quarta-feira, 1 de outubro de 2008

ASSISTÍ UM SHOW DE ESTATÍSTICA


Por Saulo em 30/9/2008

O deputado Jeová do PT, afirmou, hoje ,30 de setembro, que pesquisas de opinião pública realizadas em Paraíba tentaram induzir o voto dos eleitores. Ele criticou o superintendente do Jornal Correio da Paraiba, Alexandre Giuber, acusando-o de ter tentando manipular a pesquisa de Cajazeiras que sairá amanhã, dia 01 de outurbro.

Jeová do PT disse que “meu maior instituto de pesquisa é o povo”, que, segundo ele, dará a vitória ao seu candidato no pleito deste ano. “Serei vitorioso e vou dedicar essa vitória ao povo da Paraíba que não merece ser manipulado”, declarou ele.

O parlamentar petista e homem serio disse que todas as pesquisas desses Institutos são mentirosas e de acordo com quem contrata e é tanto que as ruas começam a mostrar o contrário. Ele adiantou que por onde anda, o povo grita o contrário das pesquisas.

Meu caro Lucas, em Itaporanga, nossa terrinha, a coisa não é diferente, toda hora os Institutos manipulados por empresas, empresários e políticos influentes, tentam passar para nossa gente um quadro que na cidade não existe, um quadro mentiroso, pois quando eles colocam 20% de indecisos, é para mascará a pesquisas e não deixar que o candidato contrário aos seus anseios se projete em primeiro lugar.

Caro Lucas, eu estive outro dia em Campina Grande, e um conterrâneo nosso, genro de Zé Brás me dizia que não conhece na Paraíba um Estatístico e Geógrafo do gabarite de João Dehon e sabendo que o mesmo toda sexta feira freqüenta o “Calçadão” onde é tido como “Intelectual”, esperei um pouco e quando a fera chegou, foi bater seu patinho com Zé Agra, Presidente da OAB C.Grande; Hermirio Leite ex Secretário de Segurança, Sabará o eterno craque do futebol da Paraíba e Vital do Rego, encostei perto dele, deixei o papo fluir e provoquei: “Diga aí conterrâneo” e ele me cumprimentou com a alegria dos filhos de Dona Dazinha e com o humor dos Fonseca. “Responda-me, disseram-me que você é estatístico, o que você acha dessas pesquisas de opinião que são divulgadas?” Ele mexeu nos cabelos e disse: “Fica difícil agente responder esse tipo de pergunta por ENE motivos: Primeiro porque a justiça eleitoral permite a divulgação e com justiça não se discute, se obedece; segundo porque se você perguntar ao dono do IBOPE onde é a Paraíba, talvez ele não saiba e do mesmo jeito os outros institutos; Terceiro porque a maioria 99% dos pesquisadores são relocados e enquanto o Instituto vai ganhar 70%, o relocado vai 15% e outros 15% são para as despesas da pesquisas e isto faz com que o relocado não se interesse muito pelo trabalho; quarto porque não há uma filtragem do índice mulher x homem que hoje no Brasil tem um padrão de Mulher 52% x Homem 48% e finalmente as Leis estatísticas não estão sendo respeitadas e tudo isto me faz dizer que 85% das pesquisas de opinião pública são mentirosas.”

Perguntei, estou gravando esta conversa no celular, posso divulgar, ele respondeu: “Com certeza, o numero de minha carteira de Estatístico é 1449/79 e digo mais, só acredito em pesquisas feita para consumo e se o Estatístico fizer um trabalho sério.”

Zé Agra cutucou o cão com vara curta: “Quer dizer que você só acredita em pesquisas feita por você”?” Ele bateu no ombro de Zé Agra e disse: “ Você me conhece e sabe que sempre valorizei os bons trabalhos e estou sempre encorajando jovens a trabalhar com dignidade.” A risada na mesa foi geral e a maioria disse que já conhecia a resposta.

Finalmente entreguei-lhe uma pesquisa de Itaporanga, feita para consumo de uma das coligações e lhe perguntei: “Dá para você analisar para mim?” Nessa pesquisa o candidato das elites está perdendo por 2% e foi esse mesmo candidato que está perdendo que contratou a referida. Ele olhou a assinatura do pesquisador e disse que se tratava de um profissional de respeito e começou a fazer sua filtragem e quando ele, num verdadeiro show estatístico em cima de uma mesa do café São Brás, terminou com o paralelismo da proporção homem x mulher, ele disse: “ nesse exato instante, o candidato adversário está perdendo com 1,8% o que fez o colega a arredondar para 2%, levando em consideração o ERRO registrado de 3,5%, tanto o dono da pesquisa pode ganhar as eleições com 1,7%, como o adversário pode ganhar com 5,3%.”

E continou: “Itaporanga tem 16.176 eleitores, a historia de 16 anos mostra uma abstenção de 8%, nesse caso votarão em Itaporanga em 2008, aproximadamente 14.882 eleitores, ainda dentro do histórico estatístico do mesmo período há uma anulação de votos na casa dos 5% e aí teríamos como votos válidos 14.138, se o Neto Ferreira tiver 0,7% dos votos e o Virgolino 1,4%, ficaríamos com 13.842 votos que correspondem a 97,9% dos votos validos. Colocando os números da pesquisa em cima desse resultado poderíamos dizer que o candidato que encomendou a pesquisa perderia por 255 votos. Porém como está registrada 3,5% de erro, ele pode ganhar com 240 votos ou perder com 749 votos.”

Registrei tudo que ele disse para agente ver depois das eleições, mas o que mais me impressionou foi a firmeza do cara na frente de ASES de Campina Grande. O Cara é muito tranqüilo nas afirmações e é respeitado que só sendo filho de Dona Dazainha..

0 comentários:

Postar um comentário