quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Desafios e vitórias no cotidiano da secretária de saúde de Coremas em 10 meses de gestão

Andressa Lopes diz que os desafios só estimulam e fortalecem sua luta por uma saúde melhor  

Por Redação da Folha Andressa Lopes completa dez meses no comando da Secretaria Municipal de Saúde de Coremas. Tempo de dificuldades, conforme ela, pelos muitos e graves problemas que encontrou na saúde pública municipal quando assumiu a pasta em janeiro deste ano: equipamentos sucateados, postos do Programa Saúde da Família (PSF) desestruturados e muitas outras dificuldades.

“São muitos os desafios, mas tudo é válido para nossa formação e cada vez mais nos fortalecemos na luta por uma saúde de melhor qualidade para a população”, comentou a secretária durante contato com a Folha (www.folhadovali.com.br). Uma mulher jovem, mas já bem experimentada na gestão de saúde: atuou em setores administrativos do hospital de emergência e trauma de João Pessoa e na maternidade Frei Damião. Formada em fisioterapia, também lecionou na Universidade de Ciências Médicas.

Conforme Andressa, dez meses depois de assumir a secretaria por convite do prefeito Antônio Lopes, muitos dos problemas da saúde coremense já foram resolvidos, mas ainda há grandes desafios a serem vencidos, segundo ela.

A secretária informa que hoje o município conta com sete equipes de PSF funcionando normalmente, garantindo atenção básica a milhares de pessoas. O Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) reforçam a rede de atendimento municipal. O atendimento especializado é outra ação de governo importante e é realizado em uma policlínica municipal, onde as pessoas contam com médicos especialistas em diversas áreas, o que é fundamental para a saúde pública.

Uma das duas ações mais recentes da secretaria foi a campanha pela prevenção do câncer de mama, uma das neoplasias que mais vitimam mulheres no país. Dentro dos eventos do chamado Outubro Rosa, a secretaria de saúde realizou palestras, esclarecendo e conscientizando as mulheres sobre a doença e a necessidade do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura. Todas as equipes de PSF também foram mobilizadas e o tema ganhou as ruas através de caminhadas, faixas e cartazes, alertando a sociedade para a gravidade do problema.

Em uma ação mais efetiva contra a doença e em parceria com a instituição não governamental Amigos do Peito, com o apoio do Ministério da Saúde, a secretaria realizou 80 exames de mamografias no último dia 18. Muitas das mulheres atendidas realizaram o exame pela primeira vez. “Essas ações foram marcos iniciais do trabalho, que vai continuar: nossa luta contra o câncer de mama e outras neoplasias é permanente”, comentou ela, ao lamentar o fato de Coremas ser hoje a cidade do Vale com a maior incidência de câncer.

No último final de semana, a secretaria de saúde também distribuiu materiais de trabalho com os 38 agentes comunitários de saúde e 11 agentes de combate a endemias. Com novos e melhores equipamentos de trabalho, eles podem desenvolver suas atividades com mais segurança e qualidade, segundo a secretária. 
Foto: Andressa por ocasião da entrega de material de trabalho aos agentes comunitários de saúde.

0 comentários:

Postar um comentário