sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Uti, Non Abuti

Por Jesus Soares da Fonseca


Na antiga Roma, na Roma dos Imperadores costumava-se dizer: Uti, non abuti ou seja, Usar, mas não abusar. Em nome da liberdade de expressão, ou mesmo abusando desta mesma liberdade, a Mídia, principalmente a televisiva, vem, de algum tempo para cá, menoscabando a cidadania brasileira a seu bel prazer aproveitando-se, muitas vezes, da ingenuidade cultural de grande parte de nossa sociedade. 

Houve tempo, e não vai muito longe, em que grandes humoristas nos brindavam com muita inteligência, fazendo-nos rir, enchendo nossos momentos de alegria, através de suas saudáveis piadas em seus programas ricos de comicidade sem, em nenhum momento, ferirem a susceptibilidade alheia, sem desrespeitarem quem quer que fosse, sem procurarem agredir moral ou psicologicamente o seu Próximo. Artistas do riso, como o mestre Chico Anísio, Oscarito, Ronald Golias, Zé Trindade, Grande Otelo, Lúcio Mauro, e tantos outros, plantaram seus nomes na história do HUMOR sem a necessidade de humilharem o seu Semelhante, sem procurarem fazer apelos baratos e irritantes como meio de sobressaírem, de galgarem algum degrau no Mundo do Riso. 

Em tempos atuais, programas são exibidos na telinha com indivíduos destituídos de qualquer senso de humor, forçando a barra a três por quatro, desrespeitando as pessoas com piadas esdrúxulas sem qualquer veia cômica, um tipo de humor sujo, decaído, malévolo, em determinadas vezes, mas, que pode arrancar risos de uma plateia incauta levada, até mesmo, por indivíduos pagos para arrastá-la em sorrisos. É como diz o provérbio latino: Risus abundat in ore stultorum – O riso permeia os lábios dos insensatos. Meu avô materno, Ábdon Leite da Costa Guimarães, conhecedor do Latim, traduzia com se fosse: Muito riso é sinal de pouco siso!

No mundo inteiro, o gesto de doar é visto como algo sublime, principalmente no tocante a doações de órgãos humanos que têm salvado vidas e mais vidas. Doações como as de Córnea têm dado alegria de viver não só àqueles que perderam a visão, em função de uma ceratocone, como também aos familiares, ao grupo de amigos, etc. Mas, uma que se torna mais sublime ainda é a doação de Leite Materno, gesto de generosidade que tem salvado vidas de pequeninos Seres Humanos. O leite humano, como é sabido, protege a saúde do bebê em função do seu rico conteúdo, composto de nutrientes, sais minerais, necessários aos primeiros meses de vida da criança, além de proteger contra infecções, alergias e outros danos da espécie. O Banco de Leite Humano incentiva noite e dia as doadoras deste líquido precioso.

São poucas as doadoras espalhadas pelo País que, com gesto de amor, beneficiam muitas crianças cujas mães não podem, por motivos vários, amamentarem seus filhos recém-nascidos. Ainda há muitas mulheres que, por ignorância, não praticam este gesto magnífico, talvez por julgarem que faltará leite para seu bebê. Entretanto, sabemos que o leite doado é o excedente, aquele que o filho não consegue mamar todo. A doação de leite materno é saudável à mulher, pois evita dores musculares, o empedramento, muitas vezes, febre, sem contar que estimula a produção de leite, é a teoria do uso e do desuso em funcionamento. 

Pois bem, o pobre, o paupérrimo, o medíocre apresentador do Programa AGORA É TARDE da Bandeirante, um tal de Danilo Gentili, caiu na “esparrela” ao tentar denegrir o trabalho de uma destas voluntárias do Leite. Este indivíduo, sem formação alguma, formado talvez em jornalismo só Deus sabe como, querendo provocar o riso de uma plateia, já de antemão preparada para emitir sorrisos por tudo que ele diz, fez declarações ridículas e comparações imbecis, dignas mesmo de um reles aprendiz de palhaço, sobre a Técnica em enfermagem Michele Maximino, a maior doadora de Leite Materno do Brasil, inclusive já tendo doado mais de 350 litros de leite.

O programa aconteceu em 3 de outubro passado e, nele, o energúmeno apresentador teve a desfaçatez de comparar a doadora a Kid Bengala, um indivíduo de filmes pornôs. Vejam o que ele falou: “Em termos de doação de leite, ela está quase alcançando o Kid Bengala”, referindo-se ao ato de masturbação praticado nos filmes pornôs pelo ator. Não satisfeito com o chulo, seu companheiro de Programa, Mansfield, exibiu uma foto de Michele e comentou o seguinte disparate: "aquilo não era uma ‘espanhola´, mas uma América Latina inteira”, comparando, assim, os seios da enfermeira aos de uma vaca. 

Segundo o esposo da enfermeira, ela ficou tão chocada com as comparações indecentes que a produção do leite, em uma das mamas, secou. Sendo uma pessoa muito sensível ela se fragilizou psicologicamente. Os filhos se tornaram alvos de chacota, de zombaria, ainda mais porque ela reside em Quipapá, no agreste pernambucano, cidade do interior, onde todo mundo se conhece. Além desse crime, o senhor Gentili abusou do uso da foto da doadora sem sua autorização e ainda tentou fazer graça, dizendo que queria vender o leite da doadora, tendo em vista que ela já o comercializava. É muita cretinice! Uma pessoa que viaja, juntamente com o marido, todos os dias, de Quipapá a Caruaru, num percurso de 80 quilômetros para doar seu Leite ao Hospital daquela cidade, ser comparada a uma mercenária, é de doer!

“ A amamentação é muito influenciada pela condição emocional da mulher e pela sociedade em que ela vive. Por isso, o apoio do companheiro, da família, dos profissionais de saúde, enfim, de toda a sociedade é fundamental para que a amamentação ocorra sem complicações”

Esta é, então, a razão pela qual a produção de leite materno de Michele caiu em quase 50%. E quem vai ser prejudicado com isto é o Hospital de Caruaru, são as criancinhas que necessitam do leite para sobreviverem. 

Ela já entrou na Justiça por danos morais. A Juíza da Segunda Vara de Olinda deferiu, por meio de uma Liminar, que todo conteúdo de caráter ofensivo seja retirado da Internet pela Band. E que acontecerá a Danilo Gentili e ao seu insulso Programa? Nada! Procurado pela reportagem, ele simplesmente falou que não se pronuncia sobre assuntos judiciais. Até hoje, 31 de outubro de 2013, o Programa AGORA É TARDE, em sua íntegra, continuava no ar, no site da Emissora.

0 comentários:

Postar um comentário