As duas partidas estão marcadas para 16h.

São Pedro molhado em Itaporanga. Chuva deixou a primeira noite de festa sem grande público

Uma chuva fina, mas intensa, desestimulou muita gente a sair de casa na noite de São Pedro

Por Redação da Folha

A primeira noite de festa em Itaporanga não atraiu um grande público nessa quinta-feira, 28. Uma chuva que começou no acender da fogueira de São Pedro e prolongou-se até o final da noite, desestimulou muita gente a sair de casa.

Fina, mas intensa, a chuva afastou grande parte do público da festa, que começou sem ninguém na Avenida Getúlio Vargas, palco do evento junino, considerado o maior da região.

Depois que a chuva cessou, muita gente correu à rua, mas a primeira noite de festa não repetiu o sucesso de público dos anos anteriores, mesmo com Cheiro de Menina no palco. Com isso, o São Pedro foi frio e a venda de bebidas fraca, mas a chuva é sempre bem-vinda, principalmente num ano em que se registra a pior estiagem dos últimos tempos.

Na noite desta sexta-feira, tocarão as bandas Três Desejos; Niedson Lua; Forró DRico; e Feitosa Vital, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

No sábado, encerramento da festa, irão se apresentar as bandas Bonde do Brasil; Saulo e Forró da Lamparina; Batistuta e Delícia de Mulher.  

Foto: noite dessa quinta-feira - São Pedro molhado e vazio.

Imagem do Dia: segunda noite do São Pedro de Itaporanga, Getúlio Vargas tomada de gente

Festa em Itaporanga será encerrada neste sábado

 
Por Redação da Folha

Noite dessa sexta-feira, 29, na Avenida Getúlio Vargas, centro de Itaporanga e palco do São Pedro, considerado o maior da região. Ao som do forrozeiro Niedson Lua, centenas de pessoas lotam a avenida. Também se apresentaram Três Desejos, Feitosa Vital  e Forró DRico.

A festa será encerrada neste sábado, quando irão se apresentar as bandas Bonde do Brasil; Saulo e Forró da Lamparina; Batistuta e Delícia de Mulher.  

Foto: www.folhadovali.com.br

Polícia prende homem em flagrante por tráfico. Droga e uma moto foram apreendidas com ele

Prisão foi na tarde dessa sexta-feira. Os passos do acusado já vinham sendo acompanhados pelo serviço de inteligência da PM

Por Redação da Folha

Flávio Pereira Paulo, conhecido como Flavinho, de 26 anos, está recolhido à cadeia de Itaporanga desde o final da tarde dessa sexta-feira, 29, depois de autuado em flagrante por tráfico pelo delegado Cristiano Santana, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

O homem foi preso pela Polícia Militar nas proximidades do conjunto Chagas Soares, onde reside, após o serviço de inteligência da PM descobrir que ele portava droga. Foi o momento certo para o flagrante.

Com ele, que já vinha sendo investigado pelo serviço de inteligência da PM há alguns meses, a polícia apreendeu doze trouxas de maconha pronta para a comercialização; 40 reais em dinheiro; um aparelho celular e uma moto, cuja procedência está sendo averiguada pela Polícia Civil.

Conduzido para a delegacia, Flávio foi autuado por tráfico, mas negou que comercializasse droga. “Ele disse que era apenas viciado, mas isso é o que todos dizem”, comentou o delegado Cristiano Santana.

Segundo ainda o delegado, o rapaz já responde por sequestro e cárcere privado, crimes cometidos contra sua ex-namorada no ano passado. 

Foto: droga e objetos apreendidos estão na delegacia.

A Coordenadoria Espírita do Vale do Piancó Tem Novo Coordenador

A Coordenadoria Espírita do Vale do Piancó Tem Novo Coordenador
( Reynollds Augusto )

Há tempo para tudo debaixo do céu e como somos responsáveis pelo o que nos acontece, conseqüência  do nosso Livre arbítrio, o que nos sucede cabe certinho nas nossas vidas. Isso se chama colheita. A semeadura é livre, mas da colheita, meu amigo velho, ninguém foge.

O fenômeno acontece em todos os setores pessoais e sociais e seguirá conosco até o fim dos tempos, que não existe. Não há fim da vida e sim, sempre, continuidade de uma vida imortal rumo à felicidade, que prefiro chamar assim a “salvação. Já nascemos “salvos” e o propósito da vida é evoluir, se movimentar, até chegar o dia de “bater as botas”, e chega ligeiro, que nem percebemos, para continuarmos vivos, no mundo espiritual, sentindo, aprendendo, rumo ao nosso fim, que é a plena depuração.

Pense em um “lugar” longe.

Mas como tudo na vida tem seus ciclos, vamos começar a viver um novo ciclo nos “arraiais” espíritas. Em reunião realizada quarta feira, convocada pelo Presidente do centro Espírita Alberlando Araujo, para tratar do VII SERTÃO JOVEM ESPÍRITA, que veio para ficar e se aperfeiçoar, a “espiritada” do Vale escolheu para dar continuidade ao profícuo desempenho do empresário JOSÉ CAMPOS, que por sua vez recebeu o bastão do inesquecível ERNANI DINIZ, o nosso companheiro de ideal espírita e também empresário, HERCULANO PEREIRA. A votação foi unânime para o cargo voluntário, cujo o salário é a satisfação interior.  Herculano aceitou de plano, pois não se deve medir esforços para acatar o chamamento do Cristo e o bom filho não foge a luta.

Faz mais ou menos oito anos que Campos estava á frente da Coordenadoria e como a direção geral da FEP- Federação Espírita Paraibana – mudou por inteiro, o então coordenador convocou a todos para a substituição, para que cada um possa contribuir na divulgação do bem. Campos relatou que a experiência pessoal é de grande valia e só recomendou ao novo coordenador sempre o equilíbrio necessário para tratar as questões do nosso “comandante maior”, Jesus de Nazaré. A política aqui a ser seguida é a do Cristo e o amor e a verdade são os nossos estandartes.  

A novo Coordenador terá como auxiliares os confrades NIVALDO FREITAS, representando o CESB de Boa Ventura e um companheiro do Centro Espírita Jesus de Nazaré, da cidade de Catingueira, “A Casa de Jesus que respira Poesias”. Provavelmente o outro auxiliar será o confrade TIÃO, presidente daquela casa de Amor e poesias e a posse será em no dia 14 de julho, por ocasião do VII SERTÃO JOVEM ESPÍRITA, que promete!. O atual presidente da FEP, Marcos Lima, estará visitando o nosso Sertão Poético e dará posse ao novo coordenador.

Ciclo fechado, agora é só trabalho no bem. A satisfação não está no fim e sim no meio. Quem busca a felicidade, jamais a encontra. Mas quem age feliz, terá sempre um sorriso do rosto. Nem passado, que passou; nem futuro que está por vir. A felicidade é um estado interior que precisa ser conquistado, vendo a vida com outros olhos, com os olhos de ver, como disse Jesus.  A jóia da felicidade chama-se presente. E é um presente de Deus a essas almas, unirem-se para fazer propagar, ainda mais, a idéia espírita, que é Jesus de Volta.

Hosana a nova Coordenadoria!

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO.

Exclusivo: a nova reforma da previdência


A despeito das especulações, o governo já tem no prelo a nova reforma previdenciária, à qual a coluna teve acesso. A maior mudança é a implementação da carência para recebimento de pensões nos casos de morte. Só haverá benefício para órfãos e cônjuges com contribuição mínima de dois anos. O mesmo período – dois anos de união estável comprovada – será determinado para o direito a pensão no casamento. Será extinta a pensão vitalícia para as(os) viúvas(os) jovens, para cônjuge com idade inferior a 40.
Em 2011, o valor das pensões bateu R$ 61,6 bilhões. A reforma, se concretizada, vai gerar economia de R$ 1,8 trilhão ao Tesouro até 2050, diz o estudo.
“Em percentual do PIB, a despesa com pensões da Previdência cresceu de 1,1%, em 1995, para cerca de 1,5% do PIB em 2011”, alerta o documento.
Pensões por morte já respondem por 27,4% do estoque de benefícios da Previdência. O Brasil é o único país onde não há carência de tempo de contribuição para os casos.
A implementação da carência é fundamental, avalia o governo. Segundo o levantamento, a economia será de R$ 54,9 bilhões até 2018. “O Brasil possui regras injustificadamente frágeis para a concessão e manutenção das pensões em comparação com outros países”, justifica o documento que vai balizar o discurso presidencial.
A chamada transição demográfica preocupa. “O envelhecimento populacional irá resultar, em média, em cerca de 1 milhão a mais de idosos por ano nas próximas quatro décadas”.
Está comprovado que o Brasil envelhece a passos largos. O número de idosos irá passar do atual patamar de 20,6 milhões para cerca de 64 milhões em 2050. A reforma é essencial para segurar as contas, avaliam os governistas.

TST divulga os salários de ministros e servidores


O Tribunal Superior do Trabalho tornou-se o primeiro tribunal brasileiro a divulgar na internet os salários que o contribuinte paga aos ministros e aos servidores. A lista foi ao ar na tarde desta sexta (29). Inclui os salários, as vantagens, as comissões e os nomes dos beneficiários.
O primeiro lotes de planilhas, disponível aqui, anota os dados dos contracheques de maio. Percorrendo-se as 61 páginas eletrônicas que compõem o levantamento, verifica-se que há no tribunal técnicos que recebem salários mais altos que os vencimentos dos ministros.
No TST, a remuneração bruta dos ministros é de R$ 25.386,97 –uma cifra 5% inferior ao vencimento dos colegas do STF. Descontados o INSS e o IR, os magistrados recebem salário líquido de R$ 17.182,72. Em alguns casos, adiciona-se a esse valor um “auxílio creche”. Coisa de R$ 710.
O ministro João Oreste Dalazen, presidente do TST, recebe um pouco mais. Além do salário bruto e do auxílio creche, ele amealha R$ 4.173,35 a título de “vantagens eventuais”. Com isso, seu contracheque soma R$ 30.270,32. Com os descontos: R$ 21.670,04. Afora o salário, Dalazen recebeu em maio R$ 18.332,45 em “diárias”.
Chama a atenção na lista do TST a presença de vários servidores com remuneração acima da dos chefes e do pé-direito do funcionalismo. Três exemplos aleatórios recolhidos das planilhas eletrônicas:
1Luiz Carlos Torelli de Souza: exerce a função de “técnico judiciário”. Sua remuneração base é de R$ 6.420,58. A título de “vantagens pessoais”, recebe mais R$ 2.757,72. À guiza de “comissionamento” pela função, amealha mais R$ 1.379,07. O “auxílio creche” rende-lhe mais R$ 710. Sob a rubrica “vantagens eventuais”, o servidor belisca um adicional equivalente a mais de três vezes a sua remuneração básica: R$ 21.494,92. Tudo somado, o contracheque vai a R$ 32.762,29. Feitos os descontos de praxe (INSS e IR), desce à conta bancária a cifra de R$ 30.259,49. É mais do que recebem os ministros do TST e também do STF.
2Maria Tereza de Andrade Lima Orlandi: exerce as atribuições de “analista judiciária”. O salário base é de R$ 11.087,37. A esse valor são acrescidos:  “vantagens pessoais” (R$ 3.491,89), “comissionamento” de função (R$ 3.072,36), “auxílio creche (R$ 710,00) e as notáveis “vantagens eventuais” (R$ 17.797,38). A soma vai à casa dos R$ 36.159. Com os descontos: R$ 29.325,83.
3Úrsula Maria Borges de Freitas: é “analista judiciária”. O salário base soma R$ 10.698,64. As “vantagens pessoais”, R$ 2.348,65. O “comissionamento”, R$ 1.939,89. A ajuda para a “creche”, R$ 710. As “vantagnes eventuais”, R$ 16.985,48. Salário bruto: R$ 32.682,66. Líquido: 25.666,93.
Deve-se a veiculação dos salários do TST à nova Lei de Acesso à Informação. Por ordem de Dilma Rousseff, o Executivo já havia divulgado os seus dados na véspera. No Judiciário, porém, o tribunal do trabalho tornou-se uma alvissareira exceção.
O STF já decidiu, em sessão administrativa realizada no mês passado, que vai abrir os seus salários. Nesta sexta (29), nas pegadas da exposição do TST, o Supremo liberou em seu portal apenas os vencimentos dos 11 ministros que o integram. As informações relativas aos servidores ainda não foram à web. Antes, em decisão individual, a presidente do TSE, ministra Cármen Lucia, passara a divulgar o seu próprio contracheque. Quanto aos demais ministros e aos servidores da Corte Eleitoral, por enquanto, nada.
De resto, constituiu-se no Conselho Nacional de Justiça um grupo de trabalho para estudar como a Lei de Acesso será seguida pelos tribunais federais e estaduais. Alguns resistem à idéia de tornar públicos os salários. Consideram que, nesse ponto, a lei seria inconstitucional. Violaria o direito constitucional à privacidade. Talvez tenham de fazer por pressão o que não fizem por obrigação.

Ministro Aldo Rebelo adere ao “complexo de vira-latas”


Depois de ofender jornalistas que criticam a falta de planejamento para a Copa 2014, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, recuou e aderiu ao “complexo de vira-latas”, histórica citação de Nelson Rodrigues para explicar a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, diante do mundo.
Na quinta-feira, Aldo admitiu pela primeira vez problemas nos aeroportos, a um ano da Copa das Confederações, no Brasil.
Sabemos que o serviço não é satisfatório. Precisamos melhorar, não só para a Copa do Mundo. Sei disso, pois tive dois voos cancelados no mesmo dia há pouco tempo“, afirmou, em entrevista ao Correio Braziliense, hoje.
Então, ministro, diante dessa constatação bem-vindo ao clube dos vira-latas.
Correção
Ironias de lado, a expressão de Nelson Rodrigues foi  mal empregada pelo ministro.
Ao criticarmos a falta de planejamento para a Copa do Mundo não nos inferiorizamos diante de outros países, mas alertando para omissões do governo e os graves riscos de prejuízos aos cofres públicos, como os verificados nos Jogos Pan-Americanos 2007.
Já vimos este filme. O replay está nas prateleiras…

Quadrilha, mas não junina: PF em ação contra desvio de dinheiro de festas em 13 cidades, uma delas no Vale

Operação foi deflagrada nesta véspera de São Pedro e investiga o desvio de 65 milhões de reais que seriam para promoção de festas

Por Isaías Teixeira/Folha do Vale

A Polícia Federal e o Ministério Público da Paraíba, com apoio da Controladoria-Geral da União, deflagraram na manhã desta quinta-feira, 28, véspera de São Pedro, a Operação Pão e Circo, destinada a desarticular quadrilha acusada de desviar recursos públicos de eventos festivos em treze Prefeituras do estado, entre elas a de Boa Ventura. O montante desviado pode chegar a R$ 65 milhões, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

De acordo com a PF, a operação consiste no cumprimento de 93 mandados judiciais, sendo 65 de busca e apreensão, 28 de prisão temporária, cinco de condução coercitiva, além de ordens de sequestro de bens móveis e imóveis expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região e pelo Tribunal de Justiça.

A PF afirma que já foram presos os prefeitos de Solânea, Dr. Chiquinho; de Sapé, João da Utilar; e de Alhandra, Renato Mendes, que é sobrinho do deputado estadual Branco Mendes, natural de Aguiar. Também foram presos, até o momento, três secretários municipais e 10 servidores públicos. A PF ainda tem 12 mandados de prisão a cumprir. Além de prefeitos, há mandados contra esposas e sobrinhos de prefeitos.

Em Boa Ventura, a PF está cumprindo mandado de busca e apreensão na sede da Prefeitura, que é comandada pelo prefeito Dudu Pinto. As investigações sobre aplicação de recursos para eventos festivos em Boa Ventura, assim como nos demais municípios em pauta na Operação Pão e Circo, vêm sendo feitas desde o ano passado. Em dezembro de 2011, a CGU divulgou relatório sobre irregularidades encontradas pelo órgão da União em dois convênios estabelecidos entre a Prefeitura boaventurense e o Ministério do Turismo (MTur), destinados à realização de festas juninas nos anos de 2008 (R$ 210 mil) e 2009 (R$ 525.083,74).

Em 2008, as irregularidades ocorreram no processo contratual da empresa Kalina Lígia Claudino Valério, que foi feito sem licitação, conforme a CGU. Neste caso, o cachê pago pela Prefeitura a artistas contratados foi superior ao valor previsto no Plano de Trabalho apresentado ao MTur, e a CGU suspeita de superfaturamento.

Em 2009, as irregularidades dizem respeito a processos licitatórios na contratação das empresas Maria do Carmo R. de Araújo – MC (R$ 396.600,00) e MGA Publicidade Marketing e Eventos – ME (R$ 79.200,00).

Com a primeira, foram assinados dois contratos, um dos quais no valor de R$ 355 mil, sem a inexigibilidade de licitação, mas a Prefeitura não comprovou, documentalmente, o motivo desse convênio não requerer realização de processo licitatório. Com recursos do mesmo convênio, a Prefeitura contratou sem licitação, e sem justificativa, seis empresas de publicidade e duas emissoras de rádio, num valor total de R$ 52.340,00, para divulgar o evento.

As investigações envolvem não apenas o desvio de recursos públicos federais, mas também estaduais e municipais destinados a custear a realização de eventos festivos: são R$ 15 milhões em recursos federais e R$ 50 milhões em recursos estaduais e municipais.

Os investigados fraudavam licitações e processos de inexigibilidade de licitação através da utilização de empresas fantasmas e documentos ideologicamente falsos, contando com a efetiva participação de servidores públicos e, em alguns casos, dos próprios prefeitos, para operacionalizar o esquema.

As irregularidades concentravam-se, sobretudo, em festividades como emancipações políticas, São João, São Pedro, Carnaval e Réveillon.

A Operação Pão e Circo foi deflagrada também nos municípios de Cabedelo, Jacaraú, Itapororoca, Mamanguape, Mulungu, Santa Rita, Conde, Cuité de Mamanguape e Capim.

Julgadas inconstitucionais leis de Itaporanga e mais 6 cidades que permitiam contratação sem concurso

Julgamento foi nessa segunda-feira e deve motivar as Prefeituras a realizar concurso público 



Por Isaías Teixeira/Folha do Vale 

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) julgou nessa segunda-feira, 25, inconstitucionais dispositivos de leis municipais de 17 cidades paraibanas, entre elas Itaporanga, Pedra Branca, Santa Inês, Serra Grande, Curral Velho, Santana dos Garrotes e Emas, que davam poderes ao gestor para contratar servidores sem concurso público.

De acordo com o TJPB, os municípios têm 180 dias, após comunicação aos presidentes das Câmaras Municipais e aos prefeitos dos municípios, “para regularizar o funcionamento da máquina administrativa, evitando-se, assim, a descontinuidade dos serviços públicos essenciais”.

O TJPB afirma que as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) foram requeridas pelo Ministério Público, “que argumentou a falta de especificação dos casos de interesse público excepcional para a realização de contratações temporárias”.

Conforme ainda o TJPB, os dispositivos municipais impugnados violavam o preceito constitucional de exigência de concurso público para ingresso nos quadros da Administração.

Os relatores das ADIs foram os desembargadores Márcio Murilo da Cunha Ramos, José Ricardo Porto, Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, Saulo Henriques de Sá e Benevides e José Di Lorenzo Serpa, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

No mesmo dia, o TJPB julgou inconstitucionais dispositivos de leis de outros dez municípios do estado.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

PSD prevalece no STF e ganha o tempo de tevê


Por maioria de votos, o STF decidiu que o PSD  tem direito de participar do rateio do tempo de tevê e rádio. Coube ao ministro Dias Toffoli (foto), relator do precesso, esgrimir a tese que prevaleceu.
Reza a lei eleitoral que o tempo de propaganda eleitoral dos partidos é calculado segundo a quantidade de deputados federais eleitos pelas legendas na última eleição. Como o PSD só foi criado em 2011, ano subsequente ao da eleição de 2010, havia dúvidas quanto ao direito da agremiação de participar do rateio.
Em seu voto, Dias Tofolli decidiu que legendas novas como o PSD têm direito de tomar parte da divisão. Considerou que os deputados federais que fundaram o novo partido levaram consigo os votos que haviam obtido nas agremiações de origem. Assim, com seus 52 deputados federais, o PSD de Kassab vai às urnas e às coligações de 2012 com uma vistosa vitrine eletrônica.
Acompanharam o voto de Tofolli seis ministros: Luiz Fux, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ayres Britto. Outros dois ministros, Cezar Peluso e Marco Aurélio Mello, divergiram na forma. Mas associaram-se à maioria no resultado.
Peluso e Marco Aurélio consideraram que são inconstitucionais os artigos da lei eleitoral que impedem os partidos de participar das eleições em condições “igualitárias”. Apenas o ministro Joaquim Barbosa divergiu integralmente dos colegas.
A despeito da formação de uma densa maioria pró-PSD, o presidente do Supremo, Ayres Britto, absteve-se de proclamar o resultado. Procedeu assim por deferência a Cármen Lucia. A ministra, que preside o TSE, não estava presente à sessão. E decidiu-se que o veredicto só será formalizado após a exposição do voto dela. Algo que ocorrerá nesta sexta (29). O jogo, porém, está jogado.
A decisão foi tomada no julgamento de uma ação movida por sete partidos: DEM, PMDB, PSDB, PPS, PR, PP e PTB. Todos eles, em maior ou menor grau, perderão nacos de tempo de propaganda electronica para o PSD. Alegavam que os votos de 2010 pertenciam às legendas, não aos deputados-desertores. Já haviam perdido quadros. Perderam agora o argumento e o tempo de tevê, a principal matéria prima da eleição. Perderão também dinheiro, já que o PSD terá direito de participar do rateio de verbas do Fundo Partidário.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Misericórdia de Ontem, Itaporanga de Hoje


Misericórdia de Ontem, Itaporanga de Hoje.
O PLEITO ELEITORAL DE OUTRORA 
( TITICO PEDRO  )
                         
                      Seqüenciando os relatos acerca dos pleitos eleitorais em Itaporanga, hoje me vem à recordação dos idos de 1963, quando disputaram as eleições dois candidatos, de um lado, pela então UDN o Dr. Praxedes Pitanga, liderança reconhecida em toda a região valepiancoense. Aquele ano seria a última disputa do ex-deputado (federal e estadual) e prefeito por três vezes. Ainda predominava na memória dos itaporanguense a influência constante da tradicional família JENIPAPO cujo membro ilustre era o ex-governador (interventor), ex-deputado estadual e médico o Dr. José Gomes da Silva, que nas décadas 30/40 do século pretérito tinha bastante influência no Governo Revolucionário do Presidente Getúlio Vargas.

                            O que sabemos é que o Dr. Pitanga fora sucessor do Dr. Zé Gomes assumindo, assim, a liderança da família tradicional. Pois bem, a memória me faz recordar do pleito de 1963 quando foi a disputa, de um lado, o Dr. Praxedes Pitanga, pelo partido UDN (UNIÃO DEMOCRÁTICA NACIONAL), um dos principais partidos da república brasileira, época em que havia conseguido eleger o Presidente da República, o saudoso Jânio Quadros, sucessor do Presidente Juscelino Kubistchek, que pertencia o tradicional PSD (PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO), liderado em Itaporanga pelo Deputado Balduíno Minervino de Carvalho.

                           A eleição daquele ano fora bastante disputada, pois o clã PINTO influenciado pelo então Deputado Estadual Jonas Leite Chaves, da mesma família, que havia se elegido Deputado Estadual, com o maciço apoio da base eleitoral brejeira, principalmente da cidade da de Areia, terra natal de sua esposa, onde alí residia.

                            O fato é que Jonas já sonhava com a região polarizada por Itaporanga onde pretendia fixar o seu futuro reduto eleitoral, dada a visível decadência dos líderes Dr. Pitanga e também Dr. Balduíno, como sói acontecer com todo poder temporal. Assim, pois, o Deputado Jonas Chaves aproxima-se do Deputado Balduino Minervino de Carvalho e costura uma aliança em torno da candidatura do saudoso Sinval Mendonça Pinto, casado na família Pinto, com dona Valdeni filha do saudoso Belmiro Pinto. A coligação acertou e em 03 de Agosto de 1963 deu-se vitória esmagadora ao seu candidato, Sinval Mendonça, por sinal, administrou a cidade num ritmo nunca antes visto. A época Sinval Mendonça se destacou mais na pavimentação de ruas, calçou praticamente toda a cidade de Itaporanga é que havia apenas as ruas/avenidas principais, Marques de Herval, Horácio Gomes, Getulio Vargas, Pedro Américo, 13 de Maio, São José e a Santo Antonio apelidada de rabo da gata, além das adjacentes, em fase de expansão, Crizanto Pereira, Osvaldo Cruz, Argemiro de Figueiredo, Fósforo, Floriano Peixoto e Santos Dumont.

                         Por outro lado, o governo Sinval Mendonça nos deixou uma marca que representou o atraso de Itaporanga por um considerável tempo. É que nos idos de 1966/67 o Banco do Brasil criara uma agência a ser instalada em Itaporanga, pela sua  privilegiada localização geográfica, o centro de tudo e, por desinteresse do nosso saudoso Mendonça e da sociedade .como um todo, desatenciosamente deixou de arranjar um terreno para que o Banco comprasse e construísse sua agência. O empecilho para que Piancó arrebatasse a agência aquela cidade. Os políticos e empresários se reuniram e ofereceram em comodato um prédio que satisfazia as exigências do Banco, transferindo-lhe em comodato até que fosse construído o seu prédio próprio e assim aconteceu e o BB instalou sua primeira agência naqueles anos.

                     Isso me faz comparar com o que está acontecendo hoje com o Campus do IFPB,  assunto TRATADO NESSE MURAL AINDA HOJE. Mas o governo Sinval Mendonça foi marcante pela deflagração da Revolução de 31 março de 1964, iniciando, assim, o governo de exceção que perdurou até 1985, assunto que poderá ser tratado em outra oportunidade. Até a eleição de 1963 não havia essa desenfreada, inescrupulosa e agressiva corrupção à consciência do eleitor/cidadão na desenfreada compra de votos, prática em extinção na atualidade, dada enérgica fiscalização e conseqüente punição aos infratores.

PF em Boa Ventura


Departamento de Polícia Federal 

Funcionários e secretários da prefeitura municipal de Boa Ventura, no Vale do Piancó foram surpreendidos na manhã desta quinta-feira, 28, com uma visita inesperada: A Polícia Federal.

Os Policias foram primeiro a casa do prefeito e depos de alguns asssessores e foram todos para a prefeitura

Mais detalhes ainda hoje

www,portaldovale.net

Nadou, Nadou e Morreu na Práia.

Nadou, Nadou e Morreu na Práia
 ( Reynollds Augusto)

Eu também sou um entusiasmado “lutador” para que a nossa terra saia do adormecimento e escolha para si o que realmente interessa. Sabemos que na vida há o secundário e o prioritário. Universidade Federal, ou IFPB, é prioritário. Disso ninguém discorda.  E se discordar é que está flagrantemente adormecido ou não consegue divisar a jóia á sua frente.
Desde o início estava presente as tratativas para despertar às nossas autoridades, da real necessidade de que uma região, com mais de duzentos mil habitantes,  precisava se movimentar para instituir uma educação de um nível mais bem elaborado. Brigamos pela expansão da UFCG e conversa vai, conversas vêm, movimentos, discursos na praça do povo, com o povo, infelizmente, ausente; os “gaviões” da política presentes, em grande número, e no final morremos na praia. Não nadamos o suficiente e nos afogamos na nossa incúria, apatia da inconsciência.

Depois veio a nossa grande reitora MARLENE ALVES, orgulho dos nossos filhos, que tinha o anseio pessoal de trazer para Itaporanga, por sua posição geográfica, e por ser filha da terra, um campus da UEPB e, também, morremos na praia, devido à ilusão que os “gaviões” nos fizeram “beber”. Havia promessa até de vestibular próximo!

Os “céus” tocaram a presidente Dilma e, mais uma vez, por ser o centro do Vale do Piancó, Itaporanga foi escolhida para que o divisor de águas fosse estabelecido em nossa terra. Dinheiro em caixa.Faltava o terreno. A prefeitura, por meio do prefeito Djacir, doou. Faltava mais área, o governador, sabendo da potencialidade de Itaporanga, também doou. Virou lei, foi sancionada. Estamos quase chegando, estou vendo á frente, à ilha paradisíaca que nos trará a satisfação de proporção incalculável. Quando o IFPB aporta em qualquer cidade, novos tempos econômicos, intelectuais, surgem. A vida se torna bela.

Só falta a escritura. Só falta movimentação política.

Ou seja, não falta quase nada. Só falta compromisso.

É triste!

 Estamos morrendo na praia. E esse silêncio sepulcral dos setores sociais de Itaporanga, é mais triste ainda. Cadê os professores? Cadê os empresários?  E os nossos candidatos?  Cadê o prefeito? Onde estão os  Advogados? Essa é uma justa causa social.

Ridelson, meu amigo velho, o que está acontecendo?

Quem nos poderá arranjar um salva-vidas?

Quem nos fará acordar desse pesadelo?

Vamos nos afogar na ignorância e na inércia dos adormecidos?

Torço para que seja apenas um grito de desespero, infundado.

NÃO PODEMOS MORRER NA PRAIA.



PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO.

O RISCO IMINENTE...

O RISCO IMINENTE . . .
                                                ( Titico Pedro)

É profundamente preocupante o que está acontecendo com a nossa progressista Itaporanga de um passado digno de satisfação. Acompanho o desenvolvimento da cidade há décadas e posso testemunhar que nossa terrinha sempre buscou superar as dificuldades. Hoje assisto com insatisfação as dificuldades que continuam na área da educação, em todos os seus níveis. Escolas fechadas, estudantes tratados como animais em carrocerias de caminhões, camionetas e outros correlatos, sob o olhar complacente de uma população indiferente.

Na manhã de hoje fiquei deveras insatisfeito com o que está acontecendo com a nossa tão sonhada instalação do Campus do IFPB. Segundo me repassou hoje o nosso conterrâneo Doutor RIDELSON FARIAS, professor e membro do Conselho Administrativo desse Instituto Federal de Educação Cientifico e Tecnológico ou simplesmente Instituto Federal o IF/PB, o nosso Doutor Ridelson nos informa, com preocupação, que Itaporanga está fadada a perder o promissor CAMPUS daquele Instituto, que apesar de programado para instalar-se na terrinha, corre severo risco de ser redirecionado para outra localidade. que ofereça as condições mínimas para a instalação do empreendimento de tão significado marco para alavancar desenfreadamente o progresso do porvir.

O ano passado a nossa Presidente Dilma, dentro do seu plano de expansão dos cursos tecnológicos, para atender a demanda da explosão científica na área da informática, principalmente, criou em todo o Brasil centenas de Campi tecnológicos e a Paraíba foi contemplada com 05, entre outros, Itaporanga.

O custo e manutenção do Campus está a cargo do Governo Federal com a participação dos governos Estadual e Municipal, cuja contra partida seria a doação de um terreno com área mínima de 06 hectares, dotando-o de toda a infraestrutura condizente com o empreendimento. Assim, o nosso Governador Ricardo Coutinho e o nosso Prefeito Djacir Brasileiro, presentes a solenidade de lançamento do Programa, firmaram o compromisso de atender as exigências mínimas para concretização da implantação do campus. Isso foi solenemente divilgado pela nacional, estadual e local, através dos nossos radiofônicos.

O problema atual é inadmissível,  tratando-se de assunto que envolvem a comunidade itaporanguense que poderá sofrer o dissabor de tudo isso descer pelo ralo. É preciso que fiquemos atentos e bradarmos a quatro cantos desse risco que está prestes a acontecer para tristeza de todos nós.

É preciso que o Governo do Estado, através da sua Procuradoria Geral providencie a lavratura da Escritura Pública de Doação com o devido registro no Cartório Imobiliário de Itaporanga, da dona Ivete Pinto. O Prefeito tem responsabilidade sob esse ato pois, sabedor das exigências, não moveu nenhuma palhinha para que isso acontecesse,  além de providenciar o trabalho de adaptação do terreno ao IFPB, conforme já relatado.

É pois muito importante a mobilização popular para que Itaporanga e o Vale do Piancó, como um todo,  não venham a ser prejudicados. Basta o que aconteceu com o campus da UFCG que perdemos a falta de interesse dos nossos políticos. Quando falo assim é no sentido de atingir a todos indistintamente, ressalto apenas, a luta do Vereador Herculano Pereira por questão de Justiça. Nenhum outro prestou solidariedade ao pleito que perdemos por desídia, repito, dos nossos “politiqueiros” que não querem o desenvolvimento da educação em nossa terra.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Parabéns Dona Branca


Soneto de aniversário

Passem-se dias, horas, meses, anos
Amadureçam as ilusões da vida
Prossiga ela sempre dividida
Entre compensações e desenganos.

Faça-se a carne mais envilecida
Diminuam os bens, cresçam os danos
Vença o ideal de andar caminhos planos
Melhor que levar tudo de vencida.

Queira-se antes ventura que aventura
À medida que a têmpora embranquece
E fica tenra a fibra que era dura.

E eu te direi: amiga minha, esquece...
Que grande é este amor meu de criatura
Que vê envelhecer e não envelhece.
Vinicius de Moraes



O Portal do Vale, juntamente com a  família Rainério Brasilino tem a honra de compartilhar de mais um ano de vida desta criatura que nos é tão cara; 98 anos de plena lucidez e fortaleza.
Parabéns Dona Branca, muitas felicidades, luz, paz e que o Mestre lá de cima nos presentei com sua presença por muitos outros anos. 

Desejamos completo reestabelecimento de sua saúde e que volte logo ao nosso convívio.

Benvinda Maria Paula!!!

A equipe do Portal do Vale parabeniza o casal Paulo César e Aparecida pela tão esperada Maria Paula;
Uma luz de novos planos, de novos momentos, cheia de encantos e magias. 




Esta luz é o fruto de dois corações, é o mais novo ser do mundo; Um ser lindo e tão pequeno... 
Que veio para amar e ser amado. Anjinho cheio de glória, cheio de bençãos. 

A partir de agora esse anjinho vai aprender como saber viver no amor.
Seja bem vinda essa luz que acaba de nascer. E aos guardiões dessa luz nós desejamos... 
"Parabéns pelo Bebê!!!

Contra vontade do governo, Câmara eleva para 10% do PIB meta de investimento em Educação


A Câmara aprovou na noite passada o PNE (Plano Nacional de Educação). Pressionados por cerca de duas centenas de estudantes, os deputados injetaram no texto uma novidade que o governo gostaria de ter evitado. Fixou-se em 10% do PIB a meta de investimentos em educação. Coisa a ser atingida no prazo de dez anos. Passou por unanimidade.
Hoje, a educação é uma prioridade de gogó. O governo destina ao setor escassos 5,1% do PIB. Na primeira versão do PNE, enviada pelo Planalto à Câmara há um ano e meio, propusera-se a elevação do índice para 7%. Acossado, o governo admitiu subir para 7,5%. Espremido um pouco mais, topara, na semana passada, chegar a 8%. Aberta a fresta, os deputados foram aos 10%.
Conforme o texto que prevaleceu, o Estado será obrigado a destinar pelo menos 7% do PIB à educação nos próximos cinco anos. Depois, o percentual será elevado gradativamente até chegar aos 10% no horizonte de uma década. Aprovada numa comissão especial, a proposta segue direto para o Senado, sem passar pelo plenário da Câmara.
O ministro petê Aloizio Mercadante (Educação) manifestou-se por meio de nota. Escreveu que, do modo como foi aprovado, o projeto equivale a dobrar, “em termos reais”, os recursos destinados à educação nas três esferas de governo –municípios, Estados e União.
No governo federal, escreveu Mercadante, isso “equivale a colocar um MEC dentro do MEC.” O ministro traduziu os 10% numa cifra: para cumprir a meta, o governo teria de “tirar R$ 85 bilhões de outros ministérios para a Educação.” Nas palavras de Mercadante, “uma tarefa política difícil de ser executada.”
Se for aprovada também no Senado, a proposta irá à mesa de Dilma Rousseff, que poderá vetá-la ou sancioná-la. Na hipótese de vetar, Dilma corre o risco de tornar-se presidente de um paradoxo. O governo não cansa de jactar-se do fato de o Brasil ser, hoje, uma das mais vistosas economias do planeta. Ora, se é assim, por que não levar essa pujança às salas de aula?

Convenção homologou candidatura à reeleição da prefeita Maria Ducarmo

Evento foi no último domingo e manteve a chapa Ducarmo/Idácio

Por Redação da Folha

 O PSDB de Nova Olinda e mais quatro partidos (PMDB, PSD, PP e PT) realizaram convenção conjunta no último domingo, 24, e homologaram a chapa encabeçada pela prefeita Maria Ducarmo (PSDB), tendo como vice Idácio Souto, para concorrer à reeleição.

A convenção ocorreu no clube O Coqueiral e reuniu dezenas de pessoas, além de lideranças locais, entre as quais os vereadores que apóiam a reeleição de Ducarmo. A presidente da Câmara Municipal, Maria Eurides, também estava presente.

A chapa homologada no domingo é a mesma que venceu a eleição suplementar realizada em dezembro de 2009, após a cassação da então prefeita Maria Daguia. Ducarmo governa Nova Olinda há dois anos e meio, mas vai à luta por um segundo mandato.

 A coligação partidária também homologou doze candidaturas à Câmara Municipal. Mesmo tendo passado por trágico acidente há mais de 40 dias, quando perdeu a esposa, o jornalista Idácio Souto fez questão de estar presente ao evento, numa demonstração “de apreço e carinho pelo povo novolindense”, conforme enfatizou em seu discurso durante a convenção.  

Foto: Idácio Souto discursa durante convenção.

terça-feira, 26 de junho de 2012

STF marca sessões extras para julgar as ações que podem modificar regras da eleição de 2012


Às vésperas do recesso do meio do ano, que começa na sexta (29), o STF decidiu pisar no acelerador. Normalmente, os ministros dão expediente no plenário à tarde. Num esforço para limpar a pauta, decidiu-se realizar um par de sessões extraordinárias, no período da manhã.
Para a sessão matutina desta quarta (27), o ministro Carlos Ayres Britto, presidente do Supremo, pautou o jugamento de um lote de ações que, dependendo do veredicto, podem levar à alteração de regras que vigoram nas eleições municipais de 2012.
Na principal ação, o STF decidirá se o PSD, partido do vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia, criado pelo prefeito paulistano Gilberto Kassab no ano passado, tem ou não o direito de participar do rateio do tempo de propaganda partidária na tevê e no rádio.
Nesse processo, sete legendas que perderam quadros para o PSD pedem ao Supremo que negue às legendas novas como o PSD o acesso à vitrine eletrônica. São signatários da ação: DEM, PMDB, PSDB, PPS, PR, PP e PTB.
Pela lei, o tempo de propaganda é calculado conforme o tamanho da bancada de deputados federais eleita no último pleito. Como a última eleição ocorreu em 2010 e o PSD só foi criado em 2011, a legenda não poderia participar da divisão.
O problema é que Kassab e sua turma invocam o princípio da “portabilidade” dos votos. Por esse critério, os deputados que migraram para a nova agremiação teriam levado consigo os votos que receberam em 2010 nas legendas de origem.
A prevalecer esse entendimento, o PSD, dono de uma bancada de 52 deputados, passaria a dispor de uma respeitável janela na tevê e no radio. Algo que potencializaria as chances de seus candidatos e valorizaria o passe do partido nas composições com outras legendas.
A encrenca que envolve o PSD consta também de um processo que corre no TSE. Começou a ser julgado em abril. Quando o placar registrava 2 a 1 a favor do partido de Kassab, o ministro Dias Tofolli pediu vista dos autos.
Toffoli integra também os quadros do STF. É dele a relatoria da ação movida pelas sete legendas que podem perder nacos de tempo de propaganda para o PSD. Como as decisões do TSE estão sujeitas a recursos no Supremo, o ministro entendeu que o melhor é que a senteça do STF, por definitiva, venha à luz antes.
Noutra ação que será julgada nesta quarta, o PHS pede aos ministros da Suprema Corte que declarem a inconstitucionalidade do artigo da lei eleitoral que proíbe os partidos nanicos, sem representação na Câmara, de dispor de tempo no rádio e na tevê. Alega-se que essa regra impede os pequenos partidos de participar da eleição em condições de igualdade.
De resto, vai à mesa de julgamentos do STF um processo que trata dos chamados prefeitos “itinerantes”. Assim são chamados os gestores municipais que se aproveitam de uma brecha da lei para exercer mais de dois mandatos consecutivos.
A esperteza funciona assim: depois de usufruir de dois mandatos numa determinada cidade, o sujeito muda para o município vizinho e se candidata a prefeito pela terceira vez. Se eleito, concorre à re-re-reeleição e, com sorte, belisca um quarto mandato.
Discute-se no Supremo um caso concreto. O autor da ação chama-se Sidônio Trindade Gonçalves. Após comandar por dois mandatos a prefeitura da cidade amazonense de Alvarães (1997-2994), mudou-se para a vizinha Tefé. Ali, elegeu-se prefeito em 2004 e reelegeu-se em 2008.
Acionado por um adversário político de Sidônio, o TSE passou-lhe o quarto mandato na lâmina. Cassado, o prefeito recorreu ao STF. O ministro Luiz Fux negou-se a suspender os efeitos da decisão da Corte eleitoral. Agora, o caso será julgado em termos definitivos.

Onde Está a Verdade?

Onde Está a Verdade?
 (Reynollds Augusto)

Em primeiro lugar a verdade não está em coisas que divergem. Esse é o ponto básico de compreensão. Muitas verdades de cada um, são realmente verdades; e muitas verdades de outros, são flagrantes mentiras ou inverdades. A verdade das verdades reside na causa causal de tudo, que apelidamos de Deus, mas que está muito longe de nossa compreensão. Jesus nos indicou o caminho do equilíbrio, que é exatamente procurar a verdade, que ela nos libertaria.  

Pilatos tentou arrancá-la de mestre e ele calou-se. O homem não estava preparado para ouvir verdades, seria “atirar pérolas aos porcos”. Ele simplesmente emudeceu. Não que não sabia, é que naquele momento era improdutivo tentar explicar. Talvez, hoje, o antigo Pilatos seja um espírito mais bem preparado e já consiga divisar as  grandes verdades, que são as buscas de todos nós.

 Como o Espiritismo é filosofia, ele busca as verdades. Como é ciência, consegue provar que essas “verdades” são realmente verdades.  O professor Kardec ao codificar a Doutrina Espírita, que é Jesus de volta, disse que se a ciência tradicional provar que um ponto do espiritismo está errado devemos deixar esse ponto e seguir a ciência.  O danado é que, como verdades são verdades, até hoje não se conseguiu provar um único ponto do espiritismo que estava em erro. Nada de fora do espiritismo não há salvação, isso seria bobagem, fora do amor é que não há “salvação”, no sentido de evolução.

Um ambiente próprio que busca a verdade é a Justiça Comum, órgão do qual sou servidor. E a busca da verdade se faz premente nesse setor, para que se possa realizar a justiça, que não é apenas um valor. Cada advogado ao defender o seu cliente, tem a sua verdade própria, que na dança do contraditório, se esforça para fazer ver ao Estado-juiz, que o seu direito é o mais límpido. Como o ser humano é brigão e não consegue se dar por vencido, a verdade escolhida pelo Juiz, será submetida a outros órgãos, que em tese seriam mais experientes. Tudo para perseguir a certeza legal e a certeza factual.

A veneranda Joana de Angelis, espírito preparado, e que ao longo de suas inúmeras encarnações perseguiu a verdade e muitas dessas encarnações vivendo no seio da igreja católica, escreveu um livro, pelas mãos de Divaldo Franco, chamado “Em busca da Verdade”, que deveria ser um livro de cabeceira de todos aqueles que a perseguem. Há um, expressão interessante desse livro que transcrevo ao leitor e que serve de reflexão para as nossas vidas:

“...O objetivo essencial da existência humana, do ponto de vista psicológico, na visão Junguiana, é facultar ao indivíduo a aquisição da sua totalidade, o estado numinoso, que lhe faculta o perfeito equilíbrio ...”

A verdade está no equilíbrio e o ser humano precisa agir dizendo “sim, sim; não,não”.



Mas há uma certeza que não comporta recursos e não precisa de contraditório: Estamos todos “morrendo”, ou como dizem os espíritas, desencarnando, e nessa dança do tempo é preciso acertar os passos para não tropeçar no meio do caminho e não se alimentar das ilusões,  que “mata o espírito”.


Qual   é a sua verdade?