A Santa Missa do segundo dia do Crescer – O Encontro da Família Católica foi celebrada no final da tarde desta segunda-feira, 11, no ginásio do Clube Campestre, em Campina Grande, pelo bispo eleito de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, que tomará posse no próximo dia 16.
Inicialmente, o futuro bispo de Patos parabenizou os organizadores pela realização do Crescer e fez referência ao nome do idealizador do encontro e fundador da Comunidade de São Pio X, Antonio Lucena. Em seguida, Dom Eraldo falou sobre a renúncia do papa Bento XVI, decisão, que segundo ele, foi uma surpresa para todos que fazem a Igreja Católica.
“À luz da fé, não vamos acolher este acontecimento como um sinal de crise ou desabamento em qualquer grau da nossa igreja”, afirmou Dom Eraldo, acrescentando que Jesus garantiu que nada neste mundo iria abalar a sua igreja. O papa Bento XVI reconheceu os seus limites físicos e humanos e o seu estado de saúde, que tem se agravado nos últimos dias, o levou a convocar o conclave para nomear um novo papa, prosseguiu ele. “Devemos nos colocar em oração em agradecimento pela sua fidelidade à igreja”, disse o futuro bispo de Patos.
Apesar de chocados e tristes, vamos rezar e aguardar os futuros passos que serão dados pela nossa igreja, disse Dom Eraldo. “As leis canônicas preveem a possibilidade de renúncia, portanto, permaneçamos fiéis ao Evangelho, rezando pelos nossos líderes”, finalizou, sobre a renúncia do papa.
Em relação ao tema do Crescer, Fé na Família, o futuro bispo de Patos falou das dificuldades para que as pessoas sejam fiéis e das facilidades para se afastarem do plano original de Deus, que é a santidade da família. “Mas, perseverem, ainda é possível alimentar a fé nas nossas famílias”, disse.
Depois da missa, que faz parte da programação do Crescer na Fé, aconteceu no salão de festas o Crescer na Alegria, com apresentação de Teto Elétrico e a participação especial de Victor Gamboa. Mas, a programação da tarde teve início com a animação de Natanael Alves, seguida de pregação do coordenador geral do Crescer, Gustavo Lucena, sobre o tema “Eis aqui a minha família” (Mc 3,35), que orientou sobre como ter uma família de Deus. “Para ser da família de Jesus, é preciso fazer a vontade dele, porque Deus não quer que nenhuma pessoa fique longe da sua graça”, disse Gustavo Lucena.
“Vemos as famílias de hoje divididas entre as que conhecem e as que não conhecem a palavra, as que são de Deus e as que não são de Deus, mas eles não deixam de ser seus familiares”, prosseguiu. Na pregação, Gustavo Lucena disse que Deus não retarda o cumprimento de sua promessa, como muito pensam, mas usa da sua paciência e finalizou, afirmando: “os pais devem rezar pelos filhos todos os dias, os maridos pelas esposas, as esposas pelos maridos. Assim, o Senhor não tirará os olhos deles por nenhum minuto”.
À tarde ainda aconteceu, na programação do Crescer no Conhecimento, em uma sala modulada ao lado do ginásio, o 4º Encontro do Grupo AMO (Apoio às Mães Órfãs), com Valéria Morais.
No salão de festas, onde acontece o Crescer na Oração, à tarde aconteceram orações diante do Santíssimo Sacramento com Vicente Machado, da RCC (Renovação Carismática Católica) de Goiânia-GO. O Crescer com as Crianças, no pavilhão ao lado do ginásio, teve acolhimento, apresentação teatral, Hora da Misericórdia e encerramento do dia em preparação para a Santa Missa. A programação do último dia do Crescer começa às 8h desta terça-feira, 12.
Karina Araújo
0 comentários:
Postar um comentário