O Ministério da Saúde acatou o pedido do deputado Manoel Junior (PMDB) oficializado por meio da Indicação INC 2375/12, para tornar obrigatória a realização gratuita do exame de oximetria em recém-nascidos.
A indicação foi encaminhada ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha em março deste ano e recebeu parecer favorável da Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno e da Secretaria de Atenção a Saúde no final de maio.
Segundo o peemedebista, a oximetria é um exame indolor, utilizado para medir os níveis de oxigênio no sangue. O procedimento deve ser realizado antes da alta hospitalar, para detectar a presença de cardiopatia congênita grave que coloca em risco a vida da criança.
A técnica além de contribuir para o diagnóstico precoce de problemas cardíacos auxilia ainda, na avaliação da eficácia de manobras de reanimação. “Sem sombra de dúvidas, a oximetria é de fundamental importância para todos os recém-nascidos e vai resultar em ganho para o sistema de saúde público como um todo”, disse Manoel Junior.
Blog do Tião
0 comentários:
Postar um comentário