Medida é para todo o país
Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Os donos de farmácias da região devem ficar atentos para uma decisão do Ministério da Justiça tomada nessa quarta-feira, 22, que envolve o medicamento Tylenol em gotas, de uso adulto e pediátrico. É que a venda do remédio está proibida no país em razão de problemas de fabricação apresentados no bico do dosador.
A partir desta segunda-feira, 27, terá início uma campanha de recolhimento do analgésico nas farmácias e distribuidores, e quem desrespeitar a decisão judicial poderá responder criminalmente, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).
As embalagens proibidas, que superam mais de 3 milhões, são as de 200 miligramas de Tylenol fabricado entre dezembro de 2011 e novembro de 2012, e a numeração dos lotes vai de PPL055 a RJL123. Os outros medicamentos da linha Tylenol podem ser vendidos normalmente.
A Justiça entendeu que o gotejador corre o risco de se desprender total ou parcialmente do frasco e provocar superdosagem do medicamento, podendo causar, principalmente, danos ao fígado, náusea, outros sintomas gastrointestinais e elevação das enzimas hepáticas, segundo informa a própria fabricante do produto, que é a empresa Janssen-Cilag Farmacêutica LTDA.
O laboratório está disponibilizando o telefone 0800 728 6767 para os consumidores que quiserem devolver o medicamento. Por sua vez, os consumidores devem denunciar se o medicamento proibido estar sendo vendido. O Tylenol em questão é um dos mais consumidos no Vale.
0 comentários:
Postar um comentário