Por EDILMO
Sempre é bom se conectar ao programa TITICO EXPLICA, levado ao ar pela rádio comunitária Boa Nova FM, na frequência 87,9 mzh, e na rede mundial de computadores no site www.radioboanovafm.net. O programa de ontem foi de uma oportunidade ímpar. É que o radialista Célio Sousa, de Diamante, presente ao programa questionou o apresentador Dr. Titico Pedro acerca da possível instalação do campus do IFPB para Itaporanga. O responsável pelo TITICO EXPLICA dissecou em detalhes mínimos a real situação do Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, o IFPB.
Se existe pessoas ligadas ao processo de implantação do Campus do IFPB o Dr. Titico está entre elas. É que ele vem na luta inglória da instalação do Campus da UFCG que não vingou por uma série de complicações entre estas a força política de Itaporanga e do vale do Piancó como um todo. Faltou garra das improdutivas forças políticas da região. Fugindo da afirmativa de que toda regra há uma exceção, no caso da educação, do ensino público de qualidade para Itaporanga e região, não titubeio em afirmar que nenhum político, incluo do cabo eleitoral ao detentor de mandato, no âmbito de Prefeito a Vereador, ninguém, nenhum deles se interessa em reinvidicar para a nossa gente uma escola de nível superior ou equiparado, preferencialmente pública.
Nesse sentido a própria população contribui para que o caos aconteça. É muito raro se ouvir alguém do povo levantar a voz reivindicando a busca desse benefício que representa a maior e melhor conquista para qualquer nação, região ou município. Diferente e bem diferente do nosso povo itaporanguense acontece nas outras regiões geopolíticas. A cidade de Sumé, no Cariri paraibano conseguiu que se instalasse um Campus da UFCG naquela cidade. Foi aquele povo unido que mobilizou a classe política local e esta pressionada soube muito bem, usando do efeito dominó, chegar até a Presidência da República e finalmente tiveram êxito.
Aqui é diferente. Não há unidade nem da imprensa, nem dos blogueiros que já é considerados uma força na internet. Aqui tudo é fantasia. A politicagem sobrevive vinte e quatro horas initerruptamente. Procuram confundir a coletividade. Eu vejo com preocupação a malsinada insinuação de um dos comentaristas que assina uma coluna, descaradamente, tentando levar a opinião pública fatos distorcidos com o nosso IFPB.
É lamentável o que dizem por aí. Ontem o Dr. Titico dissecou muito bem os fatos, a história do processo de implantação do Campus do IFPB. Se houve negligência e atraso no início da construção do prédio que abrigará a Escola do IFPB os responsáveis chamam-se Doutor Ricardo Coutinho e Doutor Djacir Brasileiro. Os dois foram omissos, indiferentes, desinteressados, pois em outubro de 2011, assinaram um TAC assumindo o compromisso de doarem um terreno com área mínima de cinco (05) hectares e dotando-o de todo um processo de infra estrutura adequado para construção do Campus.
Isso só veio acontecer às vésperas do encerramento do prazo (05 de julho) para que o IFPB, de posse do documento que lhe garanta domínio sob o terreno. É fato que o terreno fora legalmente doado, também é fato que o documento chegou já nos últimos momentos, extemporâneo, praticamente.
Agora fica mais difícil. Os recursos já não são os mesmos. A perspectiva já inspira cuidados outros. O Governo já está a concluir o seu primeiro biênio. Outros compromissos virão. O trem está passando e os viajantes dormindo na estação e não se acordam, perdendo a locomotiva. Só em outra ocasião imprevista.
Coitados os zés da silva. Por mais uma descuidada atenção correm risco de continuarem a conviver com o analfabetismo por vontade dos inconsequentes Djaci’s, Berguinho’s, ‘Sousa Neto’s.
É lamentável. Mas da nossa parte resistiremos. Um dia outros “Luzia da Silva”, “Titico Pedro”, ‘Reynolds’ surgirão e como o Grande Gandhi, venceremos essa luta, essa batalha. IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS DO IFPB EM ITAPORANGA JÁ!!!!!!!!!!... Voce poderá entrar nessa. Vem! a hora é agora.
0 comentários:
Postar um comentário