O RISCO IMINENTE . . .
( Titico Pedro)
É profundamente preocupante o que está acontecendo com a nossa progressista Itaporanga de um passado digno de satisfação. Acompanho o desenvolvimento da cidade há décadas e posso testemunhar que nossa terrinha sempre buscou superar as dificuldades. Hoje assisto com insatisfação as dificuldades que continuam na área da educação, em todos os seus níveis. Escolas fechadas, estudantes tratados como animais em carrocerias de caminhões, camionetas e outros correlatos, sob o olhar complacente de uma população indiferente.
Na manhã de hoje fiquei deveras insatisfeito com o que está acontecendo com a nossa tão sonhada instalação do Campus do IFPB. Segundo me repassou hoje o nosso conterrâneo Doutor RIDELSON FARIAS, professor e membro do Conselho Administrativo desse Instituto Federal de Educação Cientifico e Tecnológico ou simplesmente Instituto Federal o IF/PB, o nosso Doutor Ridelson nos informa, com preocupação, que Itaporanga está fadada a perder o promissor CAMPUS daquele Instituto, que apesar de programado para instalar-se na terrinha, corre severo risco de ser redirecionado para outra localidade. que ofereça as condições mínimas para a instalação do empreendimento de tão significado marco para alavancar desenfreadamente o progresso do porvir.
O ano passado a nossa Presidente Dilma, dentro do seu plano de expansão dos cursos tecnológicos, para atender a demanda da explosão científica na área da informática, principalmente, criou em todo o Brasil centenas de Campi tecnológicos e a Paraíba foi contemplada com 05, entre outros, Itaporanga.
O custo e manutenção do Campus está a cargo do Governo Federal com a participação dos governos Estadual e Municipal, cuja contra partida seria a doação de um terreno com área mínima de 06 hectares, dotando-o de toda a infraestrutura condizente com o empreendimento. Assim, o nosso Governador Ricardo Coutinho e o nosso Prefeito Djacir Brasileiro, presentes a solenidade de lançamento do Programa, firmaram o compromisso de atender as exigências mínimas para concretização da implantação do campus. Isso foi solenemente divilgado pela nacional, estadual e local, através dos nossos radiofônicos.
O problema atual é inadmissível, tratando-se de assunto que envolvem a comunidade itaporanguense que poderá sofrer o dissabor de tudo isso descer pelo ralo. É preciso que fiquemos atentos e bradarmos a quatro cantos desse risco que está prestes a acontecer para tristeza de todos nós.
É preciso que o Governo do Estado, através da sua Procuradoria Geral providencie a lavratura da Escritura Pública de Doação com o devido registro no Cartório Imobiliário de Itaporanga, da dona Ivete Pinto. O Prefeito tem responsabilidade sob esse ato pois, sabedor das exigências, não moveu nenhuma palhinha para que isso acontecesse, além de providenciar o trabalho de adaptação do terreno ao IFPB, conforme já relatado.
É pois muito importante a mobilização popular para que Itaporanga e o Vale do Piancó, como um todo, não venham a ser prejudicados. Basta o que aconteceu com o campus da UFCG que perdemos a falta de interesse dos nossos políticos. Quando falo assim é no sentido de atingir a todos indistintamente, ressalto apenas, a luta do Vereador Herculano Pereira por questão de Justiça. Nenhum outro prestou solidariedade ao pleito que perdemos por desídia, repito, dos nossos “politiqueiros” que não querem o desenvolvimento da educação em nossa terra.
0 comentários:
Postar um comentário