Instruir ou educar? (Manoel Ferreira)
A partir das duas últimas décadas do Século XX, o processo educacional brasileiro, vem se tornando objeto de discussão, não somente por parte de alguns governantes comprometidos com o resgate de tão significativo instrumento de desenvolvimento integral do indivíduo, mas sobretudo, devido a mobilização de uma considerável parcela da sociedade que não mais permite a continuidade da indiferença e do descaso que perduram, desde o período da colonização.
Os Referenciais Curriculares Nacionais, já apontam uma efetiva preocupação pela abordagem de nossa realidade histórica e social, bem como, pela conscientização da necessidade desse processo contínuo de socialização; quer estejamos inseridos na escola, no ambiente de trabalho, no templo religioso, em nossa agremiação etc.
Contudo, saibamos diferençar os vocábulos “instruir” e “educar”. No meio acadêmico, aprendemos que “instruir”, implica em esclarecer ou ensinar como alguém deve fazer alguma coisa... enquanto que “educar”, é um ato intencional, deliberado e metódico que os indivíduos praticam uns sobre os outros.
Sendo que não poderíamos encerrar este pequeno artigo, sem mencionar o pensamento desses dois eméritos educadores:
\"Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.\"
(Paulo Freire)
(Paulo Freire)
\"É pela educação, mais do que pela instrução, que se transformará a humanidade”.
(Allan Kardec.)
Que o pensamento desses seres iluminados, possa sensibilizar os nossos governantes e aos responsáveis pelo processo educacional do nosso país, para que adotem medidas que possam contribuir com o progresso e bem-estar social.
Fonte:
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9 ed., Rio de Janeiro,1974.
KARDEC, Allan. Obras Póstumas. FEB.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9 ed., Rio de Janeiro,1974.
KARDEC, Allan. Obras Póstumas. FEB.
Manoel Ferreira Gomes (integrante do Centro Espírita Seareiros do Bem da cidade de Boa Ventura-PB).
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