terça-feira, 4 de junho de 2013

2ª Conferência Municipal de Educação em Diamante atraiu dezenas de educadores e alunos. Confira!



Na 2ª Conferência Municipal de Educação de Diamante, realizada nessa segunda-feira, 3, a secretária Claudiana Diniz, professores e sociedade civil como um todo não debateram apenas os desafios que têm pela frente na melhoria da qualidade da escola e do ensino, mas também os avanços já conquistados.

Entre esses avanços está o novo Plano de Cargo, Carreira e Remuneração do magistério de Diamante.



Feito em consonância com os próprios trabalhadores em educação e já sancionado pela prefeita Marcília Mangueira, ele representa um expressivo aumento salarial para os 83 professores municipais, o que já vai aparecer no pagamento deste dia 10, segundo a secretária.




Além de adequar o salário do magistério municipal ao piso nacional, que é de 1.175,00 para 30 horas/aula e a instituição de gratificação por tempo de serviço e produtividade, ouve também um aumento percentual considerável: professores graduados tiveram um reajuste de 10%, enquanto pós-graduados de 15%. Mestrado ficou 25% e doutorado com 30%.

O quinquênio vai possibilitar um aumento salarial de 5% a cada cinco anos de serviço prestado pelo professor, enquanto a GDM (Gratificação por Desempenho do Magistério) vai pagar 10%. Somando tudo, é possível que o reajuste supere 30% para grande parte dos professores, conforme Claudiana.



“Sem dúvidas, temos muitos desafios a enfrentar, mas já avançamos muito nesses cinco meses de gestão, com importantes conquistas para nossa educação e valorizando os seus profissionais, o que é um objetivo da prefeita Marcília e um desejo que sempre tive de contribuir com o desenvolvimento educacional de Diamante”, comentou Claudiana Diniz.
O evento aconteceu no Auditório do Centro Integrado de Educação, e contou com dezenas de educadores, alunos e populares.

A Prefeita Marcília Mangueira, ao fazer o uso da palavra disse aos professores ali presentes que foi elogiada pelo Governador do Estado durante conversa no último sábado em Itaporanga, que segundo RC ele teria tomado conhecimento da qualidade oferecida pela Prefeitura nos últimos meses aos professores do município.
Marcília ainda falou que a luta por uma educação de qualidade, é algo que sempre estará à frente em suas reivindicações. 
A conferência foi iniciada às 10hs com a formação da mesa. Em seguida foi feita a apresentação da coordenação executiva da Conferência, Leitura e aprovação do regimento da conferência e a conferência Magna a partir dos eixos temáticos:

EIXO I – O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: ORGANIZAÇÃO E REGULARIZAÇÃO;

EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS;

EIXO III – EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE;

EIXO IV - QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO, PERMANENCIA, AVALIAÇÃO, CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM;

EIXO V – GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL;

EIXO VI – VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, REMUNERAÇÃO, CARREIRA E CONDIÇÕES; 

EIXO VII – FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO, GESTÃO, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL DOS RECURSOS.

Ocorreu, ainda, plenárias dos eixos temáticos discutidos, formação dos grupos temáticos para apresentação e deliberação de propostas e Eleição dos Delegados de Diamante para a Conferência Intermunicipal de Educação.
                                                                                                                                      DiamanteOnline

0 comentários:

Postar um comentário