domingo, 3 de junho de 2012

Desportista decidido a disputar uma vaga na Câmara de Itaporanga no pleito deste ano

Ivandeilton quer atuar em todas as áreas, mas seus principais planos estão voltados ao esporte


Por Isaías Teixeira/Folha do Vale

O desportista Ivandeilton Frade (foto), mentor e coordenador da escolinha Amigos da Bola e um dos baluartes do esporte de Itaporanga, vai disputar uma cadeira de vereador na eleição deste ano. Filiado ao PTB, partido de oposição, Ivandeiton quer levar à Câmara Municipal a experiência acumulada durante mais de 20 anos no esporte, a maior parte dos quais dedicada ao futebol, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

De acordo com o pré-candidato, o esporte poderá ser uma ferramenta importante para o desenvolvimento do município, sobretudo no campo social. No entanto, Ivandeilton afirma que o poder público municipal não tem feito a sua parte. “Nosso esporte está abandonado pelos governantes”, resume. E ele sabe o que está dizendo. Criador da Amigos da Bola, escolinha de futebol voltada à formação de jovens atletas e à inclusão social de crianças e adolescentes carentes, Frade diz que nunca recebeu um centavo da Prefeitura para fomentar o seu projeto. Foi diante dessa omissão governamental que ele sentiu a necessidade de entrar na política partidária e disputar uma vaga de vereador, pretendendo ser uma voz no legislativo local em defesa do esporte.

Ivandeilton afirma que o executivo pode fazer muito pelo esporte itaporanguense. “A Prefeitura de Itaporanga pode fazer muito pelo esporte, o que falta é gente competente e interessada para desenvolvê-lo. O esporte será minha bandeira principal, mas lutarei por outras áreas importantes. Está nas mãos do povo e dos desportistas decidirem se mereço representar nossa cidade”, argumentou.

Entre alguns projetos que levará ao legislativo itaporanguense, Ivandeilton cita a criação dos jogos municipais, destinados à interação dos estudantes e a descobrir novos valores. Para tanto, de imediato, solicitará do executivo a implantação de várias modalidades esportivas nas escolas, a exemplo do atletismo, “para que nossas crianças tenham outra opção, além do futebol”.

É pensamento de Ivandeilton lutar pela criação do programa Bolsa Atleta Municipal, que dará a jovens carentes e destacados no esporte um incentivo financeiro para que eles possam desenvolver suas atividades focadas no seu aperfeiçoamento físico e técnico, sem a preocupação de terem que exercer algum trabalho remunerado, que poderá prejudicar seu rendimento esportivo.

Ele pretende também solicitar da Prefeitura a ativação do campeonato adulto de futebol; a criação da copa rural; a ampliação do projeto Amigos da Bola; e a construção de outro campo de futebol municipal.

Por sugestão da reportagem, Ivandeilton comprometeu-se em apresentar, se eleito, um projeto que crie a Vila Olímpica Municipal de Itaporanga, um amplo espaço físico que seria dotado de piscinas, campo de futebol, quadra poliesportiva, pista de atletismo, caixa para salto a distância e em altura, entre outros, voltados para a inclusão social e a consequente formação de atletas.

Um projeto semelhante vinha sendo trabalhado pelo governo Djaci Brasileiro até o final do primeiro semestre do ano passado no Campestre Clube, que foi alugado pela Prefeitura para a prática de atividades físicas, mas terminou desativado.

Para o orçamento deste ano, a Prefeitura de Itaporanga conseguiu aprovar R$ 362.800 para o esporte. “O difícil é esse dinheiro chegar a seu destino”, enfatiza Ivandeilton Frade, ao concluir que, chegando à Câmara, “irei cobrar mais investimento e transparência na aplicação dos recursos destinados ao esporte”.

0 comentários:

Postar um comentário