Por Zebedeu em 03/10/2008
Que as pesquisas na Paraíba são manipuladas é consenso em todas as rodas de discussões da elite pensante do nosso estado, inclusive vários artigos já foram publicados nos diversos portais paraibanos. Dois institutos estão na mira dos que desconfiam que haja manipulação de pesquisa, um é o Instituto Perfil que realiza pesquisas para o Sistema Correio da Paraíba, o outro é o Instituto Consult que trabalha para o Sistema Paraíba.
Nas cidades onde a disputa está realmente apertada é visível a distorção entre os resultados de pesquisa apresentado por estes dois institutos. O Perfil favorece os candidatos ligados ao grupo do senador José Maranhão, já o Consult tende a colocar na vantagem os candidatos ligados ao governador Cássio Cunha Lima. Para maior compreensão é só observarmos os números das intenções de voto nas cidades de Pombal ou de Monteiro onde cada instituto apresenta resultados diferentes, sempre obedecendo a lógica de quem encomendou a pesquisa se os vermelhos ou os amarelos.
Mas em Itaporanga a pesquisa do Pesquisa do Perfil mostra como vencedor o candidato lia gado aos Cunha Lima. E agora, isso não seria ilógico? Não, nesse caso o segredo estaria na diferença apresentada, apenas 10 %. Quando menor a diferença maior a ilusão de recuperação e, principalmente, quando se apresenta uma margem de erro de 5,22 pontos.
Isto significa que, considerando a margem de erro, o candidato adversário do grupo que contratou o instituto Perfil poderia está com 15,22 % à frente do candidato do grupo Maranhista, isso sem contar a manipulação com relação ao número de indecisos.
Nessa lógica os números tendem a coincidir com a pesquisa, para consumo interno, do candidato dos menos favorecidos, que apresenta uma diferença de 16 pontos percentuais.
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