quinta-feira, 28 de junho de 2012

Misericórdia de Ontem, Itaporanga de Hoje


Misericórdia de Ontem, Itaporanga de Hoje.
O PLEITO ELEITORAL DE OUTRORA 
( TITICO PEDRO  )
                         
                      Seqüenciando os relatos acerca dos pleitos eleitorais em Itaporanga, hoje me vem à recordação dos idos de 1963, quando disputaram as eleições dois candidatos, de um lado, pela então UDN o Dr. Praxedes Pitanga, liderança reconhecida em toda a região valepiancoense. Aquele ano seria a última disputa do ex-deputado (federal e estadual) e prefeito por três vezes. Ainda predominava na memória dos itaporanguense a influência constante da tradicional família JENIPAPO cujo membro ilustre era o ex-governador (interventor), ex-deputado estadual e médico o Dr. José Gomes da Silva, que nas décadas 30/40 do século pretérito tinha bastante influência no Governo Revolucionário do Presidente Getúlio Vargas.

                            O que sabemos é que o Dr. Pitanga fora sucessor do Dr. Zé Gomes assumindo, assim, a liderança da família tradicional. Pois bem, a memória me faz recordar do pleito de 1963 quando foi a disputa, de um lado, o Dr. Praxedes Pitanga, pelo partido UDN (UNIÃO DEMOCRÁTICA NACIONAL), um dos principais partidos da república brasileira, época em que havia conseguido eleger o Presidente da República, o saudoso Jânio Quadros, sucessor do Presidente Juscelino Kubistchek, que pertencia o tradicional PSD (PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO), liderado em Itaporanga pelo Deputado Balduíno Minervino de Carvalho.

                           A eleição daquele ano fora bastante disputada, pois o clã PINTO influenciado pelo então Deputado Estadual Jonas Leite Chaves, da mesma família, que havia se elegido Deputado Estadual, com o maciço apoio da base eleitoral brejeira, principalmente da cidade da de Areia, terra natal de sua esposa, onde alí residia.

                            O fato é que Jonas já sonhava com a região polarizada por Itaporanga onde pretendia fixar o seu futuro reduto eleitoral, dada a visível decadência dos líderes Dr. Pitanga e também Dr. Balduíno, como sói acontecer com todo poder temporal. Assim, pois, o Deputado Jonas Chaves aproxima-se do Deputado Balduino Minervino de Carvalho e costura uma aliança em torno da candidatura do saudoso Sinval Mendonça Pinto, casado na família Pinto, com dona Valdeni filha do saudoso Belmiro Pinto. A coligação acertou e em 03 de Agosto de 1963 deu-se vitória esmagadora ao seu candidato, Sinval Mendonça, por sinal, administrou a cidade num ritmo nunca antes visto. A época Sinval Mendonça se destacou mais na pavimentação de ruas, calçou praticamente toda a cidade de Itaporanga é que havia apenas as ruas/avenidas principais, Marques de Herval, Horácio Gomes, Getulio Vargas, Pedro Américo, 13 de Maio, São José e a Santo Antonio apelidada de rabo da gata, além das adjacentes, em fase de expansão, Crizanto Pereira, Osvaldo Cruz, Argemiro de Figueiredo, Fósforo, Floriano Peixoto e Santos Dumont.

                         Por outro lado, o governo Sinval Mendonça nos deixou uma marca que representou o atraso de Itaporanga por um considerável tempo. É que nos idos de 1966/67 o Banco do Brasil criara uma agência a ser instalada em Itaporanga, pela sua  privilegiada localização geográfica, o centro de tudo e, por desinteresse do nosso saudoso Mendonça e da sociedade .como um todo, desatenciosamente deixou de arranjar um terreno para que o Banco comprasse e construísse sua agência. O empecilho para que Piancó arrebatasse a agência aquela cidade. Os políticos e empresários se reuniram e ofereceram em comodato um prédio que satisfazia as exigências do Banco, transferindo-lhe em comodato até que fosse construído o seu prédio próprio e assim aconteceu e o BB instalou sua primeira agência naqueles anos.

                     Isso me faz comparar com o que está acontecendo hoje com o Campus do IFPB,  assunto TRATADO NESSE MURAL AINDA HOJE. Mas o governo Sinval Mendonça foi marcante pela deflagração da Revolução de 31 março de 1964, iniciando, assim, o governo de exceção que perdurou até 1985, assunto que poderá ser tratado em outra oportunidade. Até a eleição de 1963 não havia essa desenfreada, inescrupulosa e agressiva corrupção à consciência do eleitor/cidadão na desenfreada compra de votos, prática em extinção na atualidade, dada enérgica fiscalização e conseqüente punição aos infratores.

1 comentários:

Amigo se possível divulga ai no seu site a matéria que está no blog 87noticias.blogspot.com

Uma das convenções mais democráticas do vale aconteceu na cidade de Pedra Branca, PTB homologou Anchieta para reeleição. Confira!

Geudo de Pedra Branca

Postar um comentário