domingo, 27 de outubro de 2013

MACAÍBA NORDESTINA

MACAÍBA NORDESTINA



Originária dos estados de Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, sendo mais comum nos três últimos estados, onde ocorre na Mata Atlântica, tanto na Zona da Mata como nos brejos de altitude, que gradativamente vem desaparecendo do nosso território

Essa palmeira é uma das duas espécies que são popularmente conhecidas pelo nome de macaúba, macaíba, bocaiuva ou coco-de-catarro, a outra é a Acrocomia aculeata.

O termo, que vem do tupi ma'kaí'ba (através da junção de bacaba mais yuba, que significa "coco amarelo"), é visto em vários topônimos no Brasil, entre os quais a cidade de Macaíba, no Rio Grande do Norte

O seu fruto, além de ser expectorante, é um polivitamínico natural, muito bom para combater a desnutrição e revigorar a saúde das pessoas. 




Com a urbanização das cidades, muitas árvores de macaibeira vêm sendo derrubadas e praticamente não encontramos iniciativas de replantio da espécie. A macaíba está se tornando muito difícil de ser encontrada nas feiras livres e se continuar a devastação, corre o risco de entrar na lista de espécies ameaçadas de extinção. 

0 comentários:

Postar um comentário