Foi em 2006, quando era prefeito de nossa cidade o sr. Antonio Porcino; mas precisamente, no dia 08 de janeiro, na véspera do aniversário da cidade que a prefeitura resolveu fazer festa apenas dia nove.
Como era intimo do prefeito eu questionei: - Antonio, no teu primeiro ano de governo, quando não sabias como andava as finanças da prefeitura e já tendo apouco realizado o Reveilon, fizestes dois dias de festas, não se justifica que as comemorações do dia da cidade se resumam a apenas um dia e principalmente porque o dia nove e uma segunda-feira.
O prefeito então questionou: - Qual é a tua idéia?
Foi aí que falei: - Se a prefeitura contratar fulano e cicrano, que tocam até enterro pra ela, vai gastar cerca de R$4.000 (quatro mil reais), se contratar qualquer banda de Patos, por pior que seja, pagarás, no mínimo, o mesmo preço. Dê-me metade deste dinheiro, que faremos a festa.
Então reuni oito grupos musicais de nossa terra e expus minha idéia que de pronto foi aceita por todos, inclusive teve deles que me falaram que tocariam de graça só pelo de estar se apresentando na Getúlio Vargas, no palco principal e com um som a altura e se apresentando na sua própria cidade, era motivo de orgulho para qualquer um.
A festa foi um sucesso, tendo início as oito horas e indo até quase amanhecer o dia, sem o publico arredar o pé da avenida, algumas pessoas, ainda torceram contra e fizeram tudo para a festa não dar certo, mas nada adiantou, o show foi um sucesso.
Desta simples idéia e com o apoio irrestrito de Porcino, nascia em 2011 o FICA, vizando oportunizar a todos, um mostra do que melhor sabem fazer. O Fica tornou-se uma vitrine para expor ao mundo o que de melhor fazemos.
Nesta terceira edição, prestamos uma justíssima homenagem aquele que tornou viável, a concretização desta idéia: Antonio Porcino Sobrinho, que sempre elevou o nome de Itaporanga, aonde quer que fosse, pelos rincões mundo afora.
Esta é a razão porque o evento cresça a cada ano e agora que já está no calendário festivo da Prefeitura Municipal e com o apoio da Câmara Municipal e do Comércio, Indústria e Serviços itaporanguenses, o festival só tem a ganhar.
Queremos agradecer penhoradamente a todos que, de uma forma ou de outra, contribuíram para a realização do III FICA, que não é meu, não é seu, não é de ninguém... É de Itaporanga. Meu muito obrigado a todos!




0 comentários:
Postar um comentário