quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Ministro Padilha apresenta políticas de saúde em encontro com gestores municipais


Clique aqui para baixar o áudio da matéria
Para fazer o download do arquivo de áudio, clique com o botão direito do mouse e selecione "Salvar Destino Como..."

Roteiro:

Tempo do Áudio - 1min43seg
LOC/REPÓRTER: O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou nesta terça-feira do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas. Durante o evento, o ministro falou aos gestores sobre as principais políticas desenvolvidas pelo Ministério da Saúde. Ele frisou a responsabilidade dos municípios em oferecer serviços essenciais para a população.
TEC/SONORA: ministro da Saúde, Alexandre Padilha
"É levar saúde com qualidade para o bairro onde as pessoas vivem, mais perto de onde elas vivem e moram. Porque nós acreditamos que o SUS tem que ter uma obsessão que é a qualidade no atendimento. Nós temos que levar padrões de qualidade no atendimento desde a Atenção Básica."
LOC/REPÓRTER: O ministro incentivou ainda os municípios que precisam de médicos a se inscreverem no Provab, Programa de Valorização da Atenção Básica.
TEC/SONORA: ministro da Saúde, Alexandre Padilha
"Nós precisamos fazer um grande esforço para levar médicos para as cidades do interior e para a periferia das grandes cidades. O Provab vem para isso, o médico que participe desse programa, se ele ficar um ano em uma cidade do interior, ou nas periferias das grandes cidades, supervisionado por uma universidade, for bem avaliado ele ganha dez por cento na hora de prestar uma especialidade médica como cirurgia, radiologia, dermatologia com estímulo para esse médico. Outros países também fizeram isso para estimular a presença de médicos nessas regiões."
LOC/REPÓRTER: Os prefeitos de cidades que também querem fazer parte do programa e receber a colaboração desses profissionais de saúde também devem fazer a inscrição. O prazo para adesão dos municípios termina dia primeiro de fevereiro. Já para a inscrição dos médicos, o prazo acaba no dia 5 de fevereiro. O Provab oferece bolsa no valor de oito mil reais por mês, que será paga integralmente pelo governo federal e não mais pelos municípios onde eles vão trabalhar. Os médicos e os municípios interessados devem fazer a inscrição pelo site: provab2013.saude.gov.br. 
Reportagem, Amanda Mendes

0 comentários:

Postar um comentário