terça-feira, 3 de julho de 2012

Filme de Breno Silveira é destaque no centenário de Luiz Gonzaga



São 58 CDs, que começam a chegar às lojas em setembro. A Sony, que detém o catálogo da RCA – pela qual Luiz Gonzaga gravou a maior parte de sua obra –, também negociou com a EMI, detentora dos direitos da Odeon, para relançar toda a discografia do rei do baião.

Há um revival de Gonzagão, o sanfoneiro do Brasil, aproveitando que em dezembro, dia 13, comemora-se o centenário de seu nascimento. Antes disso, em outubro, Breno Silveira lança Gonzaga, de Pai para Filho.
Prepare seu coração, porque o que vem aí não é pouca coisa. Você pode ter um gostinho do que será Gonzaga, o filme, vendo o vídeo promocional na internet. São imagens impactantes. O diretor Breno Silveira diz que fez o seu longa mais forte. Há sete anos que Gonzagão o assombra. Tudo começou quando ele recebeu, de duas mulheres, um bilhete e uma caixa. "Sabemos que você não quer mais fazer biografias, mas ouça estas fitas".
A primeira fita era um depoimento de Gonzaguinha, gravado quando ele rumava para o enterro do pai. Gonzaguinha revivia a difícil relação que teve com Gonzagão. Diz que está adentrando um sertão que desconhece. E, olhando pela janela do carro, vê a lua. "O velho Lua (como Gonzagão era chamado) está velando por mim". Breno admite que se emocionou. As outras fitas registravam um diálogo de Gonzagão com Gonzaguinha. Trata-se de um acerto de contas no qual aflora o grande tema – Gonzaguinha era ou não filho biológico? "Não importa se meu sangue corre em suas veias ou não. Você é meu filho", diz Gonzagão.
No filme, Gonzaguinha é interpretado pelo gaúcho Júlio Andrade. O ator queria muito o papel porque seu pai era louco por Gonzaguinha. De pai para filho. E Gonzagão? Breno optou por dois atores, um na fase jovem (Land Vieira), outro maduro (Nivaldo Expedito de Carvalho, o Chambinho, selecionado entre 5 mil sanfoneiros que atenderam ao chamado para teste). Cinco mil! Chambinho canta e toca, mas Breno permitiu-se uma licença poética.

Rádio Diamante FM

0 comentários:

Postar um comentário