Festa da Padroeira

Festa da Padroeira 2012 em Itaporanga, veja tudo que aconteceu. Clique e confira!

Diplomação dos Eleitos

Saiba tudo o que aconteceu na Diplomação dos candidatos eleitos no Vale do Piancó. Clique aqui!

Passe o seu Natal de YAMAHA Zero!

A Mundo Livre Yamaha está com promoções imperdiveis, como esta: Yamaha FACTOR com entrada de R$800,00 e 44 mensais de R$209,00. Clique e Confira!

Zé do Agreste

Durante esta semana estaremos postando aqui, vídeos de Zé do Agreste, personagem criado pelo itaporanguense Onildo Mendonça. Clique e confira!

As Razões de Ariosvaldo Ferreira

Porque Ariosvaldo Ferreira deu parecer contrário as obras de abastecimento d'água que estão sendo executados pela administração Djaci brasileiro. Clique aqui!

Atenção estudantes do Vale do Piancó

A UNIP abre inscrições para o vestibular 2013, ofertando 740 vagas em todos os cursos. Clique e Confira!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Movimento "Adutora Já" ocupa pacificamente escritório da Cagepa em Itaporanga

.
A manifestação para cobrar do governo do estado e principalmente aos responsáveis pela Cagepa, uma solução imediata para a constante falta d'água na cidade de Itaporanga, nesta quarta-feira, 29/10, mobilizou moradores de varios bairros, estudantes da rede particular, municipal e estadual, vários segmentos da sociedade e algumas autoridades do município.

Tendo à frente o Padre Deusimar e o vereador Herculano Pereira, com a colaboração do professor Jucivan e Professor Dedé; presidentes de comunidades e associação de moradoores, o movimento contou ainda com o apoio da CDL e de muitos empresários do comercio local; os vereadores Marcio Rodão, Zeca da Encarnação, Joaquim Salviano, Duvan Pereira, José Porcino e o recém-eleito Erivaldo Rufino.

Após um passeio pelas avenidas Getúlio Vargas e Soares Madruga, o cortejo chegou a sede local da Cagepa onde o Padre Deuzimar e o vereador Herculano negociaram com o chefe local do orgão, a ocupação pacífica do escritório e einstalações.

Itaporanga sofre a vários anos com o problema e há setores da cidade onde o problema é mais grave e passam semanas sem que a população tenha água disponível para o consumo. Os organizadores da manifestação asseguram que a ocupação só será encerrada com a presença de uma autoridade representante da Cagepa que possa oferecer uma proposta concreta para a a solução do problema.

A adutora que abastece a cidade foi construída quando a cidade tinha pouco mais de 10 mil habitantes, de lá para cá, houve um grande aumento na demanda de consumidores, já que estima-se que Itaporanga já tenha ultrapassado os 25 mil habitantes.

O evento teve a cobertura da sistema Correio (Rádio Correio do Vale AM, TV Correio) Jornal Folha do Vale de

Adutora Já - Galeria de Fotos - 01

.
Filha de Reynolds - Mascote da Campanha

Clique nas imagens para ampliar

Fotos: Rainério

Adutora Já - Galeria de Fotos - 02

Os empresários: Cícero Carneiro, Dilma Dantas e Campos

Agilando, Vicente e Cláudio Nepó

Eduardo Olegário e Felisberto

Cícero Carneiro, Chico da Kazon e Padre Deusimar

Mônica (TV Correio) Entrevista o vereador Herculano

Petronila - Diretora do Colégio Diocesano

Mônica entrevista populares

Socorro Olinto

Mônica entrevista Padre Deusimar

Até o cemitério é afetado pela falta d'água

Clique nas imagens para ampliar

Fotos: Rainério

SENADO ROMANO


Não é, mas parece

O Senado brasileiro dispõe de 4.507 servidores para assistir aos 81 senadores, o que dá uma média de 55 para cada gabinete.

É coisa de cinema, mas tudo pago com o nosso dinheiro.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Adutora Já


Segmentos da sociedade civil de Itaporanga, organizam para esta quarta-feira, dia 29/10, um protesto pela constante falta d'água na cidade. Este não é o primeiro, mas os organizadores querem que seja o último protesto, pois estão dispostos a ocupar o escritório local da Cagepa por tempo indeterminado.

Com o nome de "Adutora Já", os manifestantes se reunirão na av. Getúlio Vargas em frente ao Armazem São Paulo (Chico Pinto), de onde rumarão para o escritório da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) , onde irão permanecer acampados até que ao menos apareça algum responsável pela companhia que traga alguma proposta para a solução do problema.

O protesto está sendo encabeçado pelo Vereador Herculano Pereira, Padre Deusimar (Igreja Católica), Manoel Osmindo (pesidente da associação dos moradores do loteamento Adailto Teixeira), e representantes do Patido dos Trabalhadores além de populares que sofrem devido a constante falta do precioso líquido.

O problema é maior na periferia da cidade como é o caso do Loteamento Adailton Teixeira, Conjunto Chagas Soares, Loteamento Balduino de Carvalho e Vila Mocó, que pode se dizer que é: "Água Zero e Conta Mil", sem falar em esgotos que entopem e escorrem a céu aberto e tampas de bueiros que poderão causar graves acidentes.

clique nas fotos para ampliar

JESUS SOARES FONSECA, Homenagem justa


Por João Dehon em 28/10/2008

Fui informado que um Instituto de Pesquisas ortográficas e redações de Pernambuco vai conceder ao nosso querido Jesus Soares Fonseca uma comenda de escritor e redator, pelo mesmo ter se destacado entre esses.

É um reconhecimento daquela do referido Instituto a quem pauta sua vida à boa leitura e à arte de escrever, respeitando o português e fazendo da língua mãe a maneira de transmitir bem os mais diversos assuntos e, diga-se de passagem, ele é muito bom também em conhecimento gerais.

A distinção ultrapassa o aspecto formal para ser uma merecidíssima homenagem ao homem que Jesus o é, e durante toda sua vida escreve sem atacar, tendo a retidão como seu escudo e inigualável senso de crítica cumprindo sempre ao que se compromete quando está com uma “caneta” na mão.

A vida de Jesus Soares Fonseca é uma seqüência de atos e gestos corretos, alicerçados no estudo, no conhecimento e no trabalho profícuo.

Na verdade, em todos os cargos por onde passou, quer no Jornal Correio da Paraíba, quer no Banco do Nordeste do Brasil ele teve seu comportamento calcado na seriedade, pela dedicação e pela vontade de servir às instituições e à coletividade.

Seu desempenho em nível de redação foi, aliás, prolongamento dos seus primeiros passos como revisor do “Jornal Correio da Paraíba” nos anos sessenta, porem, tudo adquirido nos bancos do Seminário da Várzea no Recife onde teve o seu primeiro contato com o “Latim” e o “Grego”, além da boa Literatura gerada nos Seminários de antigamente.

Quem se dispuser a consultar as páginas da história de Jesus Soares Fonseca, constatará o que estou dizendo, e como filho de Dona Dazinha, na sua adolescência, ele sempre esteve com um livro na mão e nas horas folga com um Lápis se divertindo, enchendo uma palavra cruzada.

Jesus Soares Fonseca é inserido nessa homenagem e nessa galeria de sumidades, porque serve de exemplo e espelho para as gerações que hão de vir.

Jesus Soares Fonseca é uma rocha, sendo exemplo para as atuais e futuras gerações, pela sua grandeza no agir e na retidão de caráter.

A Comenda que lhe concedida, representa, com certeza, uma justa e merecida homenagem.

Nós os filhos de Dona Dazinha e irmãos de Jesus Soares Fonseca, agradecemos a quem concedeu essa comenda.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Oposição escolhe Zé Valeriano para ocupar presidência da Câmara

.
 Os vereadores, reeleitos em 5 de outubro, que compõem o grupo oposicionista ao prefeito eleito de Itaporanga Djaci Brasileiro (PSDB), já se articulam para eleger o novo presidente da Câmara Municipal. Pela oposição os vereadores eleitos foram Zé Queiroz, Zé Porcino, Zeca da Encarnação e Duvan, pelo PMDB, Herculano Pereira e Zé Valeriano, pelo PTB.

Teoricamente, a partir de 1º de janeiro de 2009, a oposição contará com seis vereadores, enquanto que a situação contará apenas com três: Erivaldo Rufino (PSDB), Lula da Farmácia (PSDC) e Saulo (PSDB).

Com a maioria praticamente assegurada e de olho na presidência da câmara, os vereadores eleitos pela oposição se reuniram, na semana passada, e fizeram um pacto para eleger como presidente da câmara o vereador José Valereano, tendo como vice Zeca da Encarnação, que assumiria o 2º ano do biênio. De acordo com o pacto firmado entre eles, após o mandato de Zé Valeriano-Zeca será a vez de Zé Queiroz, tendo como vice Herculano Pereira, assumir a presidência do legislativo municipal.

Duvan Pereira foi o único vereador, eleito pela oposição, que não compareceu a reunião e também não apresentou satisfação de sua ausência.
com informações do itaporanga.net

domingo, 26 de outubro de 2008

Quando o povo sabe discernir


Por Lucas em 26/10/2008

Mais uma derrota do PSDB, na Paraíba! Parabéns ao povo Campinense que soube, inteligentemente, demonstrar, o que o Brasil inteiro vem fazendo, dá um basta às pretensões destas duas agremiações, PSDB e DEM que visam, única e exclusivamente, o atraso do País, como agora, quando a situação financeira do Mundo é periclitante e o Governo brasileiro procura meios para que nossa Nação não venha a sofrer os efeitos da crise, a Oposição tenta atrapalhar, apresentando medidas contrárias ao esforço do Chefe da Nação

. Eles, PSDB e DEM, estão apostando nesta Crise Mundial, para ver se conseguem tirar a popularidade de Lula. O marasmo, o atraso, continuará na Paraíba, enquanto o povo não se conscientizar, como fizeram João Pessoa e Campina Grande, de como se deve votar. A Paraíba, repito, vai continuar sendo o estado mais atrasado da Federação, enquanto o povo não quiser observar e dá um basta aos corruptos que pululam por todo o estado. Parabéns Veneziano, parabéns Campina Grande!

Lucas
.

*CURIOSIDADES SOBRE O "SAL"


*UTILIDADES DO SAL EM DIVERSAS SITUAÇÕES*

*SALA DE ESTAR CARPETES*
As cores podem ser restauradas com auxílio de um pano umedecido em uma solução, meio a meio, de sal e água. Ao usar novos tapetes de lã, lembre-se que as traças não gostam dele. O segredo é esfregar o chão com uma solução concentrada de sal e água quente antes de assentar o carpete.

*LAREIRAS*
Outro segredo do sal, que possibilita às lareiras um funcionamento melhor e mais seguro: jogue um punhado de sal no chamuscar do fogo. Aprecie as bonitas labaredas amarelas enquanto o sal remove a fuligem acumulada e ajuda a evitar incêndios perigosos na chaminé. É um segredo que vale por dois!

*PAREDES*
Ficou algum buraco feio na parede de onde tirou um quadro? Não se desespere, sozinha, poderá fazer a restauração. Misture quantidades iguais de sal e amido com água suficiente para fazer uma pasta. Os buracos serão facilmente restaurados e ninguém desconfiará.

*PEIXINHOS DOURADOS*
Ocasionalmente dissolva uma colher de chá de sal em um litro de água fresca, à temperatura ambiente e coloque seus peixinhos dourados para nadar nessa solução por uns 15 minutos, devolvendo-os após essa operação, ao aquário. Isto os manterá saudáveis.

*SALA DE JANTAR MANCHAS NA MESA*
Não é novidade que pratos, copos quentes, ou molhados, deixam manchas brancas nas mesas. Eis um segredo para removê-las: faça uma pasta rala de óleo de salada em proporções mais ou menos iguais e esfregue a pasta sobre a mancha. Deixe em repouso por uma a 2 horas. Em seguida remova a pasta, esfregando-a até sair. As manchas desaparecerão.

*COMIDA NO CARPETE DA SALA DE JANTAR*
Manchas de gordura nos carpetes podem ser removidas com solução de uma parte de sal para 4 partes de álcool. Esfregue sobre a mancha firmemente até esta desaparecer.

*FLORES E VASOS*
Aquele buquê preferido se conservará por mais tempo se adicionar um pouco de sal a água da jarra ou vaso. Um vaso fundo pode ser lavado despejando-se nele uma solução de sal e vinagre. Deixe-o em repouso com a solução por algum tempo, depois dê uma sacudidela enxaguando-o com água pura. Flores artificiais podem ser arrumadas artisticamente colocando-as em um leito de sal umedecido. À medida que o sal seca, ele se solidificará, firmando as flores em definitivo no lugar.

*COZINHA QUEIJOS*
Mofos (fungos) se desenvolvem nos queijos, para evitar o mofo, antes de colocar o queijo na geladeira, enrole-o em um pano umidecido em água salgada.

*ÁGUA FERVENTE*
Não vamos ensinar como ferver água, mas o sal é condutor de calor. Assim, para esquentar mais rapidamente a comida, ponha-a num prato sobre uma panela com água, com um pouco de sal, e aqueça-a.

*PROTEÇÃO CONTRA FORMIGAS*
Não deixe as formigas fazerem um piquenique em sua casa, o sal as manterá afastadas do chão da cozinha e balcão da pia. Borrife sal ao longo dos rodapés, nos cantos dos cômodos e nos balcões dos armários.

*GELADEIRAS*
Sal e solução de bicarbonato de sódio limpam e perfumam o interior de sua geladeira, com a vantagem de não arranhar o esmalte como alguns produtos mais fortes de limpeza.

*PRATOS DE OVOS*
O sal torna melhor o sabor dos ovos, também facilita, a limpeza da louça suja de ovo. Imediatamente após o café da manha, borrife sal nos pratos para então
lavá-los quando tiver tempo.

*PANELAS ENGORDURADAS*
Panelas de ferro engorduradas poderão ser facilmente lavadas se puser um pouco de sal nelas e esfregá-las com um papel.

*XÍCARAS*
Uma esfregada rápida com sal de mesa removerá as mais resistentes manchas de chá em suas xícaras.

*LIMPADOR DE FORNO*
Canela e o sal são excelentes restauradores de forno, ambos eliminam o cheiro de comida queimada. Borrife o forno enquanto quente, após secar remova as manchas de sal com uma escova dura ou pano.

*COMIDA QUEIMANDO?*
Jogue sal rapidamente sobre a comida ou sobre a gordura quando estiverem incendiando. Nunca use água. O sal extinguirá as chamas.

*"AROMATIZANTES" SALGADOS*
O sal pode perfumar garrafas térmicas, moringas e outros recipientes fechados. Vegetais de aroma forte ficarão suavizados se colocados por 2 ou 3 minutos em água fervente. Depois, lave-os por 2 ou 3 minutos em água, cozinhando-os normalmente. Aves domésticas ficam mais saborosas se esfregadas com sal, por dentro e fora, antes de serem colocadas para assar. Retire o amargo das cafeteiras, enchendo-as com água e adicionando 4 colheres de sopa de sal. Depois enxugue-as em água corrente. Perfume o hálito, após comer cebolas, mordendo uma ou duas fatias de limão bem salgado. O cheiro desagradável de cebola e eventuais manchas de frutas e legumes nas mãos, poderão ser retirados com sal.

*SAL PARA GOURMETS*
Revigore as saladas borrifando sal antes de servi-las. Se colocou sal demais na sopa, recupere-a, colocando fatias de 1 ou 2 batatas para absorver o excesso. Depois é só retirar as batatas e usá-las para outra finalidade. Esfregue a grelha com um pequeno saco de pano cheio de sal para evitar que fique grudando e queimando. Use o mesmo artifício quando fritar peixe, borrifando antes a grelha com um pouco de sal.

*LIMPANDO TUDO EM VOLTA*
Para tirar o cheiro e evitar que o cano da pia da cozinha fique entupido pela gordura, use uma salmoura concentrada. Esfregue as tábuas de pão e cortar, não pintadas, com um pano embebido em sal depois de terem sido lavadas com sabão e água; elas parecerão mais novas. Vassouras novas se conservam mais, se mergulhadas em água salgada quente.. Você pode dar vida nova às esponjas, colocando-as em água fria salgada, após o uso.

*BANHEIRO TRATAMENTO DE BELEZA*
Sal e óleo de oliva, são o melhor estimulante facial, misturados em forma de pasta. A fricção do sal e a lubrificação do óleo dão novo tom à pele cansada
ou bronzeada em excesso.

*BANHOS DE SAL*
Para ajudar a relaxar a tensão, massageie a pele úmida com sal antes do banho. Pés cansados sempre respondem bem a um banho quente de água e sal.

*TRATAMENTO COM SAL*
Um gargarejo com água e sal muitas vezes alivia irritações da garganta e boca. Seu dentista, provavelmente lhe ensinará que usar partes iguais de sal e bicarbonato de sódio é ótimo para limpar os dentes e conservar as gengivas saudáveis. A mesma mistura também perfuma o hálito. Imite a natureza fabricando lágrimas: 1/2 colher de chá de sal em 1/2 litro, alivia tensões e descansa os olhos.

*LAVANDERIA ELIMINADOR DE ESPUMA*
É desagradável quando a máquina de lavar derrama espuma; então, mantenha o saleiro por perto e borrife sal quando a espuma ameaçar transbordar.

*REALÇANTE DE CORES*
Antigamente, era comum as donas-de-casa lavarem chita com água e sal para fixar a cor. Hoje as cores dos tecidos já vêm fixadas, podendo ir á máquina de lavar sem problemas. Entretanto, o sal torna mais clara as cortinas laváveis e tapetes de fibra.

*LAVAGEM DE ROUPAS*
Retire as manchas de suor das roupas, colocando-as de molho em água com sal antes de lavá-las (4 colheres de sopa em 1 litro de água). Clareie os tecidos de algodão ou linho amarelecido, fervendo-os por 1 hora em solução de sal e bicarbonato de sódio. Em climas muitos frios, as roupas não irão congelar no varal, se acrescentar um pouco de sal na última enxagüada. Tire as manchas de roupas (inclusive as manchas de sangue), colocando-as de molho em água fria com sal; lave com água morna, depois coloque-as em água com sabão e ferva após a lavagem. Precaução: Só tecidos de algodão, linho ou outros que possam receber calor alto.

*MÁGICA-MOFO*
Quando as roupas ou artigos de casa mofarem, molhe os locais manchados com uma mistura de suco de limão e sal, depois estenda-os ao sol, no varal, para um descoramento natural. Complete o tratamento com uma lavagem completa e secagem.

*QUINTAL CUIDADOS COM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO*
Pulgas gostam tão pouco de sal quanto os animais de estimação gostam delas. Para afugentá-las, experimente borrifar sal no seu cão ou gato. Isso ajuda a afastá-las.

*LIMPEZA DE BRONZE*
Maçanetas e outras peças de bronze adquirem novo brilho se esfregadas com uma pasta de sal, obtida misturando-se partes iguais de sal, farinha de trigo e vinagre. Deixe por 1 hora ou mais, depois limpe com um pano macio ou escova para dar o polimento final. Para peças de cobre, proceda do mesmo modo.
*PÁRA-BRISA DE CARROS*
Esfregue um pouco de sal umedecido na parte externa do pára-brisa de seu carro para evitar aderência do gelo, neve ou geada.

*PASSAGENS E CAMINHOS*
No inverno, espalhe sal nas passagens e caminhos, para evitar o endurecimento do gelo e da neve. Para derreter o gelo e a neve, espalhe sal na calçada, na base de 270 gramas por metro quadrado. "Zombe" de seus vizinhos espalhando sal assim que a neve começar a cair. Ao amanhecer, sua calçada será a única limpa nas redondezas (isto se não nevar mais do que 7,5 cm).

*SORO CASEIRO*
Para crianças que apresentam sintomas de vômitos e diarréias: adicionar 1 pitada de sal e 1 punhado de açúcar ou 2 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de café de sal, em 1 litro de água filtrada fervida. Dê pequenas doses de 1/2 em 1/2 hora. O soro caseiro deve ter o gosto da lágrima.
REFERÊNCIAS: Indústria de Processos Químicos
R. Norris Shreve Joseph A. Brink Jr. Sodium Chloride

The Production and Properties of Salt and Brine
Dale W. Kaufmann

O MAIS SINCERO BEIJO


A foto a seguir, mostra uma cadela Dobermann lambendo um bombeiro exausto.

Ele tinha acabado de salvá-la de um incêndio em sua casa, resgatando-a e levando-a para o gramado da frente. Depois, tinha continuado a combater o incêndio.

Ela estava prenha. O bombeiro teve medo dela no início, pois nunca antes ele tinha resgatado um Dobermann. Quando finalmente o fogo foi extinto, o bombeiro sentou na grama para recuperar o fôlego e descansar.

Um fotógrafo do jornal 'The Observer' notou a Dobermann olhando para o bombeiro. Ele a viu andar na direção dele e se perguntou o que a cadela iria fazer. Enquanto o fotógrafo levantava a câmera, ela se aproximou do bombeiro que tinha salvado sua vida e as dos seus filhos e beijou-o.

'Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.'

Recebido por email

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A Solução, Zebedeu? A Montanha e o Rato!


Por Lucas em 22/10/2008

Meu Prezado Zebedeu!

O que eu desejava, como escrevi aqui, não o que esperava, é que o Novo Prefeito, como médico, portanto, dotado de certa cultura, fosse de encontro a pseudo-ideologia de seu Partido, o PSDB, e começasse a montar o seu governo alheio ao velho continuísmo. Eu prefiro acreditar no que dizes! Ele, como obstetra, fazendo a política da divisão do quinhão entre os membros do Feudo, certamente, estará fazendo nada mais que o "Parto da Montanha". E tu sabes muito bem, meu caro Zebedeu, o que resultará deste nascimento. Como diz Horácio, o grande filósofo latino: Parturiunt montes, nascetur rdiculus mus.

Eu morava em Itaporanga, por ocasião da chegada do homem à Lua e o assunto que rodava pela cidade sobre o evento era diverso. Certa feita, num começo de noite, eu estava numa barbearia a espera de fazer o corte no cabelo, ouvindo a conversa que girava em torno daquele assunto. Um dizia: “isto é conversa fiada! O homem num pode chegar à lua, planeta é coisa de Deus, ninguém vai lá!”. Outro afirmava: “se ele chegasse lá, sairia do outro lado!”. Um outro, dando mostras de grande conhecedor das coisas, anunciava: “é o seguinte – se ele foi, num voltou e se voltou é porque num foi!” . E até o meu cabelo ser cortado, fiquei a ouvir aberrações do tipo.

Parece que a coisa não mudou, nestes mais de 30 e poucos anos! Para tristeza de todos nós e gáudio dos enganadores, o povo continua no marasmo cerebral, ao invés de discutir o que o novo administrador deva fazer, achando-se intelectual, faz aposta em quem foi o mais sabido nas eleições, quem usou melhor suas estratégias na corrupta compra de votos. É lamentável! Eu tinha escrito, anteriormente, que passada a eleição, os eleitos deveriam ajudar o novo administrador a governar bem a cidade, deixando de lado as ideologias, os interesses, e pensando, apenas, no desenvolvimento da Comunidade! Mas, pelo que me dizes, e parece que estou vendo, o troca-troca, as barganhas, as negociatas desonestas são feitas na cara do eleitor que, passivo, assiste a tudo, alheio aos fatos de interesse da coletividade e, muitas vezes, achando até engraçado! Que coisa!

O PSDB e o DEM que saíram seriamente machucados nestas eleições pelo Brasil afora, foram muito bem agraciados em toda Paraíba. Que beleza! Aonde há um Governo destas agremiações (muito longe de serem Partidos), o cheiro da corrupção anda por perto. A população de outros Estados da Federação soube responder. No Rio Grande do Sul, da governadora Ieda Crusius, o seu candidato amargou uma triste derrota. Para reeleição os candidatos são do PT e do PMDB. Na nossa Capital, João Pessoa, onde a cultura é mais avançada, o Grande Ricardo Coutinho, do PSB, deu um verdadeiro “banho”. Em São Paulo, em virtude de Kassab ter feito boa administração, indo de encontro à ideologia de seu partido, o segundo turno tende a lhe ser favorável. Meu caro Zebedeu, esta é, pois, a razão da Paraíba ser o estado mais atrasado da Federação. O povo teima em querer ser masoquista! De um lado, um governador cassado por corrupção, dando as coordenadas a torto e a direito, de outro um senador que não faz absolutamente nada pela Paraíba, sequer um discurso sabe fazer, pois quando ocupa a tribuna do Senado é para ler algo que lhe copiaram. E ainda há os torcedores de ambos, na eterna disputa em saber se seu time foi o vitorioso! Outro dia eu li, num blog, com que euforia o redator escrevia, informando com muita ênfase o encontro que o prefeito teria com o governador, como se aquilo fosse uma glória! Seria, sim, se o Governante do Estado não carregasse no lombo uma carga de processos. Mas é a tal coisa! Se o Banqueiro Daniel Dantas não está preso, porque o Governador irá perder o seu Mandato?

O que fazer, meu Caro Zebedeu? É esperar que as palavras do grande Horácio, pela primeira vez, textualmente se concretize, depois de 2.500 anos de sua morte!

Lucas
.

Mudando de Idade

.
Nesta terça-feira, 21/10, o publicitário itacoense "Golinha" completou mais um ano de existência e a data foi comemorada em sua residência pela família, amigos e colegas da Pastoral da Família.

José Salviano da Silva Filho, começou seu trabalho como radialista na Rácio Cidade de Piancó, onde trabalhou por mais de catorze anos e ficou conhecido e consagrado como o Savi Filho. Como radialista, também colaborou com a Rádio Correio do Vale AM.

Hoje Savi está mais dedicado a fazer publicidade e trocou Piancó, sua terrra natal, por Itaporanga, inde mora com a esposa e três filhas, na rua Major Serafim, 117, no bairro da Bela Vista.

Fica resgistrado aqui, os parabéns de seus amigos e familiares, bem como do Portal do Vale, e que Deus permita-nos, divulgar por muitos anos este feliz evento. PARABÉNS!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Lucas! O que fazer?


Por Zebedeu em 21/10/2008

É meu camarada Lucas, as coisas em nossa terrinha parecem já estarem se acomodando. As peças estão rumo a voltarem aos lugares que sempre ocuparam. Tudo tende a continuar na mesma, o mesmo marasmo de sempre.

Desci a serra e, neste final de semana, fiquei matando as saudades em nossa terrinha. A cidade parece, a cada dia, crescer mais um pouco e politicamente sinto-a parada no tempo. O médico, especialista em partos, que foi eleito prefeito de nossa Itaporanga parece ter começado a montar seu governo e os prelúdios indicam um continuísmo macabro.

Os profissionais, e a cada eleição mais profissionais ainda, continuam financeiramente manipulando as mentes e corações do povo tão sofrido de nossa terrinha. É lamentável meu camarada Lucas, andar pela cidade e sentir a falta de uma perspectiva de dias melhores. Aos mais humildes só resta sonhar, e o pior de tudo é que o sonho disponível é apenas o “vendido” pelos que detém o poder e o capital nessa cidade de “lideranças” com mentalidade provinciana.

Nas rodas de discussões o assunto reinante ainda é a eleição que já se foi. Lamentavelmente observo o entusiasmo nas discussões norteado na procura de saber quem foi mais esperto, quem foi mais ágil, quem possuiu a melhor estratégia na compra de votos. Tudo isso é deplorável! E por falar em compra de votos, o programa eleitoral do cabeludo lá de Campina Grande apresenta o nome do prefeito eleito de Itaporanga como um dos envolvidos no esquema de Rômulo Gouveia. Veneziano acusa Djaci de ter pego dinheiro, que era para pessoas necessitar, e ter depositado na conta de campanha de Rômulo quando candidato nas eleições de 2008.

E nossa Câmara de Vereadores? Taí um caso sério! Os caras, com raras exceções, parecem ter incorporado o mandato como um emprego vitalício deles, de familiares e de aliados. Todo tipo de negociata, antes e depois das eleições, são feitas para que continuem mamando nas tetas da “muda”.

E num é que há menos de um mês das eleições, Djaci já inverteu a situação e possui maioria na câmara de vereadores. Não precisa nem eu te falar os nomes, historicamente Itaporanga já sabe quem são os indivíduos que vivem pulando de galho em galho, sempre a procura de uma arvore sombrosa.
E aê Lucas o fazer?
.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Comissão de transição inicia trabalhos em Itaporanga nesta quarta

O prefeito eleito de Itaporanga, Djaci Farias Brasileiro (PSDB), apresentou nesta segunda-feira (20/10) os nomes que irão compor a comissão de transição. Os escolhidos por Djaci foram José Joaquim da Silva, Gaudêncio Mendes de Sousa, Geraldo Pedro e Kátia Pinto Brasileiro.

A equipe de transição irá realizar um levantamento de números financeiros e administrativos da atual gestão e repassá-las ao prefeito eleito. Entre os nomes escolhidos para iniciar os trabalhos na quarta-feira, apenas Kátia Brasileiro, esposa de Djaci Brasileiro, não participou do governo Porcino.

José Joaquim assumiu a Chefia de Gabinete de Porcino até julho passado, o mesmo aconteceu com Geraldo Pedro que ocupava a secretaria de Educação, Gaudêncio Mendes deixou a Secretaria Municipal de Saúde em 2006, atendendo um pedido de Djací.

O prefeito Antônio Porcino, deverá indicar o secretário de Administração Damião Alves da Silva, como principal responsável pela apresentação de números da sua gestão. “O atual prefeito demonstrou espírito público ao abrir as portas da prefeitura para uma transição de governo”, avaliou o prefeito eleito Djací Brasileiro.

itaporanga.net

Drª Karina fala do seu projeto

.
Logo após terminada a sessão da câmar, A drª Karina de Alencar, faolu sobre o seu projeteo de conseguir um espaço para os menores de zero a seis anos, que são abandonados ou maltratados pelos pais.

Ouça a entrevista.
.

domingo, 19 de outubro de 2008

Delegada Karina comparece a Câmara e dá seu recado

.
Na noite deste sábado, 18/10, em reunião ordinária e com a presença de apenas cinco dos nove integrantes da Casa de Adauto Araújo, a delegada de Polícia Civil, drª Karina de Alencar Torres, que havia solicitado o uso da tribuna daquela casa legislativa, não se fez de rogada e mesmo com pouco comparecimento da sociedade itaporanguense e dos vereadores, ela usou o espaço cedido para dar o seu recado.

Depois de justificar e apresentar o seu ante-projeto para a criação de um espaço para abrigar as crianças que sofrem abandono e maus tratos dos pais, principalmente os de idade entre zero e seis anos, Karina torres, foi muito aplaudida. Usaram ainda da palavra e se prontificaram a encampar a idéia os vereadores Antônio Caetano, Zeca da Encarnação, Márcio Rodão e o presidente da casa, Zé Valeriano.

O presidente da câmara, se comprometeu a convocar uma sessão extraordinária onde teria a participação de todos os segmentos da sociedade itaporanguense, como igrejas, clubes de serviços, cdl e outros.

Ainda participaram da sessão o secretário municipal de Ação Social e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, José Martins Neto; O Radialista J. Paulo, representando a imprensa falada (Rádio Correio do Vale AM) e Paulo Rainério, pela imprensa escrita (Portal do Vale e Folha do Vale).

Veja o projeto na íntegra, clicando aqui.
.

Como retardar o envelhecimento


ENTREVISTA DA VEJA COM CIRURGIÃO CARDÍACO TURCO e CIDADÃO AMERICANO DR. MEHMET OZ

A especialidade do cirurgião cardíaco turco e cidadão americano Mehmet Oz, de 47 anos, é retardar ao máximo os efeitos da idade em seus pacientes. Diretor do Programa de Medicina Integrada da Universidade Colúmbia, em Nova York, ele é consultor da famosa clínica antienvelhecimento do médico Michael Roizen, criador do conceito de que é possível manter o organismo mais jovem do que aponta a idade cronológica. Oz e Roizen também assinam a quatro mãos uma série de livros de sucesso que ensinam como manter um estilo de vida que adia a velhice. O mais recente deles, You Staying Young (Você Sempre Jovem), lançado há um mês nos Estados Unidos, já vendeu meio milhão de exemplares. Nos últimos quatro anos, Oz se tornou uma celebridade ao participar de um quadro fixo no programa de TV da apresentadora Oprah Winfrey. Ele também apresenta documentários no Discovery Channel. Nos dois casos, dá dicas aos telespectadores sobre como viver mais com boa saúde. Esse é justamente o tema da entrevista que ele deu a VEJA.

BREVE BIOGRAFIA DO DR.OZ

Dr.Mehmet Oz nasceu em Cleveland, Ohio (EUA), dos pais turcos. Ele é casado e pai de quatro filhos. Ele se formou da Harvard Univesity em 1982, depois fez mestrado e MBA na Universidade de Pennsylvania.

Ele é autor de mais de 350 publicações e vários livros. Em maio de 2005 estava na lista de New York Times Bestseller. Alguns livros e publicações dele junto com o colega Michael F. Roizen são:

ENTREVISTA DA VEJA

Veja - Existe uma fórmula para se manter jovem por mais tempo?
Oz
- Sim. Há catorze agentes principais envolvidos no envelhecimento. Sete retardam o processo, como os antioxidantes, e sete nos enfraquecem, como a atrofia muscular. É preciso manter esses agentes sob controle. O primeiro passo para alcançar esse objetivo é pensar não na possibilidade de ficar doente, mas na necessidade de manter o organismo saudável. Deve-se tirar o foco da prevenção dos males e direcioná-lo para a preservação da saúde. Se ninguém mais morresse de câncer e de doenças cardiovasculares, a expectativa de vida média do ser humano subiria apenas nove anos. Isso mostra que, para aumentar consideravelmente a expectativa de vida, não basta evitar doenças. É preciso cuidar do corpo para que ele não enfraqueça. Quando uma pessoa envelhece, doenças potencialmente fatais, como o câncer e o infarto, não aparecem de imediato. Antes que elas se instalem, o corpo torna-se mais frágil e vulnerável.

Veja - O que fazer para evitar que o corpo se torne frágil e vulnerável?
Oz
- Meu novo livro, You Staying Young (Você Sempre Jovem, ainda sem previsão de lançamento no Brasil), trata exatamente desse tema. Os exercícios físicos são uma ferramenta essencial. Eles combatem o primeiro sinal do envelhecimento, que é a perda de força muscular. Outros recursos importantes são alimentar-se bem e meditar. Uma boa recomendação é a prática do tai chi chuan, exercício oriental que combina equilíbrio, coordenação motora e também meditação. Se todos adotassem essas medidas, a vida média da população poderia subir para 110 anos. Quanto à alimentação, não podem faltar nutrientes como o resveratrol da uva e o licopeno do tomate, que são poderosos antioxidantes. O principal, mas também o mais difícil, é controlar a quantidade dos alimentos. De qualquer forma, todo mundo deve comer um pouco menos do que tem vontade.

Veja - Fazer várias pequenas refeições por dia, como recomendam alguns médicos, faz bem para a saúde?
Oz - Deve-se comer de três em três horas. Se o intervalo é maior, a taxa de hormônio grelina, que estimula a fome, começa a subir. O problema é que, após uma refeição, ainda demora trinta minutos para que a taxa desse hormônio volte a baixar. Em conseqüência disso, acaba-se comendo mais do que se deveria. O mais importante, além de comer alguma coisa a cada três horas, é trocar as refeições grandes por pequenas, intercaladas por lanchinhos. Esse conceito não foi criado por mim. É o que mostram as pesquisas científicas.

Veja - O que o senhor considera refeições grandes e pequenas?
Oz
- Uma refeição grande ultrapassa 1 000 calorias. Uma pequena tem, no máximo, 500. Quem consome por volta de 2 000 calorias diárias pode fazer duas refeições de 300 calorias cada uma e outra maior, de até 800. Os lanchinhos podem ter até 250 calorias.

Veja - O que deve ficar de fora do cardápio?
Oz
- Existe uma regrinha fácil de ser usada, a regra dos cinco. Para isso, é preciso examinar o rótulo dos alimentos. Cinco ingredientes não podem estar entre os primeiros listados no rótulo. São eles: gorduras saturadas, gorduras trans, açúcar simples, açúcar invertido e farinha de trigo enriquecida. Dois desses nutrientes são gorduras, dois são açúcares. Os dois tipos de gordura podem estimular processos inflamatórios no fígado que forçam a produção de substâncias deletérias, como o colesterol. Também fazem com que o fígado fique menos sensível à insulina, aumentando o risco de diabetes. Os açúcares listados fazem mal por estimular a produção de insulina, o que aumenta o depósito de gordura corporal. O pior é que esses cinco itens são os mais comuns nas dietas atuais.

Veja - O cardápio básico do brasileiro, composto de arroz, feijão, carne e salada, é saudável?
Oz
- A princípio, sim. Esse cardápio contém exatamente os nutrientes para os quais a digestão humana está preparada. Mas os brasileiros comem carnes muito gordas, o que é errado.. Antigamente, no mundo inteiro, quando os métodos de criação do gado eram mais simples, a porcentagem de gordura dos melhores cortes da carne bovina era, em média, de 4%. Hoje é de 30%. Outro problema dos hábitos alimentares do brasileiro é que ele come arroz em excesso, o que não traz nenhum benefício. Melhor seria adotar o arroz integral. Os alimentos integrais têm mais fibras, o que os mantém mais tempo no intestino e diminui a absorção de açúcar pelo organismo. Uma vantagem dos brasileiros é ter à disposição enorme variedade de frutas e vegetais maravilhosos, por preço razoável.

Veja - Os hábitos que o senhor propõe para prolongar a vida são relativamente simples, mas exigem controle estrito sobre as atividades do dia-a-dia. Como exercer esse controle?
Oz
- A palavra-chave é automatizar. Ou seja, fazer desses hábitos uma rotina, sem precisar pensar muito neles. Acordar, escovar os dentes e passar o fio dental, para reduzir a quantidade de bactérias prejudiciais à saúde. Beber muito líquido ao longo do dia, principalmente água e chá verde. Dormir ao menos sete horas por noite. Durante o sono se produz o hormônio do crescimento, essencial mesmo para quem já é adulto, pois prolonga a juventude. Caminhar meia hora por dia e praticar exercícios que façam suar três vezes por semana. Meditar cinco minutos diariamente, o que pode estar embutido na prática de ioga ou tai chi chuan. Evitar alimentos que estejam na regra dos cinco, que mencionei anteriormente. Uma última coisa: estreitar o relacionamento com as pessoas próximas e abster-se de julgá-las. Em vez de julgar os outros, é melhor tomar conta de si próprio.

Veja - Abster-se de julgar os outros ajuda a manter a juventude?
Oz
- Sim, da mesma forma que resolver situações de conflito. O conflito não traz nada de positivo. É apenas desgastante. Costumo recomendar a meus pacientes que procurem as pessoas com quem mantêm uma relação de animosidade e tentem resolver o impasse. Essa é uma atitude para o bem-estar próprio. Não há nada de altruísta nela. É uma atitude egoísta.

Veja - O que o senhor acha das dietas para emagrecer que surgem e viram moda a cada seis meses?
Oz - Essas dietas fazem sucesso, mas são péssimas para a saúde. A alimentação não deve ser encarada como uma maratona para a perda de peso. Uma dieta que tenha como chamariz o emagrecimento rápido não é confiável. Comer menos do que o corpo necessita é uma agressão à fisiologia. Ou seja, aos processos químicos que fazem o organismo funcionar. Quando a fisiologia é desprezada, os resultados das dietas são transitórios.

Veja - Por que o senhor recomenda cuidados com o jantar?
Oz
- Na verdade, há uma única regra a observar: deve-se jantar pelo menos três horas antes de dormir. Deitar logo após a refeição facilita o acúmulo de gordura, principalmente na cintura. Além disso, comer muito tarde prejudica o sono.

Veja - O senhor recomenda beber muita água durante o dia. Quanto se deve beber exatamente?
Oz
- Deve-se beber uma quantidade suficiente para que a urina esteja sempre clara. Isso varia de um dia para o outro. Em dias quentes, sua-se muito e, por isso, é preciso beber mais água. Para quem não abre mão da cafeína, sugiro chá verde. Em lugar de quatro cafezinhos por dia, beba quatro copos de chá verde. Essa bebida concentra muitos antioxidantes e nutrientes bons para a saúde.

Veja - Muitos ambientalistas condenam o consumo de água engarrafada. Do ponto de vista da saúde, ela é melhor que a água da torneira?
Oz - Eu acho um erro beber água engarrafada. Há dois problemas principais com ela. O primeiro é que, se a garrafa plástica não for reciclada, pode contaminar os mares e os rios. Isso prejudica o meio ambiente e, indiretamente, a saúde. O plástico das embalagens vai parar nos peixes que comemos. O resultado é que 97% das pessoas apresentam resíduos de plástico no organismo, o que interfere no sistema hormonal. Esses resíduos estimulam os receptores de estrogênio, o hormônio feminino. Em excesso, o estrogênio pode causar câncer e outros problemas. As toxinas contidas no plástico também aceleram o envelhecimento. O segundo problema é que, como a água engarrafada não apresenta vantagens com relação à água da torneira, trata-se de um desperdício de dinheiro.

Veja - O senhor recomenda exercícios físicos que provoquem suor. Exercícios leves são inúteis?
Oz - Essas recomendações visam à saúde cardiovascular. Para essa finalidade, apenas os exercícios moderados ou intensos, que fazem suar, apresentam benefícios. Mas os exercícios suaves e de baixo impacto têm valor. Mesmo a caminhada movimenta grandes músculos, como os das coxas e dos quadris, que consomem muita energia. Como o gasto calórico muscular é maior durante o exercício, a queima de calorias aumenta.

Veja - Os suplementos vitamínicos são criticados em muitos estudos científicos. O que o senhor acha deles?
Oz - Eles são eficazes, mas prometem mais do que cumprem. Na verdade, os médicos saem da faculdade sem conhecimentos suficientes sobre os suplementos e são forçados a tirar suas próprias conclusões. De modo geral, uma suplementação só é necessária quando as vitaminas não são obtidas naturalmente com a alimentação. Por outro lado, acredito que determinadas vitaminas podem melhorar a qualidade de vida e a longevidade. Entre elas estão as vitaminas A, B, C, D e E, além de cálcio, magnésio, selênio e zinco. A vitamina D é importantíssima, pois previne câncer e osteoporose. Principalmente nos países mais frios, onde a exposição solar é restrita, os suplementos são essenciais.

Veja - Além dos procedimentos já descritos nesta entrevista, o que mais o senhor faz para adiar o envelhecimento?
Oz - Minha receita principal de juventude é brincar com meus filhos. Também procuro descobrir coisas novas todos os dias. Aprendo ao conversar com os outros e, apesar de ser muito assediado para responder a perguntas, por causa de minha atuação na TV, prefiro perguntar, saber como é a vida das pessoas, como elas trabalham. Isso faz minha mente exercitar-se.

Veja - Nos últimos anos, o aperfeiçoamento do tratamento clínico fez cair o número de cirurgias cardíacas. Essa é uma tendência em outras especialidades médicas além da cardiologia?
Oz
- Sem dúvida. Os recursos clínicos tornaram-se mais eficazes tanto para a prevenção de doenças quanto para seu tratamento. Por isso, assim como na cardiologia, a cirurgia deixou de ser a primeira opção em outras áreas. Há poucos anos, quando o paciente machucava o joelho, ia direto para a sala de operação. Agora, ele vai para a sala de fisioterapia. Essa tendência também é evidente nos casos de diverticulite, uma inflamação do intestino, que passou a ser tratada com o consumo de fibras. O mesmo acontece com pacientes que apresentam doença arterial obstrutiva periférica. Antes eles iam para a faca. Agora, recebem como orientação deixar de fumar e caminhar. Mesmo que sintam dor num primeiro momento, essa é uma maneira de estimular o crescimento de novos vasos sanguíneos para substituir os danificados.

Veja - O senhor já esteve no Brasil. Como foi sua experiência no país?
Oz - Visitei o Brasil há muitos anos, quando ainda era estudante de medicina. Fui ao Rio de Janeiro e conheci o doutor Ivo Pitanguy. Também fiquei deslumbrado com as frutas brasileiras e com as lojas de sucos. Elas misturam frutas e outros vegetais, uma combinação pouco convencional. Conheci o açaí, que até hoje está no meu cardápio. Compro açaí em Nova York mesmo. É um dos alimentos com maior concentração de antioxidantes. Planejo voltar ao Brasil em meados do ano que vem para gravar um programa. Quero muito ir à Amazônia e conhecer as plantas medicinais da região.

Uma velha história adaptada a uma nova realidade.


-Doutor, o sr. terá de me ajudar num problema muito sério. Este meu bebê ainda não completou um ano e estou grávida novamente. Não quero filhos em tão curto espaço de tempo, mas num espaço grande entre um e outro...

E então o médico perguntou : - Muito bem. E o que a senhora quer que eu faça?

A mulher respondeu :
- Desejo interromper esta gravidez e conto com a sua ajuda.

O médico então pensou um pouco e depois do seu silêncio disse para a mulher:
-Acho que tenho um método melhor para solucionar o problema. E é menos perigoso para a senhora.

A mulher sorriu, acreditando que o médico aceitaria seu pedido.

E então ele completou:

- Veja bem, minha senhora, para não ter de ficar com os dois bebês de uma vez, em tão curto espaço de tempo, vamos matar este que está em seus braços. Assim, a senhora poderá descansar para ter o outro, terá um período de descanso até o outro nascer.

Se vamos matar, não há diferença entre um e outro. Até porque sacrificar este que a senhora tem nos braços é mais fácil, pois a senhora não correrá nenhum risco...

A mulher apavorou-se e disse: -
Não doutor! Que horror! Matar um criança é um crime!.


Também acho minha senhora, mas me pareceu tão convencida disso, que por um momento pensei em ajudá-la. O médico sorriu e, depois de algumas considerações, viu que a sua lição surtira efeito.

Convenceu a mãe que não há menor diferença entre matar a criança que nasceu e matar uma ainda por nascer, mas já viva no seio materno.

O CRIME É EXATAMENTE O MESMO!!!!!

sábado, 18 de outubro de 2008

Delegada intima blogueiro e notícia é alterada

.
A delegada Karina de Alencar Torres, de Itaporanga, solicitou que o blogueiro Ricado Pereira desfizesse o mal-entendido provocado pela matéria que ele intitulou de “Drª Karina falará na sessão do próximo sábado na Câmara sobre extinção do Conselho Tutelar”. De acordo com a delegada, a matéria estaria distorcendo os fatos, pois a sua participação na sessão da Câmara terá como objetivo a tentativa de sensibilizar o legislativo municipal quanto ao problema de abandono de menores na cidade de Itaporanga.

Na matéria original, o blogueiro deixava a entender que a delegada comungava com sua idéia de que o problema de abandono de menores, em Itaporanga, estaria relacionado com a não realização das eleições do Conselho Tutelar. Fato este que não agradou a delegada, pois em nenhum momento ela teria vinculado uma coisa à outra.

Depois das reclamações da delegada, Ricardo Pereira alterou a matéria do seu blog, mudando o título e o parágrafo que induzia a opiniões da delega com relação ao Conselho Tutelar. No entanto, o blogueiro continua a insistir que o problema está relacionando com a não eleição do Conselho Tutelar. Na verdade, a causa disso é resultado da falta de responsabilidade da atual gestão na pessoa do secretário Dedé Martins, da Ação Social, que insensível não quis promover nova eleição para o Conselho Tutelar, o que deveria ter ocorrido no mês de agosto passado”, escreveu Ricardo.

Por outro lado, o Professor José Martins, Secretário de Ação Social e Presidente do Conselho, informou que as eleições foram prorrogadas a pedido da promotora Joseane dos Santos Amaral, que via dificuldades na preparação de duas eleições ao mesmo tempo, já que ela estaria acompanhando as eleições municipais no vários municípios que compõem a 33 ª Zona Eleitoral. “Dessa forma a eleição do Conselho Tutelar teve que ser programada para acontecer logo após as eleições municipais”, disse Martins.

Segundo José Martins, além da solicitação da promotora, outros fatores contribuíram para a não realização das eleições no mês de setembro e, entre outros, ele destacou: extinção de algumas instituições que possuíam representantes no Conselho Tutelar e a necessidade da regulamentação da lei que disciplina o conselho. Conforme nos informou Martins, esta lei só foi aprovada no dia 28 de setembro.

itaporanga.net

Sociedade Fraterna, Pluralista e Sem Preconceitos



Sociedade Fraterna, Pluralista e sem Preconceitos.
( Reynollds Augusto)


O curso de Direito nos dá uma visão ampla dos aspectos gerais que movimentam uma sociedade. As feituras legais representam a evolução no seu seio e como a lei não representa o engessamento da normalização, ela precisa evoluir, pois tem o fim de equilibrar as relações, devendo transmutar-se aos novos tempos, às novas idéias, aos novos paradigmas.

Os nossos legisladores devem ser escolhidos com base em sua maturidade, honestidade e senso de patriotismo, pois senão a coisa desanda e as leis irão refletir o abuso, apesar de termos a magna carta para coibir aqueles que não sabem os valores da sociedade, da cidadania e da justiça que se radicam como os de maior importância.

A lei precisa alçar vôos ao encontro dos anseios do povo e necessita se alinhar aos novos tempos, tudo norteada pelo objetivo supremo de construir uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos de qualquer natureza, como assevera o seu preâmbulo, que são princípios indicadores elaborados pelo constituinte originário, que é uma espécie de manda chuva. O preâmbulo constitucional norteia os passos do constituinte derivado, ou seja, o legislador não pode legislar fora desse rumo, senão peca por inconstitucionalidade.

A nossa Carta mãe considera a pluralidade, a diversidade. Uma sociedade não diversa e não plural, deve ser chata demais e é próprio dos regimes totalitários. A diversidade representa a beleza da vida. Deus criou a vida com base na diversidade. Tudo que existe é muito belo e diversificado representando a riqueza da criação e por comparação, a nossa lei não pode privilegiar uns poucos em detrimento dos demais.

O que é Justiça? É difícil responder, porque tal resposta tem relação com o grau de maturidade do ser. O subjetivismo da questão vai levar em conta a formação de cada um, que representa a diversidade, a pluralidade, pois ninguém é igual a ninguém. Os espíritos respondem a Kardec, na questão 875 de “O Livro dos Espíritos” que “A justiça consiste em cada um respeitar os direitos dos demais”, ou seja, fazendo uma relação com o âmbito jurídico, meu direito vai até o ponto em que não prejudico o direito do outro, isso se chama urbanidade, consciência e principalmente respeito pelo próximo. Esses são os ingredientes que só conseguem surgir com o tempo, com a experiência e a matudidade.

Nós estamos, ainda, ensaiando a verdadeira democracia, mas mesmo assim sou um otimista. O “negócio” melhorou muito desde que nos libertamos da ditadura. Que o diga meu amigo Paulo Conserva. Ele e a sua geração foram tratores que limparam a terra cheia de espinhos de ervas daninhas, a pior parte, é claro. Nossa geração e as gerações do porvir têm a obrigação de semear e aproveitar esse legado que surgiu á custa de muito sangue e suor. É preciso se inserir na política, ser olheiro da sociedade para coibir os abusos dos pseudopoliticos que temporariamente são alçados ao poder, que é do povo.

A plena democracia no país, ainda está mais distante, porque esse fenômeno depende de consciência de massa, mas andamos muito e bem. Não me coaduno com os pessimistas de plantão que acham que tudo no Brasil, vai de mal a pior. Esse pensamento representa uma ótica caolha e não indica a verdade dos fatos.

Andemos sem esmorecer, pois ainda estamos na infância da conscientização democrática e política; A lei dá o prumo ao cidadão, mas só a consciência o liberta das amarras dos equívocos. Nunca deixemos de lembrar o Preâmbulo Constitucional: “Nós”, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como - valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos {...}. (Grifo Meu)


PENSE NISSO MAIS PENSE AGORA! E confie...

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Festa da Vitória

O prefeito eleito de Itaporanga, Djaci Farias Brasileiro, está progranmando para este domingo, 19/10 a partir das 20h00, na av. Getúlio Vargas, uma grande festa para comemorar a sua vitória e dos seus vereadores eleitos.

O evento que será iniciada pelo grupo Saulo e& Forró de Lamparina, terá como principal atração, a Banda Cavalo de Pau. Segundo o assessor para assuntos aleatórios Antonio Modesto, a festa terá hora para começar, ficando o seu final a cargo do povo.

Ascom do prefeito

Lula da Farmácia se lança candidato à Presidência da Câmara e diz ter apoios até entre a oposição

.

Reeleito pelo grupo de Djaci Brasileiro o vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Itaporanga Luiz Alberto Tolentino (foto) foi o entrevistado de hoje do Correio Debate, na Correio do Vale AM, onde pode agradecer à população a sua recondução ao cargo, como também, alguns esclarecimentos sobre fatos diversos.

Veja os principais trechos que Lula da Farmácia (PSDC), como é mais conhecido, abordou em entrevista à Cláudio Nepomuceno:
A grande tentavia de aliciamento de seus redutos

"Eles (o grupo de Porcino) faziam propostas indecentes para (os eleitores) não votar em mim."

Se havia traído o prefeito Antônio Porcino ao deixar seu grupo

"Eles (o grupo de Porcino) tiraram do meu partido Márcio (vereador), Tica Ana... Tiraram grande parte de correligionários nossos. Partimos (Eu e Porcino) juntos em 2004 mas antes mesmo da posse já estava afastado. Em relação à estas eleições vi que estava no lugar errado e decidi apoiar Djaci (prefeito eleito) por que sabia que era o lugar certo. Portanto, foi eu que fui traído."

Sobre se vai ou não assumir uma secretaria para dar vez ao suplente Bebé Tolentino (seu primo)

"Não! Ele partiu sozinho. Fui o único vereador na proporcional do PSDC. Quando assumo uma tarefa eu gosto de cumprir. Mesmo tendo conversado (com Djaci) que eu iria fazer parte do governo, tenho minha farmácia e não adianta assumir uma secretaria só por assumir."

Sobre a sucessão da Câmara Municipal

"Terminou uma campanha começou outra. Tive conversando e ele (Djaci) sinalizou que serei o candidato (à Presidência) da situação. Com certeza eles (Saulo e Erivaldo) votarão em mim. Além de já ter conversado com outros três (vereadores da oposição) que já sinalizaram votar em mim também."

Sobre a queda na quantidade de votos nestas eleições

"A diferença (em relação às eleições de 2004) foi a quantidade de candidatos (nestas eleições), por exemplo, como Bebé (que tirou quase 300 votos) que me apoiou ( em 2004) e agora foi candidato."

Sobre o sonho de ser prefeito de Itaporanga

"Agente quando entra na política o objetivo é de crescer... O que tiver que ser será."

Lula da Farmácia obteve 733 votos e faz parte da base aliada do prefeito eleito Djaci Brasileiro (PSDB), que possui, até o momento, outros dois vereadores eleitos (Saulo e Erivaldo). Mas que pelos prognósticos já dispõe de outros três vereadores oposicionistas que deverão se incorporar à base de situação a partir de janeiro vindouro. No entanto, Lula da Farmácia não quis divulgar os nomes destes, disse apenas que: “no momento certo o povo de Itaporanga saberá”.
blog do Ricardo Pereira

Engenhoca traz maior conforto para cadeirantes

.
Paraplégico, mas um exímio batalhador pela vida, pelos direitos dos portadores de deficiência, combatente do preconceito, Tassiano Wanderley é daquelas pessoas que não é fácil encontrar com facilidade. Está sempre com a massa cinzenta funcionando na busca de novas idéias que venham facilitar a vida de quem tem dificuldade para se locomover. Durante esse bate-papo no Posto O Paizão, não esquece de fazer críticas ao seu proprietário, por não ter ainda feito adaptação para deficientes facilitando assim o acesso à loja de conveniência. "Rapaz, uma simples rampa resolveria isso, mas ele (dono do posto) não demonstra atitude alguma para resolver esse problema", desabafa.

Voltando ao tema central dessa entrevista, Taciano mostrou o novo protótipo da mais recente engenhoca sua que está chamando atenção de cadeiristas de alguns municípios da Paraíba. Trata-se de uma adpatação para quem não tem movimentos das pernas. Feito de peças de bicicleta, chaves de boca adaptadas, dentre outras, a idéia, já testada e aprovada, permite que a pessoa dirija com facilidade usando apenas as mãos. Freio, embreagem, acelerador, tudo ali ligado ao volante.

Inquieto, desvia mais uma vez do assunto para reclamar dos obstáculos existentes nas calçadas, principalmente na Rua Leôncio Wanderley, em que uma loja de material para piscinas, de pássaros, ouríveres, tomam a passagem dos pedestres, prejudincando principalmente os deficientes visuais, que não cansam de reclamar e ninguém toma providências. Inclisive a Promotora de Justiça local já está sendo acionada para colocar ordem e fazer valer o direito de ir e vir desses deficientes visuais.


24 motos e 4 carros adaptados

Trago ele mais uma vez para o assunto da engenhoca, não que estajamos conformados com o desrespeito aos pedestres, mas porque a novidade já atrai deficientes de outros municípios interessados na adpatação. Taciano estava em um Fiat Uno de Piancó, pronto para ser entregue ao cliente. Quatro carros já receberam o equipamento, que gira em torno de R$ 1.500,00.

Além dos carros, Taciano já adpatou 24 motos, que circulam pelos estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará. O modelo é a Twister, apresentada em 2003 na Feira Internacional de Tecnologia para Deficiente, em São Paulo. "Esses veículos adaptados melhoram significativamente a vida, não apenas do deficiente, que se torna mais independente, mas também das pessoas que vivem ao seu redor", explica Taciano, o verdadeiro Magaiver do Sertão.
garimpandopalavras

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Final Feliz!

.
Em matéria publicada aqui no dia 07/10, mulher é presa por abandono de incapazes, noticiamos que a drª Karina de Alencar Torres, delegada de Polícia Civil, usando o seu poder de polícia mandou a Rádio Patrulha prender, na noite da segunda-feira, 06/10, a doméstica Geralda de Sousa Lopes, por maltratar e abandonar seus quatro filhos, todos menores de idade, tendo o mais velho 10 e o mais novo apenas dois anos.

A delegada, naquela noite não efetuou apenas mais uma prisão, de uma mãe irresponsável, que abandona os filhos para se divertir e seguir seu vício, neste caso, o alcoolismo. A mulher, Karina Alencar a partir de então, passou a usar seu poder feminino, a sensibilidade e o amor por crianças que é peculiar do dito sexo frágil.

Os filhos de Geralda despertaram a compaixão e o amor de vários itaporanguense que os "adotaram" provisioriamente, mas, essa não seria a solução ideal para as quatro crianças. A delegada Karina então buscou contato com os familiares, principalmente o pai, que se encontra na colheita da uva, em Petrolina e a avó materna que reside em São José de Piranha e consegui que o seu colega, também delegado, da referida cidade, mandasse na tarde de ontem um viatura da polícia civil, trazer a avó para levar consigo e ficar sob a sua tutela, os quatro menores.

Neste sábado, 18/10, juntamente com Roberta Pereira e Rainério Brasilino, drª Karina irá á Camatra Municipal, onde usarão a tribuna para mostrar, alertar, tentar sensibilizar e cobrar dos nossos legisladores, uma solução urgente para o grande problema de abandono de menores que existe em nossa terra, posto que, este caso de Geralda, infelismente não é único.

Não estou aqui "rasgando seda"; apenas a título de reconhecimento, pelo belo trabalho e empenho da "DELEGADA", trabalho que acompanhei de perto e por isso tenho que testemunhar e posso dizer: Karina, para os filhos de Geralda, foste um anjo que caiui do céu!
.

100 personalidades de 2008




Indique Divaldo Franco


A Revista Época irá publicar uma lista com as 100 personalidades mais influentes de 2008, pelo poder, pelo talento ou pelo exemplo moral.
O nosso querido DIVALDO FRANCO pode ser um dos indicados.


Faça a sua parte! Para participar, clique aqui.


VOTO: Divaldo Pereira Franco


JUSTIFICATIVA: Há sessenta e um anos, Divaldo realiza palestras com temas que abordam a paz e o amor, conforme o Evangelho e o Espiritismo. Já pregou em sessenta e três países, nos cinco continentes. Como médium psicógrafo, já produziu mais de 200 livros. Eminente orador, educador e humanista, foi condecorado Embaixador da Paz, pela UNESCO.

Para Refletir

A verdadeira riqueza de um homem é o bem que ele faz neste mundo.
Minuto de Sabedoria

*****************************

Nosso crescimento exige uma perda temporária da segurança.

Uma ótima quinta-feira pra todos!

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Uma história viva do comércio de Itaporanga


A história de uma cidade pode ser contada pelo que ela consome. E ninguém melhor do que um homem que está há quase meio século no comércio para revelar essa história.

Em 1961, quando José Pereira Alves, que se popularizou como Zé de Amâncio, em razão do nome do pai, montou sua bodega na Rua Argemiro de Figueiredo, onde funciona até hoje, os produtos que mais saíam era querosene, lenha, carvão, açúcar, sal e café cru.

O querosene, a lenha e o carvão explicam bem a Itaporanga de 50 anos atrás: a cidade ainda não tinha luz elétrica, e apenas o centro era iluminado durante algumas poucas horas da noite graças a um gerador. A maior parte das residências locais tinha que se valer do candeeiro.

Fogão à gás também era um privilégio de poucos: a maioria dositaporanguenses da época tinha que cozinhar à lenha ou a carvão.

Sem muita opção alimentícia no comércio da época, toda alimentação do itaporanguense era feita em casa: do café da manhã ao jantar. Por isso, o açúcar e o sal eram fundamentais e muito requisitados, assim também como o café, a bebida mais consumida em um tempo em que o suco e o refrigerante ainda não faziam parte da mesa do cidadão local.

Entre os cosméticos, o leite de rosas e as colônias Parisienses e Gellus eram os mais procurados. Com o avanço da tecnologia, a cidade recebe a energia elétrica, surgem os eletrodomésticos e os hábitos de consumo do itaporanguense começam a mudar. Mudanças que José de Amâncio ajudou a construir, abrindo as portas do seu comércio para cada novidade que aparecia, mas nas suas prateleiras o novo e o velho encontravam-se: um sortimento completo como ainda é hoje. “Eu vendia de tudo”, diz.

E assim Zé de Amâncio tornou-se um comerciante bemsucedido, mas, em princípio, poucos acreditaram que o agricultor daria certo como comerciante, a começar pelos seus próprios pais. “Quando eu disse que ia para a cidade montar um comércio, meu pai achou que não dava certo, mas eu estava decidido e resolvi enfrentar”, conta ele, que já tinha a experiência de uma pequena venda no sítio Jenipapo, onde residia, mas o que determinou seu êxodo foi a pouca rentabilidade da agricultura.

Recém-casado e consciente de que dificilmente conseguiria sustentar a família trabalhando na roça, devido ao fracasso da agricultura de subsistência por causa das secas constantes e do avanço da criação de gado bovino. “O que me deixou mais desiludido com a agricultura foi porque os proprietários de terra da época só se preocupavam com sua criação de gado, havia ano que a gente perdia o tempo da planta porque os animais demoravam a ser retirados da roça, e nem bem a gente fazia a colheita e o gado era solto dentro do roçado para pastar”, explica.

O local que Zé de Amâncio alugou para montar o seu comércio era bem próximo do maior comerciante da região na época, mas ele não se preocupou em concorrer com Chico Pinto, e quando abriu as portas de sua bodega no final do primeiro ano da década de 60, não parou mais de vender, e sua clientela foi crescendo a cada dia. O negócio foi tão virtuoso que em pouco tempo seu comércio tornou-se um dos mais movimentados de Itaporanga.

O homem que começou sem dinheiro suficiente para surtir o pequeno comércio e na incerteza de que o apurado daria, pelo menos, para pagar o aluguel, em menos de seis anos já era dono do prédio que locara para abrigar seu estabelecimento comercial. E no comércio, Zé de Amâncio popularizou-se, criou os sete filhos, um dos quais adotivos, e ganhou notabilidade social pela sua honestidade e boa relação com seus clientes e fornecedores, um dos quais o próprio Chico Pinto, que, de concorrente, tornou-se um dos seus grandes parceiros.

Em um tempo em que a renda do algodão garantia ao sertanejo do Vale um bom poder aquisitivo, Zé de Amâncio foi um dos líderes em vendas por mais de 30 anos, até o começo da década 90, quando começam a surgir os mercadinhos, e, apesar da concorrência, continuou vendendo bem. Mesmo nos períodos de seca, seu comércio nunca sofreu grandes abalos graças ao dinheiro das Frentes de Trabalho, criadas pelo poder público para socorrer as vítimas da estiagem.

Há seis anos, Zé de Amâncio aposentou-se, transferiu o comércio para os cuidados de uma filha, mas não deixou de freqüentar a venda que foi transformada em um mercadinho, e continua em atividade, embora limitadamente em função da idade: nesses últimos 47 anos, nunca deixou de estar em seu comércio um único dia.

Lá é onde eu posso reencontrar meus conhecidos, conversar com os amigos e me distrair”, comenta seu Zé de Amâncio, que já há algum tempo é viúvo e fará 78 anos no dia 25 de março de 2009.
jornal Folha do Vale - ed 140