Ele trabalha na cidade há 13 anos
Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - O garçom itaporanguense Lavoisier Clementino de Sousa (foto), de 30 anos, foi eleito no sábado passado, 30 de novembro, vice-presidente do sindicato estadual da categoria, na chapa encabeçada pelo atual presidente, o pessoense Lourival Pessoa Neto, 62, que conseguiu ser reeleito para mais um biênio. A eleição ocorreu no hotel Cabo Branco, em João Pessoa. Dos 60 filiados que o sindicato possui, 50 deles votaram, sendo que 70% escolheram a chapa Lourival/Lavoisier.
Lavoisier começou a trabalhar como garçom no ano de 2000 aqui mesmo em Itaporanga. Dois anos depois foi para João Pessoa, onde ficou até 2007 atuando em vários restaurantes da capital. Foi em um deles que conheceu Lourival, que o levou a se filiar ao Sindicato dos Garçons e Garçonetes da Paraíba. Já neste ano, veio o convite do presidente para Lavoisier disputar o pleito na chapa encabeçada pelo amigo, e, de pronto, o garçom aceitou.
De volta à terra natal, Lavousier continuou a desempenhar a profissão que escolheu como meio de vida em bares, restaurantes e eventos sociais. Atualmente, ele é funcionário de um hotel na cidade. “Eu gosto de trabalhar como garçom, me sinto realizado, apesar do pouco reconhecimento salarial”, enfatizou ele, demonstrando amor pelo que faz.
Lavousier disse que as principais bandeiras que serão defendidas pelo sindicato dizem respeito a melhorias do salário dos garçons e garçonetes na Paraíba. “Vamos lutar, por exemplo, para que seja implantado o piso salarial de R$ 910,00 com carteira assinada para uma jornada de 40 horas semanais”, como já acontece em São Paulo e outros estados.
Ele revelou que outra luta do sindicato, que foi fundado em 1980, será pela aprovação do Projeto de Lei Complementar 201/2012 do Senado. A proposta prevê aposentadoria especial para garçons e garçonetes com 25 anos de contribuição à Previdência.
A posse de Lavoisier e do presidente será na noite do dia 4 de janeiro de 2014 na sede do sindicato, que fica localizado no bairro Cabo Branco, na capital,



0 comentários:
Postar um comentário