Por Isaías Teixeira/Folha do Vale
As avaliações serão realizadas nas escolas Normal Professor Francelino de Alencar Neves, Adalgisa Teódulo da Fonseca, Padre Diniz e Diocesano Dom João da Mata. As provas terão 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No sábado, os candidatos farão a prova de ciências humanas e a de ciências da natureza, ambas com 45 questões. O tempo máximo para resolvê-las é de quatro horas e meia.
Já no domingo, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, que engloba português e língua estrangeira (inglês ou espanhol), e de matemática, além da prova de redação. Neste dia, por causa da redação, o tempo máximo para fazer as provas é de cinco horas e meia.
Estão proibidos os seguintes objetos: caneta de outra cor que não seja a de tinta preta; lápis e borracha; relógio analógico e digital; celular, rádio, gravador e qualquer aparelho eletrônico; boné, chapéu, gorro, viseira e óculos escuros.
O Enem 2013 garante ao estudante uma série de possibilidades. Com a nota no exame, ele poderá disputar vagas em cursos de graduação em universidades públicas e privadas, por meio do Sisu e Prouni, respectivamente, além de concorrer a vaga em cursos técnicos, através do Sisutec, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).
O estudante também poderá solicitar o Fies, bem como concorrer a bolsa do Ciências sem Fronteiras. O Enem permite ainda conseguir a certificação do ensino médio para quem tem no mínimo 18 anos e não concluiu essa fase escolar. Para consegui-la, o estudante deve tirar a pontuação mínima de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.
Em todo o país, cerca de 7,1 milhões de candidatos se inscreveram para fazer o exame. Na Paraíba foram 187.321 inscritos.
0 comentários:
Postar um comentário