Este domingo 1º de Dezembro é um dia mais que especial para toda a população boaventurense, já que a data marca a passagem dos 52 anos de Emancipação Política do Município. Boa Ventura é dotado de qualidades, além de possuir o melhor índice de tranquilidade de toda a microrregião do Vale do Piancó.
Especial abaixo:
Vila de São Boa Ventura, fundada em 29 de dezembro de 1773, sendo seus fundadores o coronel Francisco Diniz, com seu genro e filha, o alferes Luiz Pinto de Sousa e Maria de Oliveira Dutra conhecida como Maria Baraúna, vindos do Estado de Alagoas, invadindo vários quilômetros de terra, tornado-se donos absolutos.
Maria Baraúna mulher forte e corajosa de tradição religiosa, mandou preparar o terreno para construção de uma capela que foi feita pelo mestre Zelinho no ano de 1781, o altar foi feito em forma de um ferro de engomar onde foi colocada uma imagem de Nossa Senhora da Conceição comprada em Portugal, onde existe até hoje.
Certo dia no pequeno povoado de são Boa Ventura, uma grande boiada quebrava a tranquilidade dos habitantes daquele lugar e aos poucos a pequena ruazinha foi invadida pela chegada da grande boiada destinada a Dona Donária Leite, a frente vinha o jovem rapaz, de boa aparência com seus trinta anos aproximadamente, alvo, olhos vivos e azulados era José Cavalcante de Lacerda Zuza, conhecido por Zuza Lacerda das Brusca, caindo de imediato nas graças de Donária Leite sendo contratado para ser o seu vaqueiro, vindo a ser coronel da guarda nacional.
Fez fortuna rápido, para ele o poder maior era o seu gatilho, possuía seu exército particular, enfrentava a força pública estadual ou federal.
Em um momento de raiva, para vingar-se do presidente da província que o havia contrariado, deu o grito de independência, criando a República das Estrelas tornando livre do Brasil, toda região de São Boa Ventura até os limites do Estado de Pernambuco, fazendo de Boa Ventura a Capital da nova República.
A pequena cidade teve sua emancipação política em 1º de dezembro de 1961, onde recebeu o nome de Boa Ventura. Localizada no Alto Sertão paraibano a 430 km da capital, com uma população superior a 7.000 habitantes, gente simples e humilde, mas de uma bravura e amor invejável pela sua terra.
Veja a primeira mensagem chegada a redação do Portal DiamanteOnline:
Parabéns Boa Ventura... cinquenta e dois anos. Muita coisa aconteceu durante este tempo, mas a luta e o trabalho de alguns de seus filhos ainda permanecem altaneiras.
Lembrar e homenagear Cláudio Cavalcanti de Arruda nesse momento se faz mister, indispensável. Ele lutou pela emancipação de sua cidade, foi seu primeiro prefeito eleito. Apaixonado por sua terra Cláudio Arruda inoculou no seu filho Fábio Arruda o mesmo amor e morreu dizendo "Boa Ventura".
Com esse amor introduzido em seu coração pelo pai, Fábio Arruda, seguindo o exemplo de seu "mestre" governou com competência o seu município no período compreendido entre 1997 e 2004 e marcou sua administração com obras como o Ginásio de Esportes o Arrudão, O Estádio de Futebol O Wilsão, Construção de Casas Populares na zona urbana e na zona rural (Conjunto Flávio Arruda e Dinamérico Pinto); abastecimento de água nas comunidades rurais a exemplo das Queimadas, Lages, Cabaceiras, Ranchinho,
Várzea da Cruz, Angicos II, Alto dos Coelhos, Tamanduá dos Madalenas, Lages; construção de açudes nas Queimadas, Povoado Gomes, Serrinha; Lages, Tiro; Ranchinho, Angicos e Espadilha; recuperação de estradas, construção de passagem molhada em Capoeira dos Santos, Espadilha; telefonia celular na zona rural; recuperação do Posto Médico dos Gomes; perfuração e construção de poços no Caldeirão, Cabaceira, Lagoa Seca, Genipapeiro, Chatinha; transporte escolar; eletrificação do Conjunto Dinamérico Pinto, recuperação de
estradas; construção de caixas d'água, construção de calçamento em várias ruas da cidade, recuperação de escolas; reciclagem de professores; assistência social ; resgate do sentimento cívico com a implantação do Desfile da Independência (07 de setembro); construção e arborização da Praça Cláudio Arruda; aquisição de veículos como ambulâncias e vans ; arborização das praças e logradouros públicos isso sem contara na imensa gama de serviços e apoio a comunidade como um todo isso num período em que TUDO era muito difícil não havia os programas sociais que existem atualmente.
E esse amor pela sua terra e por seu povo cresce dia após dia no coração de Fábio Arruda.
Parabéns Boa Ventura, que DEUS abençoe teu destino e encha os teus filhos de bênçãos.
Fábio Cavalcanti de Arruda e Família.
Segunda Mensagem:
Boa Ventura 52 anos de Emancipação Política. Uma terra de valores inestimáveis, de uma gente guerreira e batalhadora que acredita em seus sonhos e valoriza suas conquistas.
Hoje é uma data especial, nossa cidade completa mais um ano, o nosso foco é a valorização do ser humano, para isto, fizemos um governo democrático e participativo investindo maciçamente na educação dos nossos filhos, que hoje desfrutam de boas escolas com professores capacitados.
Trabalhamos pela saúde, pois acreditamos que é na saúde que se revela todas as conquistas. A nossa cultura, esporte e lazer recebeu grande impulso nos últimos meses, resgatando a autoestima do povo que hoje sente orgulho em dizer: EU SOU BOAVENTURENSE!
A nossa cidade hoje é exemplo de limpeza, de cuidado, pois é aqui que moramos e queremos vê-la cada vez mais bela. Tivemos um ano difícil, mas com as bênçãos de Deus e apoio do nosso povo realizamos muito. Nunca abandonamos o lugar em que nascemos e escolhemos para nele morar, a todos o e ao município os meus sinceros parabéns.
Miguel Estanislau Filho e Família.
O espaço está aberto, mande a sua mensagem e a sua foto!
DiamanteOnline
0 comentários:
Postar um comentário